A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004 |
Resumo: | Este artigo busca apresentar fundamentos teóricos acerca da importância atribuída à Educação em Direitos Humanos (EDH) à luz das ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam especificamente sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais precisamente a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que, apesar desta prática educativa constituir-se enquanto alternativa local para o enfrentamento do “novo fascismo”, a incorporação desta deve ser fomentada com vistas à uma transformação cultural pautada nos princípios relativos aos direitos humanos fundamentais. É claro que, para que sua incorporação seja concretizada, é necessário considerar alguns desafios, os quais são apresentados no decorrer deste artigo. |
id |
UFSM-10_ddc3aab97eaa129ea77c8e188fa8abd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29004 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”Direitos humanosFascismoUniversidadeCompromisso socialEste artigo busca apresentar fundamentos teóricos acerca da importância atribuída à Educação em Direitos Humanos (EDH) à luz das ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam especificamente sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais precisamente a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que, apesar desta prática educativa constituir-se enquanto alternativa local para o enfrentamento do “novo fascismo”, a incorporação desta deve ser fomentada com vistas à uma transformação cultural pautada nos princípios relativos aos direitos humanos fundamentais. É claro que, para que sua incorporação seja concretizada, é necessário considerar alguns desafios, os quais são apresentados no decorrer deste artigo.Universidade Federal de Santa Maria2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2900410.5902/2317175829004Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004/pdfCopyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDibbern, Thais AparecidaCristofoletti, Evandro Coggo2017-12-30T13:39:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29004Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2017-12-30T13:39:05Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO” |
title |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO” |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO” Dibbern, Thais Aparecida Direitos humanos Fascismo Universidade Compromisso social |
title_short |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO” |
title_full |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO” |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO” |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO” |
title_sort |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO” |
author |
Dibbern, Thais Aparecida |
author_facet |
Dibbern, Thais Aparecida Cristofoletti, Evandro Coggo |
author_role |
author |
author2 |
Cristofoletti, Evandro Coggo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dibbern, Thais Aparecida Cristofoletti, Evandro Coggo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos humanos Fascismo Universidade Compromisso social |
topic |
Direitos humanos Fascismo Universidade Compromisso social |
description |
Este artigo busca apresentar fundamentos teóricos acerca da importância atribuída à Educação em Direitos Humanos (EDH) à luz das ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam especificamente sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais precisamente a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que, apesar desta prática educativa constituir-se enquanto alternativa local para o enfrentamento do “novo fascismo”, a incorporação desta deve ser fomentada com vistas à uma transformação cultural pautada nos princípios relativos aos direitos humanos fundamentais. É claro que, para que sua incorporação seja concretizada, é necessário considerar alguns desafios, os quais são apresentados no decorrer deste artigo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004 10.5902/2317175829004 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004 |
identifier_str_mv |
10.5902/2317175829004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29004/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 3 (2017): RSH - DOSSIÊ TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944178212274176 |