Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vanda Catarina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Renato Beschizza, Campos, Eder Sá Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1179
Resumo: erificar a qualidade da infraestrutura dos equipamentos de educação em dois municípios do norte de Minas Gerais e se os produtos previstos em projeto prioritário da Secretaria de Estado da Educação chegavam aos municípios. A pesquisa se orientou pelas questões: os equipamentos utilizados pelas escolas da rede estadual das cidades visitadas correspondem aos padrões mínimos necessários para a prestação dos serviços educacionais? Quão relevante é avaliar a qualidade dos serviços pela dimensão infraestutrura? A metodologia proposta para a pesquisa é adequada e seria passível de ser reaplicada para todo o Estado? Os produtos previstos no projeto prioritário chegam aos municípios? Os dados mostraram que: a) a pesquisa é adequada por permitir o levantamento de informações relevantes para a Secretaria e para o gestor governamental e a metodologia utilizada pode ser reaplicada no caso de expansão da pesquisa; b) a maioria dos produtos prevista no projeto chega aos municípios conforme estabelecido, mas não existe adequação entre o produto entregue e a necessidade das escolas, nem conhecimento de como estes estão sendo incorporados; e c) pesquisas de avaliação da qualidade pela dimensão infraestrutura ainda é relevante na realidade do estado de Minas Gerais.
id UFSM-10_d00c679b510a4cd00d80554f82aa075b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1179
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas GeraisEducaçãoAvaliaçãoQualidade de Infraestrutura erificar a qualidade da infraestrutura dos equipamentos de educação em dois municípios do norte de Minas Gerais e se os produtos previstos em projeto prioritário da Secretaria de Estado da Educação chegavam aos municípios. A pesquisa se orientou pelas questões: os equipamentos utilizados pelas escolas da rede estadual das cidades visitadas correspondem aos padrões mínimos necessários para a prestação dos serviços educacionais? Quão relevante é avaliar a qualidade dos serviços pela dimensão infraestutrura? A metodologia proposta para a pesquisa é adequada e seria passível de ser reaplicada para todo o Estado? Os produtos previstos no projeto prioritário chegam aos municípios? Os dados mostraram que: a) a pesquisa é adequada por permitir o levantamento de informações relevantes para a Secretaria e para o gestor governamental e a metodologia utilizada pode ser reaplicada no caso de expansão da pesquisa; b) a maioria dos produtos prevista no projeto chega aos municípios conforme estabelecido, mas não existe adequação entre o produto entregue e a necessidade das escolas, nem conhecimento de como estes estão sendo incorporados; e c) pesquisas de avaliação da qualidade pela dimensão infraestrutura ainda é relevante na realidade do estado de Minas Gerais.Universidade Federal de Santa Maria2010-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1179Revista Sociais e Humanas; v. 22 n. 2 (2009); 47-602317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1179/694Duarte, Vanda CatarinaSilva, Renato BeschizzaCampos, Eder Sá Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:30:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1179Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:30:02Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais
title Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais
spellingShingle Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais
Duarte, Vanda Catarina
Educação
Avaliação
Qualidade de Infraestrutura
title_short Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais
title_full Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais
title_fullStr Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais
title_full_unstemmed Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais
title_sort Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais
author Duarte, Vanda Catarina
author_facet Duarte, Vanda Catarina
Silva, Renato Beschizza
Campos, Eder Sá Alves
author_role author
author2 Silva, Renato Beschizza
Campos, Eder Sá Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Vanda Catarina
Silva, Renato Beschizza
Campos, Eder Sá Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação
Qualidade de Infraestrutura
topic Educação
Avaliação
Qualidade de Infraestrutura
description erificar a qualidade da infraestrutura dos equipamentos de educação em dois municípios do norte de Minas Gerais e se os produtos previstos em projeto prioritário da Secretaria de Estado da Educação chegavam aos municípios. A pesquisa se orientou pelas questões: os equipamentos utilizados pelas escolas da rede estadual das cidades visitadas correspondem aos padrões mínimos necessários para a prestação dos serviços educacionais? Quão relevante é avaliar a qualidade dos serviços pela dimensão infraestutrura? A metodologia proposta para a pesquisa é adequada e seria passível de ser reaplicada para todo o Estado? Os produtos previstos no projeto prioritário chegam aos municípios? Os dados mostraram que: a) a pesquisa é adequada por permitir o levantamento de informações relevantes para a Secretaria e para o gestor governamental e a metodologia utilizada pode ser reaplicada no caso de expansão da pesquisa; b) a maioria dos produtos prevista no projeto chega aos municípios conforme estabelecido, mas não existe adequação entre o produto entregue e a necessidade das escolas, nem conhecimento de como estes estão sendo incorporados; e c) pesquisas de avaliação da qualidade pela dimensão infraestrutura ainda é relevante na realidade do estado de Minas Gerais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1179
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1179/694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 22 n. 2 (2009); 47-60
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176939302912