TRILHA ECOLÓGICA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Data de Publicação: | 2012 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4156 |
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TRILHA ECOLÓGICA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação AmbientalTrilha EcológicaTurismo Rural.http://dx.doi.org/10.5902/223611704156http://dx.doi.org/10.5902/223611704156O turismo rural vem crescendo na sociedade contemporânea onde atrai um público que busca contato direto com a natureza simplicidade do campo, ar puro, belezas naturais, atividades motoras como trilhas ecológicas, esportes radicais e outras formas de promover o lazer e o entretenimento. Além do cunho econômico o turismo rural também compreende outros fatores de cunho social, cultural e ambiental. Este artigo tem como objetivo discutir as práticas ambientais realizadas em trilhas ecológicas, com a adequação ao turismo rural. Neste estudo serão observadas as práticas realizadas na Trilha do Pororó localizada no interior do Município de Pinhal Grande/RS. A adequação turística da trilha do Pororó enquanto forma de aplicação de práticas de educação ambiental desperta a valorização e a preservação ambiental. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritiva com entrevista direcionada aos proprietários da trilha, revisão bibliográfica, observação direta, pesquisa de campo e levantamento fotográfico. Como resultado identificou-se que através do turismo rural a trilha é um produto turístico ofertado as escolas da região e grupos de visitantes, onde um dos proprietários conduz a trilha e desperta nos visitantes a conscientização ambiental através de práticas de educação ambiental. A utilização da trilha para a finalidade turística gera a preservação e conservação ambiental da mesma. Como conclusão observou-se que o turismo rural vem contribuindo com a sustentabilidade ambiental, pois a trilha do Pororó encontra-se preservada ambientalmente, sendo valorizada pelos proprietários, moradores locais e os visitantes.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/415610.5902/223611704156Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 705-719Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 705-7192236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4156/2800Silva, Mirele Milani daNetto, Tatiane AlmeidaAzevedo, Letícia Fátima deScarton, Laura PatríciaHillig, Claytoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4156Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02:07Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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