ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A GINÁSTICA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8151 |
Resumo: | A Educação Física Brasileira nos últimos tempos tem sido palco de inúmeras discussões onde destacamos os debates sobre a legalização e legitimação da Educação Física no âmbito escolar; dos Parâmetros Curriculares Nacionais; a qualidade dos cursos de formação profissional. Entretanto, pouco se tem debatido e discutido à respeito da ginástica enquanto um conteúdo da Educação Física. A intenção desse texto é de contribuir para a reflexão sobre a possibilidade de elaborarmos uma proposta de ginástica pedagógica, bem como a viabilidade de trabalharmos com essa proposta no curso de Graduação em Educação Física. Para isso, num primeiro momento, estabelecemos a relação entre Ser Humano, Educação Física e Ginástica, esclarecemos nossa compreensão de movimento humano enquanto “se-movimentar”. Em seguida, apresentamos a compreensão de movimento na ginástica e as propostas de ginástica desenvolvidas no âmbito nacional, dentro da perspectiva da ginástica pedagógica. Por último, analisamos diferentes propostas de se trabalhar com a ginástica: a ginástica esportiva e a ginástica pedagógica. Esperamos que este ensaio possa enriquecer as discussões na nossa área servindo de subsídios para a intervenção pedagógica desenvolvendo propostas de ginástica visando a formação do ser humano. |
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ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A GINÁSTICA PEDAGÓGICAA Educação Física Brasileira nos últimos tempos tem sido palco de inúmeras discussões onde destacamos os debates sobre a legalização e legitimação da Educação Física no âmbito escolar; dos Parâmetros Curriculares Nacionais; a qualidade dos cursos de formação profissional. Entretanto, pouco se tem debatido e discutido à respeito da ginástica enquanto um conteúdo da Educação Física. A intenção desse texto é de contribuir para a reflexão sobre a possibilidade de elaborarmos uma proposta de ginástica pedagógica, bem como a viabilidade de trabalharmos com essa proposta no curso de Graduação em Educação Física. Para isso, num primeiro momento, estabelecemos a relação entre Ser Humano, Educação Física e Ginástica, esclarecemos nossa compreensão de movimento humano enquanto “se-movimentar”. Em seguida, apresentamos a compreensão de movimento na ginástica e as propostas de ginástica desenvolvidas no âmbito nacional, dentro da perspectiva da ginástica pedagógica. Por último, analisamos diferentes propostas de se trabalhar com a ginástica: a ginástica esportiva e a ginástica pedagógica. Esperamos que este ensaio possa enriquecer as discussões na nossa área servindo de subsídios para a intervenção pedagógica desenvolvendo propostas de ginástica visando a formação do ser humano.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/815110.5902/231654648151Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8151/4884MÜRMANN, Cinara Valency Enéasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-12T13:41:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8151Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-12T13:41:15Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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