PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Mara Dayane Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Sabrynna Brito, Filgueiras, Marcelo Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8692
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/223658348692 INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, de evolução lenta, que possui como sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos lesões na pele e nos nervos periféricos, considerada problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O momento pós-alta ocorre quando o indivíduo recebe alta por cura após ter concluído o tratamento poliquimioterápico (PQT) com êxito. A fragilidade do acesso à atenção, a estigmatização e a desinformação tornam o período pós-alta dificultoso para os indivíduos afetados pela hanseníase, exigindo uma atenção de saúde longitudinal ao portador. OBJETIVO: Explorar o momento pós-alta de hanseníase, na busca de ações mais integrais aos portadores, e ampliação do conceito de cura da doença. METODOLOGIA: Busca nos bancos de dados: BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), PUBMED, LILACS, BIREME e Google Acadêmico. Os termos utilizados foram: hanseníase, pós-alta, sequelas, estigma, qualidade de vida e seus correspondentes na língua inglesa. RESULTADOS: Foram selecionados 44 artigos para integrar a revisão, datados de 1995 a 2012. Foi possível observar a importância e a necessidade de políticas específicas para a abordagem em pacientes que receberam alta por cura de hanseníase proporcionando uma assistência integral da saúde. É demonstrada influência negativa na Qualidade de vida (QV) de portadores de hanseníase pelos aspectos sócio-culturais que envolvem a doença, assim como, das deformidades físicas.  CONCLUSÕES: A adoção de intervenções específicas à população em pós-alta de hanseníase é indispensável para o cumprimento de um dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o de integralidade.Descritores: Hanseníase; Pós-alta; Qualidade de Vida; Estigma. 
id UFSM-14_9fc103a4fc27930fa5a68d09c3a18581
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8692
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.http://dx.doi.org/10.5902/223658348692 INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, de evolução lenta, que possui como sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos lesões na pele e nos nervos periféricos, considerada problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O momento pós-alta ocorre quando o indivíduo recebe alta por cura após ter concluído o tratamento poliquimioterápico (PQT) com êxito. A fragilidade do acesso à atenção, a estigmatização e a desinformação tornam o período pós-alta dificultoso para os indivíduos afetados pela hanseníase, exigindo uma atenção de saúde longitudinal ao portador. OBJETIVO: Explorar o momento pós-alta de hanseníase, na busca de ações mais integrais aos portadores, e ampliação do conceito de cura da doença. METODOLOGIA: Busca nos bancos de dados: BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), PUBMED, LILACS, BIREME e Google Acadêmico. Os termos utilizados foram: hanseníase, pós-alta, sequelas, estigma, qualidade de vida e seus correspondentes na língua inglesa. RESULTADOS: Foram selecionados 44 artigos para integrar a revisão, datados de 1995 a 2012. Foi possível observar a importância e a necessidade de políticas específicas para a abordagem em pacientes que receberam alta por cura de hanseníase proporcionando uma assistência integral da saúde. É demonstrada influência negativa na Qualidade de vida (QV) de portadores de hanseníase pelos aspectos sócio-culturais que envolvem a doença, assim como, das deformidades físicas.  CONCLUSÕES: A adoção de intervenções específicas à população em pós-alta de hanseníase é indispensável para o cumprimento de um dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o de integralidade.Descritores: Hanseníase; Pós-alta; Qualidade de Vida; Estigma. Universidade Federal de Santa Maria2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/869210.5902/223658348692Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 09-18Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 09-182236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8692/pdfRibeiro, Mara Dayane AlvesOliveira, Sabrynna BritoFilgueiras, Marcelo Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T17:42:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8692Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2016-06-22T17:42:41Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.
title PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.
spellingShingle PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.
Ribeiro, Mara Dayane Alves
title_short PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.
title_full PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.
title_fullStr PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.
title_full_unstemmed PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.
title_sort PÓS-ALTA EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E CONCEITO DE CURA.
author Ribeiro, Mara Dayane Alves
author_facet Ribeiro, Mara Dayane Alves
Oliveira, Sabrynna Brito
Filgueiras, Marcelo Carvalho
author_role author
author2 Oliveira, Sabrynna Brito
Filgueiras, Marcelo Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Mara Dayane Alves
Oliveira, Sabrynna Brito
Filgueiras, Marcelo Carvalho
description http://dx.doi.org/10.5902/223658348692 INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, de evolução lenta, que possui como sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos lesões na pele e nos nervos periféricos, considerada problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O momento pós-alta ocorre quando o indivíduo recebe alta por cura após ter concluído o tratamento poliquimioterápico (PQT) com êxito. A fragilidade do acesso à atenção, a estigmatização e a desinformação tornam o período pós-alta dificultoso para os indivíduos afetados pela hanseníase, exigindo uma atenção de saúde longitudinal ao portador. OBJETIVO: Explorar o momento pós-alta de hanseníase, na busca de ações mais integrais aos portadores, e ampliação do conceito de cura da doença. METODOLOGIA: Busca nos bancos de dados: BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), PUBMED, LILACS, BIREME e Google Acadêmico. Os termos utilizados foram: hanseníase, pós-alta, sequelas, estigma, qualidade de vida e seus correspondentes na língua inglesa. RESULTADOS: Foram selecionados 44 artigos para integrar a revisão, datados de 1995 a 2012. Foi possível observar a importância e a necessidade de políticas específicas para a abordagem em pacientes que receberam alta por cura de hanseníase proporcionando uma assistência integral da saúde. É demonstrada influência negativa na Qualidade de vida (QV) de portadores de hanseníase pelos aspectos sócio-culturais que envolvem a doença, assim como, das deformidades físicas.  CONCLUSÕES: A adoção de intervenções específicas à população em pós-alta de hanseníase é indispensável para o cumprimento de um dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o de integralidade.Descritores: Hanseníase; Pós-alta; Qualidade de Vida; Estigma. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8692
10.5902/223658348692
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8692
identifier_str_mv 10.5902/223658348692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8692/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 09-18
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 09-18
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799943999270682624