O ensino de literatura contra a reclusão da palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto Rezende, Maria Fernanda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura e Autoritarismo
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16292
Resumo: Este trabalho é uma tentativa de estabelecer conexões entre a falta de liberdade vivida por professores e alunos e a violência escolar. Mais precisamente, partindo de textos teóricos como os de Theodor Adorno (1995) e Florestan Fernandes (1966), pretende abordar algumas das dificuldades de se ensinar literatura em meio a uma civilização técnica, assim como a falta de liberdade que perpassa os vários âmbitos da instituição escolar; em especial, no que toca os textos canônicos e o próprio trabalho dos professores em sala de aula (e o compromisso ético que eles devem ter frente a isso).
id UFSM-13_48127b977e261a90d757991d016faff2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16292
network_acronym_str UFSM-13
network_name_str Literatura e Autoritarismo
repository_id_str
spelling O ensino de literatura contra a reclusão da palavraEste trabalho é uma tentativa de estabelecer conexões entre a falta de liberdade vivida por professores e alunos e a violência escolar. Mais precisamente, partindo de textos teóricos como os de Theodor Adorno (1995) e Florestan Fernandes (1966), pretende abordar algumas das dificuldades de se ensinar literatura em meio a uma civilização técnica, assim como a falta de liberdade que perpassa os vários âmbitos da instituição escolar; em especial, no que toca os textos canônicos e o próprio trabalho dos professores em sala de aula (e o compromisso ético que eles devem ter frente a isso).Universidade Federal de Santa Maria2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/1629210.5902/1679849X16292Literatura e Autoritarismo; n. 15 (2015): Dossiê "Ensino de literatura em perspectiva crítica"1679-849X1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16292/pdfBritto Rezende, Maria Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-24T02:49:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16292Revistahttps://periodicos.ufsm.br/LA/indexPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2023-05-24T02:49:04Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de literatura contra a reclusão da palavra
title O ensino de literatura contra a reclusão da palavra
spellingShingle O ensino de literatura contra a reclusão da palavra
Britto Rezende, Maria Fernanda
title_short O ensino de literatura contra a reclusão da palavra
title_full O ensino de literatura contra a reclusão da palavra
title_fullStr O ensino de literatura contra a reclusão da palavra
title_full_unstemmed O ensino de literatura contra a reclusão da palavra
title_sort O ensino de literatura contra a reclusão da palavra
author Britto Rezende, Maria Fernanda
author_facet Britto Rezende, Maria Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto Rezende, Maria Fernanda
description Este trabalho é uma tentativa de estabelecer conexões entre a falta de liberdade vivida por professores e alunos e a violência escolar. Mais precisamente, partindo de textos teóricos como os de Theodor Adorno (1995) e Florestan Fernandes (1966), pretende abordar algumas das dificuldades de se ensinar literatura em meio a uma civilização técnica, assim como a falta de liberdade que perpassa os vários âmbitos da instituição escolar; em especial, no que toca os textos canônicos e o próprio trabalho dos professores em sala de aula (e o compromisso ético que eles devem ter frente a isso).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16292
10.5902/1679849X16292
url http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16292
identifier_str_mv 10.5902/1679849X16292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16292/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Literatura e Autoritarismo; n. 15 (2015): Dossiê "Ensino de literatura em perspectiva crítica"
1679-849X
1679-849X
reponame:Literatura e Autoritarismo
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Literatura e Autoritarismo
collection Literatura e Autoritarismo
repository.name.fl_str_mv Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv gla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br
_version_ 1799944019498762240