Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mariana Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Calsa, Geiva Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura e Autoritarismo
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071
Resumo: O pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico.  Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem.
id UFSM-13_132d9f82f4f04eb8309c2965049576c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21071
network_acronym_str UFSM-13
network_name_str Literatura e Autoritarismo
repository_id_str
spelling Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip RothO pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico.  Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem.Universidade Federal de Santa Maria2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/2107110.5902/1679849X21071Literatura e Autoritarismo; n. 29 (2017): Literatura e Autoritarismo: Censura e Violência1679-849X1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071/16031Nascimento, Mariana CostaCalsa, Geiva Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-06T01:47:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21071Revistahttps://periodicos.ufsm.br/LA/indexPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2022-03-06T01:47:45Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
title Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
spellingShingle Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
Nascimento, Mariana Costa
title_short Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
title_full Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
title_fullStr Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
title_full_unstemmed Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
title_sort Desilusão e obstáculo epistemológico: convergências entre Gaston Bachelard e Philip Roth
author Nascimento, Mariana Costa
author_facet Nascimento, Mariana Costa
Calsa, Geiva Carolina
author_role author
author2 Calsa, Geiva Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Mariana Costa
Calsa, Geiva Carolina
description O pesquisador enfrenta vários desafios no decorrer da produção do conhecimento científico. As adversidades podem ser de caráter emocional, físico e intelectual. Estudos afirmam que estudantes pós-graduandos podem apresentar dificuldades emocionais que repercutem em problemas para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, sugerem que o pesquisador crie estratégias internas para vencer as adversidades encontradas pelo caminho acadêmico.  Nesse sentido, o conceito de resiliência parece-nos satisfatório para explicar e discutir esse processo de reorganização interna dos estudantes em fase de estudos. Com o objetivo de trazer exemplos dos obstáculos epistemológicos e desilusões vivenciados pelo pesquisador, o presente artigo busca relacionar a trajetória vivida pelos pós-graduandos aos conflitos vivenciados pelos personagens apresentados por Phillip Roth em sua obra Indignação. Os resultados indicam que para vencer seus obstáculos epistemológicos da produção acadêmica os pesquisadores devem desiludir-se (fator protetivo). Os obstáculos epistemológicos criados diante do novo repercutem em barreiras para a aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071
10.5902/1679849X21071
url http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071
identifier_str_mv 10.5902/1679849X21071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/21071/16031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Literatura e Autoritarismo; n. 29 (2017): Literatura e Autoritarismo: Censura e Violência
1679-849X
1679-849X
reponame:Literatura e Autoritarismo
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Literatura e Autoritarismo
collection Literatura e Autoritarismo
repository.name.fl_str_mv Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv gla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br
_version_ 1799944019808092160