Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gaspar Rogério
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8009
Resumo: Investigou-se a aptidão física de 36 indivíduos, sendo 18 pacientes portadores de diabetes mellitus não- insulinodependentes e outros 18 indivíduos sedentários não diabéticos, que serviram de grupo controle, através dos testes de antropometria, ergométrico em esteira, caminhada, força e de flexibilidade, comparando os resultados com o grupo controle. Os pacientes apresentaram componentes endomórfico, ectomórfico e um percentual de gordura significativamente inferiores ao grupo controle, mas sem apresentar correlação com a aptidão física. Constatamos que os pacientes apresentaram uma capacidade aeróbia em torno de 60% dos indivíduos do grupo controle, com um consumo de oxigênio médio estimado em aproximadamente 20 ml/Kg/min. A força muscular dos pacientes esteve diminuída em vários grupos musculares sugerindo a presença de uma miopatia diabética, com repercussões no desempenho físico. O teste de caminhada de 6 minutos foi um teste fácil de ser aplicado com uma boa correlação com a capacidade aeróbia. Os pacientes apresentaram, durante o teste ergométrico um bloqueio na resposta cronotrópica e uma resposta pressórica superior ao grupo controle, que associado a claudicação intermitente motivou por várias vezes a interrupção do teste ergométrico. O eletrocardiograma de esforço foi considerado normal em 80% dos pacientes.
id UFSM-16_47123ac25cd6faec238b4ec1ede5a727
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8009
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentesInvestigou-se a aptidão física de 36 indivíduos, sendo 18 pacientes portadores de diabetes mellitus não- insulinodependentes e outros 18 indivíduos sedentários não diabéticos, que serviram de grupo controle, através dos testes de antropometria, ergométrico em esteira, caminhada, força e de flexibilidade, comparando os resultados com o grupo controle. Os pacientes apresentaram componentes endomórfico, ectomórfico e um percentual de gordura significativamente inferiores ao grupo controle, mas sem apresentar correlação com a aptidão física. Constatamos que os pacientes apresentaram uma capacidade aeróbia em torno de 60% dos indivíduos do grupo controle, com um consumo de oxigênio médio estimado em aproximadamente 20 ml/Kg/min. A força muscular dos pacientes esteve diminuída em vários grupos musculares sugerindo a presença de uma miopatia diabética, com repercussões no desempenho físico. O teste de caminhada de 6 minutos foi um teste fácil de ser aplicado com uma boa correlação com a capacidade aeróbia. Os pacientes apresentaram, durante o teste ergométrico um bloqueio na resposta cronotrópica e uma resposta pressórica superior ao grupo controle, que associado a claudicação intermitente motivou por várias vezes a interrupção do teste ergométrico. O eletrocardiograma de esforço foi considerado normal em 80% dos pacientes.Universidade Federal de Santa Maria2003-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/800910.5902/231654648009Kinesis; Kinesis, n. 26, jan./jun. 2002.Kinesis; Kinesis, n. 26, jan./jun. 2002.Kinesis; Kinesis, n. 26, jan./jun. 2002.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8009/4792Silva, Gaspar Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-04T13:45:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8009Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-04T13:45:03Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes
title Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes
spellingShingle Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes
Silva, Gaspar Rogério
title_short Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes
title_full Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes
title_fullStr Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes
title_full_unstemmed Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes
title_sort Investigação da aptidão física de pacientes diabéticos não- insulinodependentes
author Silva, Gaspar Rogério
author_facet Silva, Gaspar Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gaspar Rogério
description Investigou-se a aptidão física de 36 indivíduos, sendo 18 pacientes portadores de diabetes mellitus não- insulinodependentes e outros 18 indivíduos sedentários não diabéticos, que serviram de grupo controle, através dos testes de antropometria, ergométrico em esteira, caminhada, força e de flexibilidade, comparando os resultados com o grupo controle. Os pacientes apresentaram componentes endomórfico, ectomórfico e um percentual de gordura significativamente inferiores ao grupo controle, mas sem apresentar correlação com a aptidão física. Constatamos que os pacientes apresentaram uma capacidade aeróbia em torno de 60% dos indivíduos do grupo controle, com um consumo de oxigênio médio estimado em aproximadamente 20 ml/Kg/min. A força muscular dos pacientes esteve diminuída em vários grupos musculares sugerindo a presença de uma miopatia diabética, com repercussões no desempenho físico. O teste de caminhada de 6 minutos foi um teste fácil de ser aplicado com uma boa correlação com a capacidade aeróbia. Os pacientes apresentaram, durante o teste ergométrico um bloqueio na resposta cronotrópica e uma resposta pressórica superior ao grupo controle, que associado a claudicação intermitente motivou por várias vezes a interrupção do teste ergométrico. O eletrocardiograma de esforço foi considerado normal em 80% dos pacientes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8009
10.5902/231654648009
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8009
identifier_str_mv 10.5902/231654648009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8009/4792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 26, jan./jun. 2002.
Kinesis; Kinesis, n. 26, jan./jun. 2002.
Kinesis; Kinesis, n. 26, jan./jun. 2002.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082748866560