“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Maria Aparecida Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura e Autoritarismo
DOI: 10.5902/1679849X13954
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954
Resumo: No período da ditadura militar no Brasil, a arte, especialmente a música, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Este artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas nas canções, identificando as marcas discursivas que colaboravam para persuadir o público e marcar posição de oposição ao regime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise de trechos das canções da época. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Concluímos que muitas estratégias foram utilizadas, de forma a construir ethe de resistência ao regime militar. Palavras-chave: ditadura militar; discurso; música de protesto.
id UFSM-13_07aedac6cce43370a0c0d73cef623afd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13954
network_acronym_str UFSM-13
network_name_str Literatura e Autoritarismo
spelling “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militarNo período da ditadura militar no Brasil, a arte, especialmente a música, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Este artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas nas canções, identificando as marcas discursivas que colaboravam para persuadir o público e marcar posição de oposição ao regime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise de trechos das canções da época. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Concluímos que muitas estratégias foram utilizadas, de forma a construir ethe de resistência ao regime militar. Palavras-chave: ditadura militar; discurso; música de protesto.Universidade Federal de Santa Maria2014-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/1395410.5902/1679849X13954Literatura e Autoritarismo; n. 23 (2014): Literatura e Autoritarismo: Os 50 anos do Golpe & Outras formas de dominação1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954/pdfGouvêa, Maria Aparecida Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-28T20:09:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13954Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/LA/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2017-10-28T20:09:27Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
title “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
spellingShingle “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
Gouvêa, Maria Aparecida Rocha
Gouvêa, Maria Aparecida Rocha
title_short “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
title_full “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
title_fullStr “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
title_full_unstemmed “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
title_sort “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
author Gouvêa, Maria Aparecida Rocha
author_facet Gouvêa, Maria Aparecida Rocha
Gouvêa, Maria Aparecida Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouvêa, Maria Aparecida Rocha
description No período da ditadura militar no Brasil, a arte, especialmente a música, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Este artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas nas canções, identificando as marcas discursivas que colaboravam para persuadir o público e marcar posição de oposição ao regime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise de trechos das canções da época. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Concluímos que muitas estratégias foram utilizadas, de forma a construir ethe de resistência ao regime militar. Palavras-chave: ditadura militar; discurso; música de protesto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954
10.5902/1679849X13954
url http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954
identifier_str_mv 10.5902/1679849X13954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Literatura e Autoritarismo; n. 23 (2014): Literatura e Autoritarismo: Os 50 anos do Golpe & Outras formas de dominação
1679-849X
reponame:Literatura e Autoritarismo
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Literatura e Autoritarismo
collection Literatura e Autoritarismo
repository.name.fl_str_mv Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv gla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br
_version_ 1822183173185863680
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5902/1679849X13954