INTERAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: PECULIARIDADES DO CONCEITO HALLIWICK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Beatriz Dittrich
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bataglion, Giandra Anceski, Zuchetto, Angela Teresinha, Nasser, John Peter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18227
Resumo: O objetivo desse estudo foi descrever as interações sociais de crianças com deficiênciaem aula utilizando Halliwick. Participaram cinco crianças (nadadores) e nove adultos(auxiliares). A aula foi filmada e as interações sociais foram categorizadas: nadadornadadorou nadador-assistente. Ocorreram 26 interações entre nadador-nadador e 153entre nadador-auxiliar. Houve maior quantidade de interações entre os nadadores eauxiliares devido a falta de independência das crianças na água e conseqüentenecessidade de auxílio. Conclui-se que as características do conceito Halliwickinfluenciaram as interações uma vez que ele prevê constante contato entre os envolvidospermitindo o estabelecimento de vínculos de confiança e amizade.
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