DESAFIOS NA ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE PRONTO ATENDIMENTO NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde (Santa Maria) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15366 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi identificar os desafios na estruturação e organização de um serviço de saúde em uma Unidade de Pronto Atendimento, em um município do norte do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida com quinze trabalhadores da saúde atuantes em um serviço de atendimento a urgência e emergência. Os dados foram coletados em agosto de 2013, por meio de entrevista semiestruturada e para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que existem fragilidades na estruturação e na organização do serviço, além de dificuldades associadas às relações entre usuários e profissionais. Além disso, destaca-se a importância da realização de atividades educativas, no que tange a organização e funcionamento da unidade. Os desafios da gestão pública em relação à inter-relação com a população no serviço de urgência e emergência encontram-se atrelados à educação, além da carência de conhecimentos dos usuários no que tange a funcionalidade e organização dos serviços de saúde do município. Descritores: Gestão em Saúde; Instituições de Assistência Ambulatorial; Serviços Médicos de Emergência; Sistema Único de Saúde. |
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DESAFIOS NA ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE PRONTO ATENDIMENTO NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDEO objetivo da pesquisa foi identificar os desafios na estruturação e organização de um serviço de saúde em uma Unidade de Pronto Atendimento, em um município do norte do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida com quinze trabalhadores da saúde atuantes em um serviço de atendimento a urgência e emergência. Os dados foram coletados em agosto de 2013, por meio de entrevista semiestruturada e para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que existem fragilidades na estruturação e na organização do serviço, além de dificuldades associadas às relações entre usuários e profissionais. Além disso, destaca-se a importância da realização de atividades educativas, no que tange a organização e funcionamento da unidade. Os desafios da gestão pública em relação à inter-relação com a população no serviço de urgência e emergência encontram-se atrelados à educação, além da carência de conhecimentos dos usuários no que tange a funcionalidade e organização dos serviços de saúde do município. Descritores: Gestão em Saúde; Instituições de Assistência Ambulatorial; Serviços Médicos de Emergência; Sistema Único de Saúde.Universidade Federal de Santa Maria2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/1536610.5902/2236583415366Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.2, Jul./Dez. 2015; 175-182Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.2, Jul./Dez. 2015; 175-1822236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15366/pdfSignor, EduardaSilva, Luiz Anildo Anacleto daBruinsma, Jamile LaisKessler, MarcianeMello, Amanda de LemosKinalski, Daniela Dal FornoPeserico, AnahlúWeiller, Teresinha Heckinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T17:23:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15366Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2016-06-22T17:23:32Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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