A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dibbern, Thais Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cristofoletti, Evandro Coggo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004
Resumo: Este artigo busca apresentar fundamentos teóricos acerca da importância atribuída à Educação em Direitos Humanos (EDH) à luz das ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam especificamente sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais precisamente a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que, apesar desta prática educativa constituir-se enquanto alternativa local para o enfrentamento do “novo fascismo”, a incorporação desta deve ser fomentada com vistas à uma transformação cultural pautada nos princípios relativos aos direitos humanos fundamentais. É claro que, para que sua incorporação seja concretizada, é necessário considerar alguns desafios, os quais são apresentados no decorrer deste artigo.
id UFSM-10_ddc3aab97eaa129ea77c8e188fa8abd2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29004
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”Direitos humanosFascismoUniversidadeCompromisso socialEste artigo busca apresentar fundamentos teóricos acerca da importância atribuída à Educação em Direitos Humanos (EDH) à luz das ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam especificamente sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais precisamente a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que, apesar desta prática educativa constituir-se enquanto alternativa local para o enfrentamento do “novo fascismo”, a incorporação desta deve ser fomentada com vistas à uma transformação cultural pautada nos princípios relativos aos direitos humanos fundamentais. É claro que, para que sua incorporação seja concretizada, é necessário considerar alguns desafios, os quais são apresentados no decorrer deste artigo.Universidade Federal de Santa Maria2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2900410.5902/2317175829004Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004/pdfCopyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDibbern, Thais AparecidaCristofoletti, Evandro Coggo2017-12-30T13:39:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29004Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2017-12-30T13:39:05Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
title A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
spellingShingle A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
Dibbern, Thais Aparecida
Direitos humanos
Fascismo
Universidade
Compromisso social
title_short A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
title_full A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
title_fullStr A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
title_sort A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
author Dibbern, Thais Aparecida
author_facet Dibbern, Thais Aparecida
Cristofoletti, Evandro Coggo
author_role author
author2 Cristofoletti, Evandro Coggo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dibbern, Thais Aparecida
Cristofoletti, Evandro Coggo
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos
Fascismo
Universidade
Compromisso social
topic Direitos humanos
Fascismo
Universidade
Compromisso social
description Este artigo busca apresentar fundamentos teóricos acerca da importância atribuída à Educação em Direitos Humanos (EDH) à luz das ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam especificamente sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais precisamente a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que, apesar desta prática educativa constituir-se enquanto alternativa local para o enfrentamento do “novo fascismo”, a incorporação desta deve ser fomentada com vistas à uma transformação cultural pautada nos princípios relativos aos direitos humanos fundamentais. É claro que, para que sua incorporação seja concretizada, é necessário considerar alguns desafios, os quais são apresentados no decorrer deste artigo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004
10.5902/2317175829004
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004
identifier_str_mv 10.5902/2317175829004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944178212274176