AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NO ÂMBITO DE TRÊS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4242 |
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AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NO ÂMBITO DE TRÊS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO RIO GRANDE DO SULUnidades de ConservaçãoEducação AmbientalLegislação AmbientalGestão Ambiental.http://dx.doi.org/10.5902/223611704242http://dx.doi.org/10.5902/223611704242As Unidades de Conservação (UCs) são reservas criadas pelo Estado com os objetivos principais de proteção e uso sustentável dos recursos naturais e manutenção da biodiversidade, dentre outros também tem o objetivo de favorecer condições e promover a educação ambiental e a interpretação ambiental (BRASIL, 2000). O objetivo desta pesquisa foi obter dados sobre a efetividade de ações de educação ambiental (EA) dos programas de gestão das Florestas Nacionais (FLONAS) de Passo Fundo e de São Francisco de Paula e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibirapuitã no RS. Foi realizada uma análise do conteúdo de questionários, com questões abertas, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no ano de 2008, visando obter informações sobre os processos educativos em curso no Instituto. A pesquisa demonstrou que o desenvolvimento de ações de EA iniciou recentemente nas UCs de Passo Fundo e de Ibirapuitã (2003 e 2004) e estas foram realizadas pelos respectivos gestores. Estes gestores possuem formação relacionada à EA no processo de gestão ambiental, o que contribuiu para o enfoque atual de suas ações, direcionadas principalmente para a comunidade local visando a sua participação no processo de gestão das UCs. Nestas UCs foram formadas parcerias para o desenvolvimento das ações. Na UC de Ibirapuitã as principais atividades de EA realizadas foram palestras e oficinas em eventos relacionados ao Meio Ambiente e a elaboração de projeto visando formar multiplicadores ambientais nas comunidades escolares da região. Na UC de Passo Fundo as principais atividades realizadas foram distribuição de mudas junto à comunidade escolar, implantação de horto de plantas bio-ativas, desenvolvimento de dois projetos, um com objetivo de promover a conservação da biodiversidade da UC e outro visando a formação dos membros do conselho gestor para a sua participação no processo de gestão ambiental da reserva. Na UC de São Francisco de Paula são realizadas ações de EA desde a década de 60, atualmente estas ações são desenvolvidas pelo respectivo gestor, que não possui formação na área de EA. O enfoque dado foi o atendimento a demanda de visitantes, através de sua condução pelas trilhas da reserva e a realização de palestras. Conforme os gestores a realização de ações de EA promoveu a mudança da perspectiva do público em relação as UCs e ao órgão ambiental, contribuindo no sentido de preservação destes ambientes. Porém, foi evidenciada a dificuldade para a realização das ações voltadas a esta temática, atribuída a falta de recursos humanos e financeiros específicos. Portanto, apesar de estar entre os objetivos das UCs, observa-se que a promoção de ações de EA foi secundarizada. A valorização das ações voltadas a esta temática é essencial para que as reservas cumpram as funções pelas quais foram criadas. Uma das formas de promover esta valorização é trabalhar para que estas ações tenham um melhor acompanhamento e avaliação de sua efetividade. A disponibilização das informações geradas pelos projetos realizados para a consulta ao público e a atuação na formação das parcerias contribuiria para a continuidade e efetividade destes trabalhos.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/424210.5902/223611704242Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 804-812Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 804-8122236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4242/2810Pissatto, MônicaMerck, Ana Maria ThielenGracieli, Cibele Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4242Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02:08Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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