“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura e Autoritarismo |
DOI: | 10.5902/1679849X13954 |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954 |
Resumo: | No período da ditadura militar no Brasil, a arte, especialmente a música, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Este artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas nas canções, identificando as marcas discursivas que colaboravam para persuadir o público e marcar posição de oposição ao regime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise de trechos das canções da época. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Concluímos que muitas estratégias foram utilizadas, de forma a construir ethe de resistência ao regime militar. Palavras-chave: ditadura militar; discurso; música de protesto. |
id |
UFSM-13_07aedac6cce43370a0c0d73cef623afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13954 |
network_acronym_str |
UFSM-13 |
network_name_str |
Literatura e Autoritarismo |
spelling |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militarNo período da ditadura militar no Brasil, a arte, especialmente a música, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Este artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas nas canções, identificando as marcas discursivas que colaboravam para persuadir o público e marcar posição de oposição ao regime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise de trechos das canções da época. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Concluímos que muitas estratégias foram utilizadas, de forma a construir ethe de resistência ao regime militar. Palavras-chave: ditadura militar; discurso; música de protesto.Universidade Federal de Santa Maria2014-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/1395410.5902/1679849X13954Literatura e Autoritarismo; n. 23 (2014): Literatura e Autoritarismo: Os 50 anos do Golpe & Outras formas de dominação1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954/pdfGouvêa, Maria Aparecida Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-28T20:09:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13954Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/LA/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2017-10-28T20:09:27Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar |
title |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar |
spellingShingle |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar Gouvêa, Maria Aparecida Rocha Gouvêa, Maria Aparecida Rocha |
title_short |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar |
title_full |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar |
title_fullStr |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar |
title_full_unstemmed |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar |
title_sort |
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar |
author |
Gouvêa, Maria Aparecida Rocha |
author_facet |
Gouvêa, Maria Aparecida Rocha Gouvêa, Maria Aparecida Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvêa, Maria Aparecida Rocha |
description |
No período da ditadura militar no Brasil, a arte, especialmente a música, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Este artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas nas canções, identificando as marcas discursivas que colaboravam para persuadir o público e marcar posição de oposição ao regime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise de trechos das canções da época. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Concluímos que muitas estratégias foram utilizadas, de forma a construir ethe de resistência ao regime militar. Palavras-chave: ditadura militar; discurso; música de protesto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954 10.5902/1679849X13954 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954 |
identifier_str_mv |
10.5902/1679849X13954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13954/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura e Autoritarismo; n. 23 (2014): Literatura e Autoritarismo: Os 50 anos do Golpe & Outras formas de dominação 1679-849X reponame:Literatura e Autoritarismo instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Literatura e Autoritarismo |
collection |
Literatura e Autoritarismo |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
gla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br |
_version_ |
1822183173185863680 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5902/1679849X13954 |