A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ana Lúcia Aguiar
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1164
Resumo: Este estudo trata do exame e da qualificação da elite parlamentar de esquerda, representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados. O levantamento do perfil político e sócio-econômico da bancada petista envolveu o exame das quatro legislaturas em que o PT tomou assento no legislativo federal, 1983, 1987, 1991, 1995. O estudo analítico-interpretativo foi realizado através do levantamento do repertório biográfico de todos os parlamentares do PT na Câmara dos Deputados, bem como da avaliação à consulta aos deputados da atual legislatura que responderam ao questionário que versa sobre a trajetória política destes antes do Pt e após sua adesão ao partido; sobre a definição de seu eleitorado e a participação dos parlamentares petistas na política foi construída praticamente através do PT, desde sua fundação, em 1980, onde 83,4% destes fizeram sua adesão, oriundos principalmente do movimento sindical (57,79%) e dos setores secundário e terciário da economia brasileira, respectivamente. Os parlamentares petistas federais também objetivam sua participação política através do processo eleitoral, pois 54,1% objetivaram um ou mais mandatos legislativos anteriores e preferem ouvir suas bases eleitorais do que participarem das tendências internas.
id UFSM-10_7d09c1c4d0830ea9b4764a5048c2666d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1164
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por EquilíbrioPolíticaTrabalhadoresTendências Este estudo trata do exame e da qualificação da elite parlamentar de esquerda, representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados. O levantamento do perfil político e sócio-econômico da bancada petista envolveu o exame das quatro legislaturas em que o PT tomou assento no legislativo federal, 1983, 1987, 1991, 1995. O estudo analítico-interpretativo foi realizado através do levantamento do repertório biográfico de todos os parlamentares do PT na Câmara dos Deputados, bem como da avaliação à consulta aos deputados da atual legislatura que responderam ao questionário que versa sobre a trajetória política destes antes do Pt e após sua adesão ao partido; sobre a definição de seu eleitorado e a participação dos parlamentares petistas na política foi construída praticamente através do PT, desde sua fundação, em 1980, onde 83,4% destes fizeram sua adesão, oriundos principalmente do movimento sindical (57,79%) e dos setores secundário e terciário da economia brasileira, respectivamente. Os parlamentares petistas federais também objetivam sua participação política através do processo eleitoral, pois 54,1% objetivaram um ou mais mandatos legislativos anteriores e preferem ouvir suas bases eleitorais do que participarem das tendências internas.Universidade Federal de Santa Maria2010-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1164Revista Sociais e Humanas; v. 11 n. 2 (1998); 47-602317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1164/682Melo, Ana Lúcia Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-19T23:55:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1164Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-19T23:55:54Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio
title A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio
spellingShingle A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio
Melo, Ana Lúcia Aguiar
Política
Trabalhadores
Tendências
title_short A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio
title_full A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio
title_fullStr A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio
title_full_unstemmed A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio
title_sort A Ação Política Do Partido Dos Trabalhadores E A Busca Por Equilíbrio
author Melo, Ana Lúcia Aguiar
author_facet Melo, Ana Lúcia Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Ana Lúcia Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Política
Trabalhadores
Tendências
topic Política
Trabalhadores
Tendências
description Este estudo trata do exame e da qualificação da elite parlamentar de esquerda, representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados. O levantamento do perfil político e sócio-econômico da bancada petista envolveu o exame das quatro legislaturas em que o PT tomou assento no legislativo federal, 1983, 1987, 1991, 1995. O estudo analítico-interpretativo foi realizado através do levantamento do repertório biográfico de todos os parlamentares do PT na Câmara dos Deputados, bem como da avaliação à consulta aos deputados da atual legislatura que responderam ao questionário que versa sobre a trajetória política destes antes do Pt e após sua adesão ao partido; sobre a definição de seu eleitorado e a participação dos parlamentares petistas na política foi construída praticamente através do PT, desde sua fundação, em 1980, onde 83,4% destes fizeram sua adesão, oriundos principalmente do movimento sindical (57,79%) e dos setores secundário e terciário da economia brasileira, respectivamente. Os parlamentares petistas federais também objetivam sua participação política através do processo eleitoral, pois 54,1% objetivaram um ou mais mandatos legislativos anteriores e preferem ouvir suas bases eleitorais do que participarem das tendências internas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1164
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1164/682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 11 n. 2 (1998); 47-60
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176925671424