Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jeane Barros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss, Bitencourt, Julia Valeria Oliveira Vargas, Aguiar, Denise Consuelo Moser, Vendruscolo, Carine, Vitalle, Maria Sylvia Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363
Resumo:  Objetivo: compreender a vivência de professores do ensino fundamental no enfrentamento da COVID-19, desvelando as suas possibilidades para promover sua própria saúde nesse contexto pandêmico. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, com guia metodológico do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: a análise resultou dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde de professores em tempos de COVID-19. Conclusão: os desafios do ensino remoto para o enfrentamento da COVID-19 envolvem sobrecarga, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança e saudade da escola. Como possibilidades para promover a saúde, as professoras buscam apoio familiar, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios.
id UFSM-12_6fea8f6a3cf5a86f0c7399037d5ef85b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61363
network_acronym_str UFSM-12
network_name_str Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
repository_id_str
spelling Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachersEnfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde: diálogos com professoresSaúde do TrabalhadorInfecções por CoronavírusPandemiaAdaptação PsicológicaPromoção da SaúdeSaúde do trabalhadorInfecções por coronavírusPandemiaAdaptação PsicológicaPromoção da Saúde.Saúde do trabalhador e coronavírus Objetivo: compreender a vivência de professores do ensino fundamental no enfrentamento da COVID-19, desvelando as suas possibilidades para promover sua própria saúde nesse contexto pandêmico. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, com guia metodológico do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: a análise resultou dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde de professores em tempos de COVID-19. Conclusão: os desafios do ensino remoto para o enfrentamento da COVID-19 envolvem sobrecarga, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança e saudade da escola. Como possibilidades para promover a saúde, as professoras buscam apoio familiar, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios.Objetivo: compreender a vivência do enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde, na percepção dos professores do ensino fundamental. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, tendo como guia metodológico o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: dialogaram sobre dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde em tempos de COVID-19. Conclusão: a situação pandêmica repercutiu na necessidade de os professores trabalharem em casa, gerando intenso trabalho, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança, saudades da escola e dos estudantes.  Para promover saúde, as professoras buscam apoio da família, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios físicos.Universidade Federal de Santa Maria2021-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/6136310.5902/2179769261363Revista de Enfermagem da UFSM; v. 11 (2021); e122179-7692reponame:Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Mariainstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporenghttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/pdf_1http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/html_1Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFSMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jeane BarrosHeidemann, Ivonete Teresinha Schülter BussBitencourt, Julia Valeria Oliveira VargasAguiar, Denise Consuelo MoserVendruscolo, CarineVitalle, Maria Sylvia Souza2021-12-02T12:44:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61363Revistahttps://periodicos.ufsm.br/reufsmPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reufsm/oaicentraldeperiodicos@ufsm.br||reufsm@gmail.com2179-76922179-7692opendoar:2021-12-02T12:44:40Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
Enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde: diálogos com professores
title Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
spellingShingle Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
Souza, Jeane Barros
Saúde do Trabalhador
Infecções por Coronavírus
Pandemia
Adaptação Psicológica
Promoção da Saúde
Saúde do trabalhador
Infecções por coronavírus
Pandemia
Adaptação Psicológica
Promoção da Saúde.
Saúde do trabalhador e coronavírus
title_short Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
title_full Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
title_fullStr Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
title_full_unstemmed Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
title_sort Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers
author Souza, Jeane Barros
author_facet Souza, Jeane Barros
Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss
Bitencourt, Julia Valeria Oliveira Vargas
Aguiar, Denise Consuelo Moser
Vendruscolo, Carine
Vitalle, Maria Sylvia Souza
author_role author
author2 Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss
Bitencourt, Julia Valeria Oliveira Vargas
Aguiar, Denise Consuelo Moser
Vendruscolo, Carine
Vitalle, Maria Sylvia Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jeane Barros
Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss
Bitencourt, Julia Valeria Oliveira Vargas
Aguiar, Denise Consuelo Moser
Vendruscolo, Carine
Vitalle, Maria Sylvia Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do Trabalhador
Infecções por Coronavírus
Pandemia
Adaptação Psicológica
Promoção da Saúde
Saúde do trabalhador
Infecções por coronavírus
Pandemia
Adaptação Psicológica
Promoção da Saúde.
Saúde do trabalhador e coronavírus
topic Saúde do Trabalhador
Infecções por Coronavírus
Pandemia
Adaptação Psicológica
Promoção da Saúde
Saúde do trabalhador
Infecções por coronavírus
Pandemia
Adaptação Psicológica
Promoção da Saúde.
Saúde do trabalhador e coronavírus
description  Objetivo: compreender a vivência de professores do ensino fundamental no enfrentamento da COVID-19, desvelando as suas possibilidades para promover sua própria saúde nesse contexto pandêmico. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, com guia metodológico do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: a análise resultou dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde de professores em tempos de COVID-19. Conclusão: os desafios do ensino remoto para o enfrentamento da COVID-19 envolvem sobrecarga, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança e saudade da escola. Como possibilidades para promover a saúde, as professoras buscam apoio familiar, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363
10.5902/2179769261363
url http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363
identifier_str_mv 10.5902/2179769261363
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/pdf
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/pdf_1
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/html
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/61363/html_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFSM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFSM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/html
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFSM; v. 11 (2021); e12
2179-7692
reponame:Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
collection Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv centraldeperiodicos@ufsm.br||reufsm@gmail.com
_version_ 1799944045017956352