DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213 |
Resumo: | Este estudo teve como principal objetivo estabelecer princípios didático- pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem da dança em aulas de Educação Física fundamentadas na teoria de desenvolvimento humano de Vygotsky, caracterizando- se como uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa. Após construção, análise e interpretação do quadro teórico referencial, fizeram-se as seguintes constatações: a dança promove o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores por ser capaz de aliar emoção-imaginação-pensamento; a zona de desenvolvimento proximal é uma proposição teórico-prática que fornece indicadores relativos a procedimentos didáticos; o professor pode favorecer a criação de zonas de desenvolvimento proximal em aulas de Educação Física, quando constrói um cenário didático onde o aluno seja envolvido em autênticos contextos sociais, apropriando-se de mediadores instaimentais, e está engajado em tarefas desafio. Este estudo pretende contribuir para o debate pedagógico em torno das proposições vygotskyanas no sentido de esclarecer quais as possíveis contribuições à Educação Física escolar. |
id |
UFSM-16_4343af5f9c4d4030488d260f1a238902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10213 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTOEste estudo teve como principal objetivo estabelecer princípios didático- pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem da dança em aulas de Educação Física fundamentadas na teoria de desenvolvimento humano de Vygotsky, caracterizando- se como uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa. Após construção, análise e interpretação do quadro teórico referencial, fizeram-se as seguintes constatações: a dança promove o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores por ser capaz de aliar emoção-imaginação-pensamento; a zona de desenvolvimento proximal é uma proposição teórico-prática que fornece indicadores relativos a procedimentos didáticos; o professor pode favorecer a criação de zonas de desenvolvimento proximal em aulas de Educação Física, quando constrói um cenário didático onde o aluno seja envolvido em autênticos contextos sociais, apropriando-se de mediadores instaimentais, e está engajado em tarefas desafio. Este estudo pretende contribuir para o debate pedagógico em torno das proposições vygotskyanas no sentido de esclarecer quais as possíveis contribuições à Educação Física escolar.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1021310.5902/2316546410213Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213/6205Pereira, Sybelle Regina Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-31T13:59:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10213Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-07-31T13:59:03Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO |
title |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO |
spellingShingle |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO Pereira, Sybelle Regina Carvalho |
title_short |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO |
title_full |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO |
title_fullStr |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO |
title_full_unstemmed |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO |
title_sort |
DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO |
author |
Pereira, Sybelle Regina Carvalho |
author_facet |
Pereira, Sybelle Regina Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sybelle Regina Carvalho |
description |
Este estudo teve como principal objetivo estabelecer princípios didático- pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem da dança em aulas de Educação Física fundamentadas na teoria de desenvolvimento humano de Vygotsky, caracterizando- se como uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa. Após construção, análise e interpretação do quadro teórico referencial, fizeram-se as seguintes constatações: a dança promove o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores por ser capaz de aliar emoção-imaginação-pensamento; a zona de desenvolvimento proximal é uma proposição teórico-prática que fornece indicadores relativos a procedimentos didáticos; o professor pode favorecer a criação de zonas de desenvolvimento proximal em aulas de Educação Física, quando constrói um cenário didático onde o aluno seja envolvido em autênticos contextos sociais, apropriando-se de mediadores instaimentais, e está engajado em tarefas desafio. Este estudo pretende contribuir para o debate pedagógico em torno das proposições vygotskyanas no sentido de esclarecer quais as possíveis contribuições à Educação Física escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213 10.5902/2316546410213 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316546410213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213/6205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001. Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001. Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001. 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944083632816128 |