Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiss, Rita Denise Niederauer
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Friederich, Rosane Salete C., Martins, Bernadete Rocha, de Paula, Kátia Cristina, Weiss, Lúcia Helena Niederauer, Samaniotto, Heloísa, da Silva, Carlos Flávio B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6439
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar a qualidade microbiológica de areias recreacionais na cidade de Santa Maria - RS e verificar o perfil de sensibilidade de Escherichia coli isoladas dessas areias. Foram analisadas amostras da areia de 14 creches e 13 praças públicas da cidade de Santa Maria. A quantificação dos microorganismos mesófilos aeróbios (bactérias heterotróficas) foi feita através da contagem do número de unidades formadoras de colônias por grama de areia (UFC/g). A contagem de coliformes totais e fecais foi feita pelo método do Número Mais Provável (NMP). A confirmação da presença de Escherichia coli foi realizada a partir do crescimento de coliformes fecais no caldo EC e confirmada pelo teste IMViC. Para realização do teste de sensibilidade a antimicrobianos foi utilizado o método de difusão em ágar Muller-Hinton, de acordo com Kirby-Bauer. Os resultados mostraram elevada contagem de bactérias heterotróficas, associada à presença de coliformes totais e fecais em todas as amostras. Em apenas uma amostra não foi confirmada a presença de E. coli. As amostras de E. coli foram sensíveis à maioria dos antimicrobianos. Pelos resultados obtidos demonstrou-se a contaminação das areias com bactérias patogênicas e seu consequente risco à saúde da população que, direta ou indiretamente, entrar em contato com esta areia. Não foi encontrada nenhuma amostra de E. coli multirresistente aos antimicrobianos avaliados.
id UFSM-14_84f1186543bf31044e8b04c0d9c84dae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6439
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RSO presente trabalho teve por objetivo investigar a qualidade microbiológica de areias recreacionais na cidade de Santa Maria - RS e verificar o perfil de sensibilidade de Escherichia coli isoladas dessas areias. Foram analisadas amostras da areia de 14 creches e 13 praças públicas da cidade de Santa Maria. A quantificação dos microorganismos mesófilos aeróbios (bactérias heterotróficas) foi feita através da contagem do número de unidades formadoras de colônias por grama de areia (UFC/g). A contagem de coliformes totais e fecais foi feita pelo método do Número Mais Provável (NMP). A confirmação da presença de Escherichia coli foi realizada a partir do crescimento de coliformes fecais no caldo EC e confirmada pelo teste IMViC. Para realização do teste de sensibilidade a antimicrobianos foi utilizado o método de difusão em ágar Muller-Hinton, de acordo com Kirby-Bauer. Os resultados mostraram elevada contagem de bactérias heterotróficas, associada à presença de coliformes totais e fecais em todas as amostras. Em apenas uma amostra não foi confirmada a presença de E. coli. As amostras de E. coli foram sensíveis à maioria dos antimicrobianos. Pelos resultados obtidos demonstrou-se a contaminação das areias com bactérias patogênicas e seu consequente risco à saúde da população que, direta ou indiretamente, entrar em contato com esta areia. Não foi encontrada nenhuma amostra de E. coli multirresistente aos antimicrobianos avaliados.Universidade Federal de Santa Maria2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/643910.5902/223658346439Saúde (Santa Maria); Revista do Centro de Ciências da Saúde. Vol. 32 - n. 1 e 2, 2006; 30-34Saúde (Santa Maria); Revista do Centro de Ciências da Saúde. Vol. 32 - n. 1 e 2, 2006; 30-342236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6439/3916Weiss, Rita Denise NiederauerFriederich, Rosane Salete C.Martins, Bernadete Rochade Paula, Kátia CristinaWeiss, Lúcia Helena NiederauerSamaniotto, Heloísada Silva, Carlos Flávio B.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-12T13:10:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6439Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2012-09-12T13:10:14Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
title Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
spellingShingle Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
Weiss, Rita Denise Niederauer
title_short Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
title_full Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
title_fullStr Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
title_full_unstemmed Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
title_sort Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
author Weiss, Rita Denise Niederauer
author_facet Weiss, Rita Denise Niederauer
Friederich, Rosane Salete C.
Martins, Bernadete Rocha
de Paula, Kátia Cristina
Weiss, Lúcia Helena Niederauer
Samaniotto, Heloísa
da Silva, Carlos Flávio B.
author_role author
author2 Friederich, Rosane Salete C.
Martins, Bernadete Rocha
de Paula, Kátia Cristina
Weiss, Lúcia Helena Niederauer
Samaniotto, Heloísa
da Silva, Carlos Flávio B.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiss, Rita Denise Niederauer
Friederich, Rosane Salete C.
Martins, Bernadete Rocha
de Paula, Kátia Cristina
Weiss, Lúcia Helena Niederauer
Samaniotto, Heloísa
da Silva, Carlos Flávio B.
description O presente trabalho teve por objetivo investigar a qualidade microbiológica de areias recreacionais na cidade de Santa Maria - RS e verificar o perfil de sensibilidade de Escherichia coli isoladas dessas areias. Foram analisadas amostras da areia de 14 creches e 13 praças públicas da cidade de Santa Maria. A quantificação dos microorganismos mesófilos aeróbios (bactérias heterotróficas) foi feita através da contagem do número de unidades formadoras de colônias por grama de areia (UFC/g). A contagem de coliformes totais e fecais foi feita pelo método do Número Mais Provável (NMP). A confirmação da presença de Escherichia coli foi realizada a partir do crescimento de coliformes fecais no caldo EC e confirmada pelo teste IMViC. Para realização do teste de sensibilidade a antimicrobianos foi utilizado o método de difusão em ágar Muller-Hinton, de acordo com Kirby-Bauer. Os resultados mostraram elevada contagem de bactérias heterotróficas, associada à presença de coliformes totais e fecais em todas as amostras. Em apenas uma amostra não foi confirmada a presença de E. coli. As amostras de E. coli foram sensíveis à maioria dos antimicrobianos. Pelos resultados obtidos demonstrou-se a contaminação das areias com bactérias patogênicas e seu consequente risco à saúde da população que, direta ou indiretamente, entrar em contato com esta areia. Não foi encontrada nenhuma amostra de E. coli multirresistente aos antimicrobianos avaliados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6439
10.5902/223658346439
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6439
identifier_str_mv 10.5902/223658346439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6439/3916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Revista do Centro de Ciências da Saúde. Vol. 32 - n. 1 e 2, 2006; 30-34
Saúde (Santa Maria); Revista do Centro de Ciências da Saúde. Vol. 32 - n. 1 e 2, 2006; 30-34
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799943998923603968