On transvestite as a device in Nenê Macaggi's ‘A mulher do garimpo: o romance no extremo sertão do Amazonas’
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura e Autoritarismo |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/35425 |
Resumo: | The novel “A mulher do garimpo“ set up in the tensions experienced by the protagonist Ádria who in childhood is disguised front the social vulnerability condition in which it was in, thus avoiding the violation of the body. In this context this article appears as proposed increasing discussion about the category travesty like a device that operates on the novel in question both to protect the protagonist avoiding being violated, the individual establishes conflict zones that point to other claims. It is from the literary materiality we set the methodological basins earning support in Foucault (1977, 1979, 1986, 2001a), Agamben (2002, 2017), Esposito (2011), Sarmento-Pantoja (2009, 2011, 2012, 2013, 2014). |
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On transvestite as a device in Nenê Macaggi's ‘A mulher do garimpo: o romance no extremo sertão do Amazonas’Do travestimento como dispositivo em ‘A mulher do garimpo: o romance no extremo sertão do Amazonas’, de Nenê MacaggiCorpoTravestimentoDispositivoA mulher do garimpoNenê MacaggiThe novel “A mulher do garimpo“ set up in the tensions experienced by the protagonist Ádria who in childhood is disguised front the social vulnerability condition in which it was in, thus avoiding the violation of the body. In this context this article appears as proposed increasing discussion about the category travesty like a device that operates on the novel in question both to protect the protagonist avoiding being violated, the individual establishes conflict zones that point to other claims. It is from the literary materiality we set the methodological basins earning support in Foucault (1977, 1979, 1986, 2001a), Agamben (2002, 2017), Esposito (2011), Sarmento-Pantoja (2009, 2011, 2012, 2013, 2014).O romance ‘A mulher do garimpo’ configura-se nas tensões vividas pela protagonista Ádria que ainda na infância é travestida frente as condicionante de vulnerabilidade social em que a mesma se encontrava, evitando assim a violação do corpo. Nesse contexto o presente artigo surge como proposta de discursão sobre a categoria travestimento como dispositivo que opera no romance em questão tanto para resguardar a protagonista evitando ser violada, quanto instaura zonas de conflitos individuais que apontam clamores outros. É a partir da materialidade literária que configuramos os alinhaves metodológicos que ganham sustentação em Foucault (1977, 1979, 1986, 2001a), Agamben (2002, 2017), Esposito (2011), Sarmento-Pantoja (2009, 2011, 2012, 2013, 2014). Universidade Federal de Santa Maria2019-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/3542510.5902/1679849X35425Literatura e Autoritarismo; n. 21 (2019): Dossiê "Catástrofe e Biopolítica na Literatura: Contribuições para a crítica literária"1679-849X1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/35425/p.%2053-66Copyright (c) 2019 Literatura e Autoritarismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Huarley Mateus do Vale2023-05-24T03:08:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35425Revistahttps://periodicos.ufsm.br/LA/indexPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2023-05-24T03:08:01Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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