DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sybelle Regina Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo estabelecer princípios didático- pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem da dança em aulas de Educação Física fundamentadas na teoria de desenvolvimento humano de Vygotsky, caracterizando- se como uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa. Após construção, análise e interpretação do quadro teórico referencial, fizeram-se as seguintes constatações: a dança promove o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores por ser capaz de aliar emoção-imaginação-pensamento; a zona de desenvolvimento proximal é uma proposição teórico-prática que fornece indicadores relativos a procedimentos didáticos; o professor pode favorecer a criação de zonas de desenvolvimento proximal em aulas de Educação Física, quando constrói um cenário didático onde o aluno seja envolvido em autênticos contextos sociais, apropriando-se de mediadores instaimentais, e está engajado em tarefas desafio. Este estudo pretende contribuir para o debate pedagógico em torno das proposições vygotskyanas no sentido de esclarecer quais as possíveis contribuições à Educação Física escolar.
id UFSM-16_4343af5f9c4d4030488d260f1a238902
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10213
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTOEste estudo teve como principal objetivo estabelecer princípios didático- pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem da dança em aulas de Educação Física fundamentadas na teoria de desenvolvimento humano de Vygotsky, caracterizando- se como uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa. Após construção, análise e interpretação do quadro teórico referencial, fizeram-se as seguintes constatações: a dança promove o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores por ser capaz de aliar emoção-imaginação-pensamento; a zona de desenvolvimento proximal é uma proposição teórico-prática que fornece indicadores relativos a procedimentos didáticos; o professor pode favorecer a criação de zonas de desenvolvimento proximal em aulas de Educação Física, quando constrói um cenário didático onde o aluno seja envolvido em autênticos contextos sociais, apropriando-se de mediadores instaimentais, e está engajado em tarefas desafio. Este estudo pretende contribuir para o debate pedagógico em torno das proposições vygotskyanas no sentido de esclarecer quais as possíveis contribuições à Educação Física escolar.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1021310.5902/2316546410213Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213/6205Pereira, Sybelle Regina Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-31T13:59:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10213Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-07-31T13:59:03Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
title DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
spellingShingle DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
Pereira, Sybelle Regina Carvalho
title_short DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
title_full DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
title_fullStr DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
title_full_unstemmed DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
title_sort DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO
author Pereira, Sybelle Regina Carvalho
author_facet Pereira, Sybelle Regina Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sybelle Regina Carvalho
description Este estudo teve como principal objetivo estabelecer princípios didático- pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem da dança em aulas de Educação Física fundamentadas na teoria de desenvolvimento humano de Vygotsky, caracterizando- se como uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa. Após construção, análise e interpretação do quadro teórico referencial, fizeram-se as seguintes constatações: a dança promove o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores por ser capaz de aliar emoção-imaginação-pensamento; a zona de desenvolvimento proximal é uma proposição teórico-prática que fornece indicadores relativos a procedimentos didáticos; o professor pode favorecer a criação de zonas de desenvolvimento proximal em aulas de Educação Física, quando constrói um cenário didático onde o aluno seja envolvido em autênticos contextos sociais, apropriando-se de mediadores instaimentais, e está engajado em tarefas desafio. Este estudo pretende contribuir para o debate pedagógico em torno das proposições vygotskyanas no sentido de esclarecer quais as possíveis contribuições à Educação Física escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213
10.5902/2316546410213
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213
identifier_str_mv 10.5902/2316546410213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10213/6205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
Kinesis; Kinesis, n. 25, Jul./Dez. 2001.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083632816128