Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura e Autoritarismo |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071 |
Resumo: | O pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico. Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem. |
id |
UFSM-13_132d9f82f4f04eb8309c2965049576c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21071 |
network_acronym_str |
UFSM-13 |
network_name_str |
Literatura e Autoritarismo |
repository_id_str |
|
spelling |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip RothO pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico. Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem.Universidade Federal de Santa Maria2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/2107110.5902/1679849X21071Literatura e Autoritarismo; n. 29 (2017): Literatura e Autoritarismo: Censura e Violência1679-849X1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071/16031Nascimento, Mariana CostaCalsa, Geiva Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-06T01:47:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21071Revistahttps://periodicos.ufsm.br/LA/indexPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2022-03-06T01:47:45Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth |
title |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth |
spellingShingle |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth Nascimento, Mariana Costa |
title_short |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth |
title_full |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth |
title_fullStr |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth |
title_full_unstemmed |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth |
title_sort |
Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth |
author |
Nascimento, Mariana Costa |
author_facet |
Nascimento, Mariana Costa Calsa, Geiva Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Calsa, Geiva Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Mariana Costa Calsa, Geiva Carolina |
description |
O pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico. Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071 10.5902/1679849X21071 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071 |
identifier_str_mv |
10.5902/1679849X21071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071/16031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura e Autoritarismo; n. 29 (2017): Literatura e Autoritarismo: Censura e Violência 1679-849X 1679-849X reponame:Literatura e Autoritarismo instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Literatura e Autoritarismo |
collection |
Literatura e Autoritarismo |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
gla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br |
_version_ |
1799944019808092160 |