Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363 |
Resumo: | Objetivo: compreender a vivência de professores do ensino fundamental no enfrentamento da COVID-19, desvelando as suas possibilidades para promover sua própria saúde nesse contexto pandêmico. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, com guia metodológico do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: a análise resultou dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde de professores em tempos de COVID-19. Conclusão: os desafios do ensino remoto para o enfrentamento da COVID-19 envolvem sobrecarga, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança e saudade da escola. Como possibilidades para promover a saúde, as professoras buscam apoio familiar, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios. |
id |
UFSM-12_6fea8f6a3cf5a86f0c7399037d5ef85b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61363 |
network_acronym_str |
UFSM-12 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria |
repository_id_str |
|
spelling |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachersEnfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde: diálogos com professoresSaúde do TrabalhadorInfecções por CoronavírusPandemiaAdaptação PsicológicaPromoção da SaúdeSaúde do trabalhadorInfecções por coronavírusPandemiaAdaptação PsicológicaPromoção da Saúde.Saúde do trabalhador e coronavírus Objetivo: compreender a vivência de professores do ensino fundamental no enfrentamento da COVID-19, desvelando as suas possibilidades para promover sua própria saúde nesse contexto pandêmico. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, com guia metodológico do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: a análise resultou dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde de professores em tempos de COVID-19. Conclusão: os desafios do ensino remoto para o enfrentamento da COVID-19 envolvem sobrecarga, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança e saudade da escola. Como possibilidades para promover a saúde, as professoras buscam apoio familiar, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios.Objetivo: compreender a vivência do enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde, na percepção dos professores do ensino fundamental. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, tendo como guia metodológico o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: dialogaram sobre dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde em tempos de COVID-19. Conclusão: a situação pandêmica repercutiu na necessidade de os professores trabalharem em casa, gerando intenso trabalho, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança, saudades da escola e dos estudantes. Para promover saúde, as professoras buscam apoio da família, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios físicos.Universidade Federal de Santa Maria2021-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/6136310.5902/2179769261363Revista de Enfermagem da UFSM; v. 11 (2021); e122179-7692reponame:Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Mariainstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporenghttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/pdf_1http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/html_1Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFSMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jeane BarrosHeidemann, Ivonete Teresinha Schülter BussBitencourt, Julia Valeria Oliveira VargasAguiar, Denise Consuelo MoserVendruscolo, CarineVitalle, Maria Sylvia Souza2021-12-02T12:44:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61363Revistahttps://periodicos.ufsm.br/reufsmPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reufsm/oaicentraldeperiodicos@ufsm.br||reufsm@gmail.com2179-76922179-7692opendoar:2021-12-02T12:44:40Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers Enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde: diálogos com professores |
title |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers |
spellingShingle |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers Souza, Jeane Barros Saúde do Trabalhador Infecções por Coronavírus Pandemia Adaptação Psicológica Promoção da Saúde Saúde do trabalhador Infecções por coronavírus Pandemia Adaptação Psicológica Promoção da Saúde. Saúde do trabalhador e coronavírus |
title_short |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers |
title_full |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers |
title_fullStr |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers |
title_full_unstemmed |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers |
title_sort |
Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers |
author |
Souza, Jeane Barros |
author_facet |
Souza, Jeane Barros Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss Bitencourt, Julia Valeria Oliveira Vargas Aguiar, Denise Consuelo Moser Vendruscolo, Carine Vitalle, Maria Sylvia Souza |
author_role |
author |
author2 |
Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss Bitencourt, Julia Valeria Oliveira Vargas Aguiar, Denise Consuelo Moser Vendruscolo, Carine Vitalle, Maria Sylvia Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jeane Barros Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss Bitencourt, Julia Valeria Oliveira Vargas Aguiar, Denise Consuelo Moser Vendruscolo, Carine Vitalle, Maria Sylvia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde do Trabalhador Infecções por Coronavírus Pandemia Adaptação Psicológica Promoção da Saúde Saúde do trabalhador Infecções por coronavírus Pandemia Adaptação Psicológica Promoção da Saúde. Saúde do trabalhador e coronavírus |
topic |
Saúde do Trabalhador Infecções por Coronavírus Pandemia Adaptação Psicológica Promoção da Saúde Saúde do trabalhador Infecções por coronavírus Pandemia Adaptação Psicológica Promoção da Saúde. Saúde do trabalhador e coronavírus |
description |
Objetivo: compreender a vivência de professores do ensino fundamental no enfrentamento da COVID-19, desvelando as suas possibilidades para promover sua própria saúde nesse contexto pandêmico. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, com guia metodológico do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: a análise resultou dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde de professores em tempos de COVID-19. Conclusão: os desafios do ensino remoto para o enfrentamento da COVID-19 envolvem sobrecarga, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança e saudade da escola. Como possibilidades para promover a saúde, as professoras buscam apoio familiar, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363 10.5902/2179769261363 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363 |
identifier_str_mv |
10.5902/2179769261363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/pdf http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/pdf_1 http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/html http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/html_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFSM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFSM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/html text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFSM; v. 11 (2021); e12 2179-7692 reponame:Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria |
collection |
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
centraldeperiodicos@ufsm.br||reufsm@gmail.com |
_version_ |
1799944045017956352 |