MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GLANER, Maria Fatima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8290
Resumo: Através deste estudo objetivou-se caracterizar e analisar as variáveis morfológicas massa corporal (MC); estatura (ES); comprimentos tronco-cefálico (CTC) e dos membros inferiores (CMI); envergadura (ENV); diâmetros palmar (DP), biestilóide rádio-ulnar (DRU) e biepicondiliano do fêmur (DBF); perímetros do antebraço (PA) e abdômen (PAB); % de gordura (%G); massa de gordura (MG) e massa corporal magra (MCM), dos atletas das seleções dos X Jogos Pan- Americanos de Handebol Masculino (n = 107) e dos atletas das equipes do XII Campeonato Brasileiro (CB) Handebol Masculino (n = 71). As seleções do Pan- Americano diferiram significativamente na ES, CTC, CMI, ENV, DP, DRU, PA, %G e MCM, o que indica que estas variáveis podem influenciar no desempenho dos atletas, já que as diferenças ocorreram entre as seleções que obtiveram colocações distintas na competição. Entre as equipes do CB não evidenciou-se diferenças estatísticas. Vários atletas das duas competições não estão de acordo com os padrões indicados para atletas de elite na ES, MC, ENV, DP e %G. Diante de tais fatos, acredita-se que para melhorar o nível do handebol é necessário detectar atletas com MC, ES, CMI, ENV, DP, DRU, PA, %G e MCM acima do percentil 80.
id UFSM-16_2a6d7fe3dc4816a7827532b032fef940
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8290
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINOAtravés deste estudo objetivou-se caracterizar e analisar as variáveis morfológicas massa corporal (MC); estatura (ES); comprimentos tronco-cefálico (CTC) e dos membros inferiores (CMI); envergadura (ENV); diâmetros palmar (DP), biestilóide rádio-ulnar (DRU) e biepicondiliano do fêmur (DBF); perímetros do antebraço (PA) e abdômen (PAB); % de gordura (%G); massa de gordura (MG) e massa corporal magra (MCM), dos atletas das seleções dos X Jogos Pan- Americanos de Handebol Masculino (n = 107) e dos atletas das equipes do XII Campeonato Brasileiro (CB) Handebol Masculino (n = 71). As seleções do Pan- Americano diferiram significativamente na ES, CTC, CMI, ENV, DP, DRU, PA, %G e MCM, o que indica que estas variáveis podem influenciar no desempenho dos atletas, já que as diferenças ocorreram entre as seleções que obtiveram colocações distintas na competição. Entre as equipes do CB não evidenciou-se diferenças estatísticas. Vários atletas das duas competições não estão de acordo com os padrões indicados para atletas de elite na ES, MC, ENV, DP e %G. Diante de tais fatos, acredita-se que para melhorar o nível do handebol é necessário detectar atletas com MC, ES, CMI, ENV, DP, DRU, PA, %G e MCM acima do percentil 80.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/829010.5902/231654648290Kinesis; Kinesis, n. 16, Jul./Dez. 1997.Kinesis; Kinesis, n. 16, Jul./Dez. 1997.Kinesis; Kinesis, n. 16, Jul./Dez. 1997.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8290/4996GLANER, Maria Fatimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-21T12:41:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8290Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-21T12:41:27Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO
title MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO
spellingShingle MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO
GLANER, Maria Fatima
title_short MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO
title_full MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO
title_fullStr MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO
title_full_unstemmed MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO
title_sort MORFOLOGIA DE ATLETAS PAN-AMERICANOS E BRASILEIROS DE HANDEBOL ADULTO MASCULINO
author GLANER, Maria Fatima
author_facet GLANER, Maria Fatima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GLANER, Maria Fatima
description Através deste estudo objetivou-se caracterizar e analisar as variáveis morfológicas massa corporal (MC); estatura (ES); comprimentos tronco-cefálico (CTC) e dos membros inferiores (CMI); envergadura (ENV); diâmetros palmar (DP), biestilóide rádio-ulnar (DRU) e biepicondiliano do fêmur (DBF); perímetros do antebraço (PA) e abdômen (PAB); % de gordura (%G); massa de gordura (MG) e massa corporal magra (MCM), dos atletas das seleções dos X Jogos Pan- Americanos de Handebol Masculino (n = 107) e dos atletas das equipes do XII Campeonato Brasileiro (CB) Handebol Masculino (n = 71). As seleções do Pan- Americano diferiram significativamente na ES, CTC, CMI, ENV, DP, DRU, PA, %G e MCM, o que indica que estas variáveis podem influenciar no desempenho dos atletas, já que as diferenças ocorreram entre as seleções que obtiveram colocações distintas na competição. Entre as equipes do CB não evidenciou-se diferenças estatísticas. Vários atletas das duas competições não estão de acordo com os padrões indicados para atletas de elite na ES, MC, ENV, DP e %G. Diante de tais fatos, acredita-se que para melhorar o nível do handebol é necessário detectar atletas com MC, ES, CMI, ENV, DP, DRU, PA, %G e MCM acima do percentil 80.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8290
10.5902/231654648290
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8290
identifier_str_mv 10.5902/231654648290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8290/4996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 16, Jul./Dez. 1997.
Kinesis; Kinesis, n. 16, Jul./Dez. 1997.
Kinesis; Kinesis, n. 16, Jul./Dez. 1997.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083199754240