O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura e Autoritarismo
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16324
Resumo: Resumo: Este trabalho pretende abordar algumas concepções de ensino de literatura, estabelecendo um paralelo entre a imagem do professor e o ensino que esse professor oferece. Ou seja, a partir da concepção do senso comum de professor ideal – com o pensamento lógico, linear e sem nenhum tipo de fragmentação – o ensino de literatura feito de modo historicista e baseado em estilos de época (e portanto, também linear) torna-se um reflexo dessa imagem do professor como detentor do saber e como reprodutor de mecanismos autoritários de ensino. Desta forma, o trabalho com o texto literário em sala de aula, que tem um potencial transformador pelo aspecto polissêmico desses textos e por possibilitar reflexão crítica, se configura de forma oposta por conta das implicações políticas e sociais que são estabelecidas ao ensino e ao aluno que esse ensino pretende formar. Palavras-chave: Ensino de literatura; Literatura e autoritarismo; Literatura e sociedade. Abstract: This paper aims to analyze some of the conceptions of the literature teaching in addition to establish a parallel between the ideal image of the teacher and the actual information that this professional delivers to his students. Based on the common sense ideal of the teacher's image – who ideally holds the linear logical and solid method of thinking – the literature teaching performed in a historicist (a linear method) becomes itself a reflection of the concepts of “teacher as the knowledge owner” and "teacher as transmitter of authoritarian mechanisms of education". Thus, literary texts imply transformative potential due to its polysemic aspects and openness to generate critical reflection. However, in practice, that potential is not entirely achieved due to the political and social implications that are inherit to this education method and up being also transmitted to the students that intend to graduate. Keywords: Teaching of literature; Literature and authoritarianism; Literature and society.
id UFSM-13_fe24fc31f9cdefa214f75f19f7aebc24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16324
network_acronym_str UFSM-13
network_name_str Literatura e Autoritarismo
repository_id_str
spelling O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literaturaResumo: Este trabalho pretende abordar algumas concepções de ensino de literatura, estabelecendo um paralelo entre a imagem do professor e o ensino que esse professor oferece. Ou seja, a partir da concepção do senso comum de professor ideal – com o pensamento lógico, linear e sem nenhum tipo de fragmentação – o ensino de literatura feito de modo historicista e baseado em estilos de época (e portanto, também linear) torna-se um reflexo dessa imagem do professor como detentor do saber e como reprodutor de mecanismos autoritários de ensino. Desta forma, o trabalho com o texto literário em sala de aula, que tem um potencial transformador pelo aspecto polissêmico desses textos e por possibilitar reflexão crítica, se configura de forma oposta por conta das implicações políticas e sociais que são estabelecidas ao ensino e ao aluno que esse ensino pretende formar. Palavras-chave: Ensino de literatura; Literatura e autoritarismo; Literatura e sociedade. Abstract: This paper aims to analyze some of the conceptions of the literature teaching in addition to establish a parallel between the ideal image of the teacher and the actual information that this professional delivers to his students. Based on the common sense ideal of the teacher's image – who ideally holds the linear logical and solid method of thinking – the literature teaching performed in a historicist (a linear method) becomes itself a reflection of the concepts of “teacher as the knowledge owner” and "teacher as transmitter of authoritarian mechanisms of education". Thus, literary texts imply transformative potential due to its polysemic aspects and openness to generate critical reflection. However, in practice, that potential is not entirely achieved due to the political and social implications that are inherit to this education method and up being also transmitted to the students that intend to graduate. Keywords: Teaching of literature; Literature and authoritarianism; Literature and society.Universidade Federal de Santa Maria2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/1632410.5902/1679849X16324Literatura e Autoritarismo; n. 15 (2015): Dossiê "Ensino de literatura em perspectiva crítica"1679-849X1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16324/pdfSantos, Juliana de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-24T02:49:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16324Revistahttps://periodicos.ufsm.br/LA/indexPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2023-05-24T02:49:04Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura
title O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura
spellingShingle O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura
Santos, Juliana de Oliveira
title_short O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura
title_full O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura
title_fullStr O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura
title_full_unstemmed O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura
title_sort O autoritarismo no trabalho do professor e as implicações para o ensino de literatura
author Santos, Juliana de Oliveira
author_facet Santos, Juliana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana de Oliveira
description Resumo: Este trabalho pretende abordar algumas concepções de ensino de literatura, estabelecendo um paralelo entre a imagem do professor e o ensino que esse professor oferece. Ou seja, a partir da concepção do senso comum de professor ideal – com o pensamento lógico, linear e sem nenhum tipo de fragmentação – o ensino de literatura feito de modo historicista e baseado em estilos de época (e portanto, também linear) torna-se um reflexo dessa imagem do professor como detentor do saber e como reprodutor de mecanismos autoritários de ensino. Desta forma, o trabalho com o texto literário em sala de aula, que tem um potencial transformador pelo aspecto polissêmico desses textos e por possibilitar reflexão crítica, se configura de forma oposta por conta das implicações políticas e sociais que são estabelecidas ao ensino e ao aluno que esse ensino pretende formar. Palavras-chave: Ensino de literatura; Literatura e autoritarismo; Literatura e sociedade. Abstract: This paper aims to analyze some of the conceptions of the literature teaching in addition to establish a parallel between the ideal image of the teacher and the actual information that this professional delivers to his students. Based on the common sense ideal of the teacher's image – who ideally holds the linear logical and solid method of thinking – the literature teaching performed in a historicist (a linear method) becomes itself a reflection of the concepts of “teacher as the knowledge owner” and "teacher as transmitter of authoritarian mechanisms of education". Thus, literary texts imply transformative potential due to its polysemic aspects and openness to generate critical reflection. However, in practice, that potential is not entirely achieved due to the political and social implications that are inherit to this education method and up being also transmitted to the students that intend to graduate. Keywords: Teaching of literature; Literature and authoritarianism; Literature and society.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16324
10.5902/1679849X16324
url http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16324
identifier_str_mv 10.5902/1679849X16324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16324/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Literatura e Autoritarismo; n. 15 (2015): Dossiê "Ensino de literatura em perspectiva crítica"
1679-849X
1679-849X
reponame:Literatura e Autoritarismo
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Literatura e Autoritarismo
collection Literatura e Autoritarismo
repository.name.fl_str_mv Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv gla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br
_version_ 1799944019505053696