Afeto, satisfação com a vida e ansiedade de escolares durante a pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tania Maria Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vicentini de Oliveira, Daniel, Santos, Natália Quevedo, Nascimento Júnior, José Roberto Andrade, Bernuci, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/66908
Resumo: Objetivo:  analisar o afeto, a satisfação com a vida e a ansiedade de adolescentes escolares durante a pandemia do COVID-19 de uma escola estadual em um município do Paraná. Métodos: estudo transversal o qual participaram 27 adolescentes de ambos os sexos. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Afeto, a Escala de Satisfação de Vida e a Escala de Ansiedade Manifesta para Crianças e Adolescentes. Os dados foram analisados pelos testes de Shapiro-Wilk, correlação de Pearson e t de student independente. Foi adotada a significância de p < 0,05. Resultados: o afeto positivo apresentou associação diretamente proporcional com a satisfação com a vida e inversamente proporcional com a ansiedade. O afeto negativo se associou positivamente com a ansiedade e negativamente com a satisfação com a vida. Os adolescentes entre 12 e 13 anos apresentaram maior satisfação com a vida e menor escore de ansiedade quando comparados com os adolescentes com mais de 13 anos. Os do ensino fundamental II apresentaram maior escore de satisfação com a vida. Os que reportaram usar medicamentos e não estarem dormindo bem apresentaram maior escore de afeto negativo. Os que reportaram estar dormindo bem apresentaram maior escore de satisfação com a vida. Os que se perceberam com saúde regular e que reportaram não estar dormindo bem apresentaram maior escore de ansiedade. Conclusão: diferentes fatores sociodemográficos parecem atuar como intervenientes na satisfação com a vida, ansiedade, afeto positivo e afeto negativo dos adolescentes durante a pandemia da COVID-19.
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