ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casado, Frank Leonardo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/907
Resumo: Esta pesquisa procura realizar uma revisão de literatura,de modo a obter um referencial histórico dametodologia de avaliação da produtividade, eficiência esua evolução para a metodologia de Análise Envoltória deDados- DEA como ferramenta da avaliação da educaçãosuperior. No Brasil, os primeiros trabalhos utilizando atécnica DEA na construção de medidas de avaliação deIES têm origem em grupos de pesquisa da UniversidadeFederal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo assim,é uma técnica não-paramétrica que emprega programaçãomatemática para construir fronteiras de produção de unidadesprodutivas – DMUs que empregam processostecnológicos semelhantes para transformar múltiplosinsumos em múltiplos produtos. Tais fronteiras são empregadaspara avaliar a eficiência relativa dos planos deoperação executados pelas DMUs e servem, também,como referência para o estabelecimento de metas eficientespara cada unidade produtiva. A DEA foi desenvolvidapara avaliar a eficiência de organizações cujas atividadesnão visam lucros ou para as quais não existem preços préfixadospara todos os insumos e/ou todos os produtos. Porestes motivos este técnica é uma alternativa no estudo daeficiência das instituições superiores.
id UFSM-10_d27c6c51cd9d7bcadd41499f9043fe75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/907
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIORAnálise Envoltória de DadosAvaliação InstitucionalProdutividade e Eficiência.Esta pesquisa procura realizar uma revisão de literatura,de modo a obter um referencial histórico dametodologia de avaliação da produtividade, eficiência esua evolução para a metodologia de Análise Envoltória deDados- DEA como ferramenta da avaliação da educaçãosuperior. No Brasil, os primeiros trabalhos utilizando atécnica DEA na construção de medidas de avaliação deIES têm origem em grupos de pesquisa da UniversidadeFederal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo assim,é uma técnica não-paramétrica que emprega programaçãomatemática para construir fronteiras de produção de unidadesprodutivas – DMUs que empregam processostecnológicos semelhantes para transformar múltiplosinsumos em múltiplos produtos. Tais fronteiras são empregadaspara avaliar a eficiência relativa dos planos deoperação executados pelas DMUs e servem, também,como referência para o estabelecimento de metas eficientespara cada unidade produtiva. A DEA foi desenvolvidapara avaliar a eficiência de organizações cujas atividadesnão visam lucros ou para as quais não existem preços préfixadospara todos os insumos e/ou todos os produtos. Porestes motivos este técnica é uma alternativa no estudo daeficiência das instituições superiores.Universidade Federal de Santa Maria2009-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/907Revista Sociais e Humanas; v. 20 n. 1 (2007); 59-712317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/907/635Casado, Frank Leonardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:04:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/907Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:04:15Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Casado, Frank Leonardo
Análise Envoltória de Dados
Avaliação Institucional
Produtividade e Eficiência.
title_short ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Casado, Frank Leonardo
author_facet Casado, Frank Leonardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casado, Frank Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Envoltória de Dados
Avaliação Institucional
Produtividade e Eficiência.
topic Análise Envoltória de Dados
Avaliação Institucional
Produtividade e Eficiência.
description Esta pesquisa procura realizar uma revisão de literatura,de modo a obter um referencial histórico dametodologia de avaliação da produtividade, eficiência esua evolução para a metodologia de Análise Envoltória deDados- DEA como ferramenta da avaliação da educaçãosuperior. No Brasil, os primeiros trabalhos utilizando atécnica DEA na construção de medidas de avaliação deIES têm origem em grupos de pesquisa da UniversidadeFederal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo assim,é uma técnica não-paramétrica que emprega programaçãomatemática para construir fronteiras de produção de unidadesprodutivas – DMUs que empregam processostecnológicos semelhantes para transformar múltiplosinsumos em múltiplos produtos. Tais fronteiras são empregadaspara avaliar a eficiência relativa dos planos deoperação executados pelas DMUs e servem, também,como referência para o estabelecimento de metas eficientespara cada unidade produtiva. A DEA foi desenvolvidapara avaliar a eficiência de organizações cujas atividadesnão visam lucros ou para as quais não existem preços préfixadospara todos os insumos e/ou todos os produtos. Porestes motivos este técnica é uma alternativa no estudo daeficiência das instituições superiores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/907
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/907/635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 20 n. 1 (2007); 59-71
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176634167296