ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/907 |
Resumo: | Esta pesquisa procura realizar uma revisão de literatura,de modo a obter um referencial histórico dametodologia de avaliação da produtividade, eficiência esua evolução para a metodologia de Análise Envoltória deDados- DEA como ferramenta da avaliação da educaçãosuperior. No Brasil, os primeiros trabalhos utilizando atécnica DEA na construção de medidas de avaliação deIES têm origem em grupos de pesquisa da UniversidadeFederal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo assim,é uma técnica não-paramétrica que emprega programaçãomatemática para construir fronteiras de produção de unidadesprodutivas – DMUs que empregam processostecnológicos semelhantes para transformar múltiplosinsumos em múltiplos produtos. Tais fronteiras são empregadaspara avaliar a eficiência relativa dos planos deoperação executados pelas DMUs e servem, também,como referência para o estabelecimento de metas eficientespara cada unidade produtiva. A DEA foi desenvolvidapara avaliar a eficiência de organizações cujas atividadesnão visam lucros ou para as quais não existem preços préfixadospara todos os insumos e/ou todos os produtos. Porestes motivos este técnica é uma alternativa no estudo daeficiência das instituições superiores. |
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