Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Sílvio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/40438
Resumo: Busca-se neste ensaio fazer uma análise e reflexão sociológica sobre o tema da loucura no cinema brasileiro. Adota-se como referência o período que inicia em 1995 e vai até 2015, entendendo que em tal período há no Brasil mudanças na produção cinematográfica e ao mesmo tempo na maneira pela qual a sociedade tem lidado com o conceito de loucura. A análise se concentra na tentativa de traçar um paralelo entre o contexto histórico da Reforma Psiquiátrica e as formas de representação da loucura em alguns filmes brasileiros produzidos no período. Partindo das contribuições teóricas de Michel Foucault e da tradição da antipsiquiatria aponta-se para a hipótese de que o cinema, enquanto expressão da indústria cultural, reproduz em suas narrativas os olhares predominantes na sociedade capitalista acerca do fenômeno da loucura. 
id UFSM-10_8bee4ed41edc48a16ceaf536c51b8fa0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40438
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)Busca-se neste ensaio fazer uma análise e reflexão sociológica sobre o tema da loucura no cinema brasileiro. Adota-se como referência o período que inicia em 1995 e vai até 2015, entendendo que em tal período há no Brasil mudanças na produção cinematográfica e ao mesmo tempo na maneira pela qual a sociedade tem lidado com o conceito de loucura. A análise se concentra na tentativa de traçar um paralelo entre o contexto histórico da Reforma Psiquiátrica e as formas de representação da loucura em alguns filmes brasileiros produzidos no período. Partindo das contribuições teóricas de Michel Foucault e da tradição da antipsiquiatria aponta-se para a hipótese de que o cinema, enquanto expressão da indústria cultural, reproduz em suas narrativas os olhares predominantes na sociedade capitalista acerca do fenômeno da loucura. Universidade Federal de Santa Maria2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/4043810.5902/2317175840438Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/40438/pdfCopyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Sílvio2021-02-10T04:07:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40438Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2021-02-10T04:07:19Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)
title Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)
spellingShingle Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)
Camargo, Sílvio
title_short Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)
title_full Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)
title_fullStr Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)
title_full_unstemmed Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)
title_sort Representações da loucura no cinema brasileiro (1995-2015)
author Camargo, Sílvio
author_facet Camargo, Sílvio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Sílvio
description Busca-se neste ensaio fazer uma análise e reflexão sociológica sobre o tema da loucura no cinema brasileiro. Adota-se como referência o período que inicia em 1995 e vai até 2015, entendendo que em tal período há no Brasil mudanças na produção cinematográfica e ao mesmo tempo na maneira pela qual a sociedade tem lidado com o conceito de loucura. A análise se concentra na tentativa de traçar um paralelo entre o contexto histórico da Reforma Psiquiátrica e as formas de representação da loucura em alguns filmes brasileiros produzidos no período. Partindo das contribuições teóricas de Michel Foucault e da tradição da antipsiquiatria aponta-se para a hipótese de que o cinema, enquanto expressão da indústria cultural, reproduz em suas narrativas os olhares predominantes na sociedade capitalista acerca do fenômeno da loucura. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/40438
10.5902/2317175840438
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/40438
identifier_str_mv 10.5902/2317175840438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/40438/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sociais e Humanas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 33 n. 3 (2020)
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944178609684480