Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Maria Helena da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8427
Resumo: O propósito deste estudo foi diagnosticar as atividades motoras desenvolvidas fora de sala de aula, pelos professores nas pré-escolas públicas de Santa Maria e propor uma metodologia para análise das atividades motoras de crianças pré-escolares. Participaram do estudo 74 professores e gravaram-se 42 aulas correpondentes aos que desenvolviam atividades motoras fora de sala de aula. Após a análise dos resultados, concluiu-se que existe uma prática de atividades motoras fora de sala de aula, objetivando a criança como um todo, mas na prática há uma incongruência com o que se propõe, como também um desequilíbrio no desenvolvimento dos movimentos básico- fundamentais, prevalecendo os movimentos locomotores e as capacidades perceptivas, destacando-se a discriminação cinestésica.
id UFSM-16_5e16c1f91e5c649b18ed03e6cb04c0de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8427
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motorasO propósito deste estudo foi diagnosticar as atividades motoras desenvolvidas fora de sala de aula, pelos professores nas pré-escolas públicas de Santa Maria e propor uma metodologia para análise das atividades motoras de crianças pré-escolares. Participaram do estudo 74 professores e gravaram-se 42 aulas correpondentes aos que desenvolviam atividades motoras fora de sala de aula. Após a análise dos resultados, concluiu-se que existe uma prática de atividades motoras fora de sala de aula, objetivando a criança como um todo, mas na prática há uma incongruência com o que se propõe, como também um desequilíbrio no desenvolvimento dos movimentos básico- fundamentais, prevalecendo os movimentos locomotores e as capacidades perceptivas, destacando-se a discriminação cinestésica.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/842710.5902/231654648427Kinesis; Kinesis, n. 7, Jan./Jun. 1991.Kinesis; Kinesis, n. 7, Jan./Jun. 1991.Kinesis; Kinesis, n. 7, Jan./Jun. 1991.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8427/5107Ramalho, Maria Helena da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-27T12:01:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8427Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-27T12:01:41Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras
title Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras
spellingShingle Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras
Ramalho, Maria Helena da Silva
title_short Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras
title_full Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras
title_fullStr Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras
title_full_unstemmed Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras
title_sort Pré-Escola: diagnóstico e metodologia de atividades motoras
author Ramalho, Maria Helena da Silva
author_facet Ramalho, Maria Helena da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Maria Helena da Silva
description O propósito deste estudo foi diagnosticar as atividades motoras desenvolvidas fora de sala de aula, pelos professores nas pré-escolas públicas de Santa Maria e propor uma metodologia para análise das atividades motoras de crianças pré-escolares. Participaram do estudo 74 professores e gravaram-se 42 aulas correpondentes aos que desenvolviam atividades motoras fora de sala de aula. Após a análise dos resultados, concluiu-se que existe uma prática de atividades motoras fora de sala de aula, objetivando a criança como um todo, mas na prática há uma incongruência com o que se propõe, como também um desequilíbrio no desenvolvimento dos movimentos básico- fundamentais, prevalecendo os movimentos locomotores e as capacidades perceptivas, destacando-se a discriminação cinestésica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8427
10.5902/231654648427
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8427
identifier_str_mv 10.5902/231654648427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8427/5107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 7, Jan./Jun. 1991.
Kinesis; Kinesis, n. 7, Jan./Jun. 1991.
Kinesis; Kinesis, n. 7, Jan./Jun. 1991.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083242745856