O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396 |
Resumo: | O presente artigo sintetiza os fatores que definem o comportamento de compra de usuários de telefonia da cidade de Santa Maria, RS. O município está localizado na Região Central do Estado Gaúcho e tem, aproximadamente, 244 mil habitantes (IBGE, 2000). A predominância econômico-social desta cidade é o comercio varejista alimentado pela grande quantidade de servidores públicos civis e militares, bem como o elevado numero de jovens que se deslocam para ela com finalidade de estudar na UFSM e/ou em uma das outras seis universidades particulares. Foram averiguados 219 usuários desse tipo de serviço de comunicação que utilizam uma das quatro concessionárias que operam na região, quais sejam: Brasil Telecom, Claro, Tim e Vivo. O estudo foi realizado através de um questionário estruturado do modo Likert e aplicado durante os meses de fevereiro e abril de 2005. Os dados permitiram constatar a predominância de usuários com renda igual ou superior a oito salários mínimos, evidenciando-se também a associação da durabilidade do aparelho e da não influencia de familiares e amigos para a decisão de compra. Além disso, foi possível verificar a participação de mercado de cada empresa em questão. |
id |
UFSM-10_b5aeaf25350870d12b67e2fa58ea165f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1396 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RSComportamento de compraTelefonia móvelSanta Maria/RS O presente artigo sintetiza os fatores que definem o comportamento de compra de usuários de telefonia da cidade de Santa Maria, RS. O município está localizado na Região Central do Estado Gaúcho e tem, aproximadamente, 244 mil habitantes (IBGE, 2000). A predominância econômico-social desta cidade é o comercio varejista alimentado pela grande quantidade de servidores públicos civis e militares, bem como o elevado numero de jovens que se deslocam para ela com finalidade de estudar na UFSM e/ou em uma das outras seis universidades particulares. Foram averiguados 219 usuários desse tipo de serviço de comunicação que utilizam uma das quatro concessionárias que operam na região, quais sejam: Brasil Telecom, Claro, Tim e Vivo. O estudo foi realizado através de um questionário estruturado do modo Likert e aplicado durante os meses de fevereiro e abril de 2005. Os dados permitiram constatar a predominância de usuários com renda igual ou superior a oito salários mínimos, evidenciando-se também a associação da durabilidade do aparelho e da não influencia de familiares e amigos para a decisão de compra. Além disso, foi possível verificar a participação de mercado de cada empresa em questão.Universidade Federal de Santa Maria2010-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 55-622317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396/817da Rocha, Rudimar AntunesRossés, Gustavo Fontinellide Almeida, Darlon Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:01:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1396Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:01:38Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS |
title |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS |
spellingShingle |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS da Rocha, Rudimar Antunes Comportamento de compra Telefonia móvel Santa Maria/RS |
title_short |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS |
title_full |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS |
title_fullStr |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS |
title_full_unstemmed |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS |
title_sort |
O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS |
author |
da Rocha, Rudimar Antunes |
author_facet |
da Rocha, Rudimar Antunes Rossés, Gustavo Fontinelli de Almeida, Darlon Alves |
author_role |
author |
author2 |
Rossés, Gustavo Fontinelli de Almeida, Darlon Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rocha, Rudimar Antunes Rossés, Gustavo Fontinelli de Almeida, Darlon Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento de compra Telefonia móvel Santa Maria/RS |
topic |
Comportamento de compra Telefonia móvel Santa Maria/RS |
description |
O presente artigo sintetiza os fatores que definem o comportamento de compra de usuários de telefonia da cidade de Santa Maria, RS. O município está localizado na Região Central do Estado Gaúcho e tem, aproximadamente, 244 mil habitantes (IBGE, 2000). A predominância econômico-social desta cidade é o comercio varejista alimentado pela grande quantidade de servidores públicos civis e militares, bem como o elevado numero de jovens que se deslocam para ela com finalidade de estudar na UFSM e/ou em uma das outras seis universidades particulares. Foram averiguados 219 usuários desse tipo de serviço de comunicação que utilizam uma das quatro concessionárias que operam na região, quais sejam: Brasil Telecom, Claro, Tim e Vivo. O estudo foi realizado através de um questionário estruturado do modo Likert e aplicado durante os meses de fevereiro e abril de 2005. Os dados permitiram constatar a predominância de usuários com renda igual ou superior a oito salários mínimos, evidenciando-se também a associação da durabilidade do aparelho e da não influencia de familiares e amigos para a decisão de compra. Além disso, foi possível verificar a participação de mercado de cada empresa em questão. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396/817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 55-62 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944177292673024 |