Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, João Francisco Magno
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10362
Resumo: Muitos enfoques de investigação vêm sendo discutidos atualmente na Educação Física como a ciência do moviemento humano, ciências do esporte, motricidade humana e a ciência da ação motriz. Foi justamente esta última vertente mencionada que desencadeou a discussão do presente estudo. Inicialmente, destacaremos neste texto a organização dos conhecimentos na área da Educação Física, proposta por Pierre Parlebas determinada teoria da ação motriz ou praxiologia, que busca a compreensão das ações internas das atividades físicas. Por outro lado, o conteúdo da Educação Física trabalhado em escolas sofre influência da cultura de cada localidade, região, país,... Por que o Brasil tem o futebol como principal atividade em nossa cultura esportiva e escolar? O que vem sendo praticado em outros países? A compreensão dos ambientes culturais que determinam o conteúdo da Educação Física nas escolas e de seus significados serão analisados com base na teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Assim, o presente estudo propõe uma nova matriz para reflexão dos conteúdos da Educação Física na Escola a partir da caracterização das atividades que são desenvolvidas em aulas de Educação Física, assim como a compreensão dos ambientes que determinam os seus conteúdos.
id UFSM-16_11b65ea5fa2439b186795c400c0918b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10362
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensãoMuitos enfoques de investigação vêm sendo discutidos atualmente na Educação Física como a ciência do moviemento humano, ciências do esporte, motricidade humana e a ciência da ação motriz. Foi justamente esta última vertente mencionada que desencadeou a discussão do presente estudo. Inicialmente, destacaremos neste texto a organização dos conhecimentos na área da Educação Física, proposta por Pierre Parlebas determinada teoria da ação motriz ou praxiologia, que busca a compreensão das ações internas das atividades físicas. Por outro lado, o conteúdo da Educação Física trabalhado em escolas sofre influência da cultura de cada localidade, região, país,... Por que o Brasil tem o futebol como principal atividade em nossa cultura esportiva e escolar? O que vem sendo praticado em outros países? A compreensão dos ambientes culturais que determinam o conteúdo da Educação Física nas escolas e de seus significados serão analisados com base na teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Assim, o presente estudo propõe uma nova matriz para reflexão dos conteúdos da Educação Física na Escola a partir da caracterização das atividades que são desenvolvidas em aulas de Educação Física, assim como a compreensão dos ambientes que determinam os seus conteúdos.Universidade Federal de Santa Maria2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1036210.5902/2316546410362Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10362/6338Ribas, João Francisco Magnoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-07T14:30:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10362Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-08-07T14:30:40Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão
title Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão
spellingShingle Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão
Ribas, João Francisco Magno
title_short Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão
title_full Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão
title_fullStr Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão
title_full_unstemmed Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão
title_sort Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão
author Ribas, João Francisco Magno
author_facet Ribas, João Francisco Magno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, João Francisco Magno
description Muitos enfoques de investigação vêm sendo discutidos atualmente na Educação Física como a ciência do moviemento humano, ciências do esporte, motricidade humana e a ciência da ação motriz. Foi justamente esta última vertente mencionada que desencadeou a discussão do presente estudo. Inicialmente, destacaremos neste texto a organização dos conhecimentos na área da Educação Física, proposta por Pierre Parlebas determinada teoria da ação motriz ou praxiologia, que busca a compreensão das ações internas das atividades físicas. Por outro lado, o conteúdo da Educação Física trabalhado em escolas sofre influência da cultura de cada localidade, região, país,... Por que o Brasil tem o futebol como principal atividade em nossa cultura esportiva e escolar? O que vem sendo praticado em outros países? A compreensão dos ambientes culturais que determinam o conteúdo da Educação Física nas escolas e de seus significados serão analisados com base na teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Assim, o presente estudo propõe uma nova matriz para reflexão dos conteúdos da Educação Física na Escola a partir da caracterização das atividades que são desenvolvidas em aulas de Educação Física, assim como a compreensão dos ambientes que determinam os seus conteúdos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10362
10.5902/2316546410362
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10362
identifier_str_mv 10.5902/2316546410362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10362/6338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083685244928