O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Rudimar Antunes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rossés, Gustavo Fontinelli, de Almeida, Darlon Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396
Resumo: O presente artigo sintetiza os fatores que definem o comportamento de compra de usuários de telefonia da cidade de Santa Maria, RS. O município está localizado na Região Central do Estado Gaúcho e tem, aproximadamente, 244 mil habitantes (IBGE, 2000). A predominância econômico-social desta cidade é o comercio varejista alimentado pela grande quantidade de servidores públicos civis e militares, bem como o elevado numero de jovens que se deslocam para ela com finalidade de estudar na UFSM e/ou em uma das outras seis universidades particulares.   Foram averiguados 219 usuários desse tipo de serviço de comunicação que utilizam uma das quatro concessionárias que operam na região, quais sejam: Brasil Telecom, Claro, Tim e Vivo. O estudo foi realizado através de um questionário estruturado do modo Likert e aplicado durante os meses de fevereiro e abril de 2005. Os dados permitiram constatar a predominância de usuários com renda igual ou superior a oito salários mínimos, evidenciando-se também a associação da durabilidade do aparelho e da não influencia de familiares e amigos para a decisão de compra. Além disso, foi possível verificar a participação de mercado de cada empresa em questão.
id UFSM-10_b5aeaf25350870d12b67e2fa58ea165f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1396
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RSComportamento de compraTelefonia móvelSanta Maria/RS O presente artigo sintetiza os fatores que definem o comportamento de compra de usuários de telefonia da cidade de Santa Maria, RS. O município está localizado na Região Central do Estado Gaúcho e tem, aproximadamente, 244 mil habitantes (IBGE, 2000). A predominância econômico-social desta cidade é o comercio varejista alimentado pela grande quantidade de servidores públicos civis e militares, bem como o elevado numero de jovens que se deslocam para ela com finalidade de estudar na UFSM e/ou em uma das outras seis universidades particulares.   Foram averiguados 219 usuários desse tipo de serviço de comunicação que utilizam uma das quatro concessionárias que operam na região, quais sejam: Brasil Telecom, Claro, Tim e Vivo. O estudo foi realizado através de um questionário estruturado do modo Likert e aplicado durante os meses de fevereiro e abril de 2005. Os dados permitiram constatar a predominância de usuários com renda igual ou superior a oito salários mínimos, evidenciando-se também a associação da durabilidade do aparelho e da não influencia de familiares e amigos para a decisão de compra. Além disso, foi possível verificar a participação de mercado de cada empresa em questão.Universidade Federal de Santa Maria2010-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 55-622317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396/817da Rocha, Rudimar AntunesRossés, Gustavo Fontinellide Almeida, Darlon Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:01:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1396Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:01:38Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
title O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
spellingShingle O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
da Rocha, Rudimar Antunes
Comportamento de compra
Telefonia móvel
Santa Maria/RS
title_short O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
title_full O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
title_fullStr O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
title_full_unstemmed O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
title_sort O Comportamento de Compra do Usuário de Telefonia Móvel da Cidade de Santa Maria – RS
author da Rocha, Rudimar Antunes
author_facet da Rocha, Rudimar Antunes
Rossés, Gustavo Fontinelli
de Almeida, Darlon Alves
author_role author
author2 Rossés, Gustavo Fontinelli
de Almeida, Darlon Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Rudimar Antunes
Rossés, Gustavo Fontinelli
de Almeida, Darlon Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de compra
Telefonia móvel
Santa Maria/RS
topic Comportamento de compra
Telefonia móvel
Santa Maria/RS
description O presente artigo sintetiza os fatores que definem o comportamento de compra de usuários de telefonia da cidade de Santa Maria, RS. O município está localizado na Região Central do Estado Gaúcho e tem, aproximadamente, 244 mil habitantes (IBGE, 2000). A predominância econômico-social desta cidade é o comercio varejista alimentado pela grande quantidade de servidores públicos civis e militares, bem como o elevado numero de jovens que se deslocam para ela com finalidade de estudar na UFSM e/ou em uma das outras seis universidades particulares.   Foram averiguados 219 usuários desse tipo de serviço de comunicação que utilizam uma das quatro concessionárias que operam na região, quais sejam: Brasil Telecom, Claro, Tim e Vivo. O estudo foi realizado através de um questionário estruturado do modo Likert e aplicado durante os meses de fevereiro e abril de 2005. Os dados permitiram constatar a predominância de usuários com renda igual ou superior a oito salários mínimos, evidenciando-se também a associação da durabilidade do aparelho e da não influencia de familiares e amigos para a decisão de compra. Além disso, foi possível verificar a participação de mercado de cada empresa em questão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1396/817
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 55-62
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177292673024