A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FENSTERSEIFER, Alex
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8186
Resumo: Em nosso entendimento, avaliar é estar junto com os educandos no processo de construção do conhecimento. O professor deve estar atento, contribuindo para o desenvolvimento do aluno, compreendendo-o como um ser global, com ampla participação em todos momentos em que a aprendizagem vai se desenvolvendo. Avaliar é olhar criticamente sobre o que estamos fazendo. Esse olhar nos dará condições de decidirmos sobre as formas de melhorar a construção na qual estamos trabalhando. Avaliar, antes de ser a análise de uma questão pontual, é uma síntese e, assim, precisa ser pensada como totalidade que desestabiliza do início ao fim de um etapa determinada. Avaliar não é uma tarefa analítica de um momento que pergunta pelos momentos anteriores e quer uma resposta pronta e imediata. Avaliar é uma questão do cotidiano - aquilo que se deve fazer todos os dias e não um Juízo Final (Almeida, 1995). Interpretando o autor, pensamos que, para não ser juízo final, a avaliação “não” deve ser um processo “terminal”, ou seja, um momento isolado do processo pedagógico, mas uma prática contínua presente em todas as suas etapas.
id UFSM-16_6c38ad75281720d98c91fb276c84f55f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8186
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling A QUESTÃO DA AVALIAÇÃOEm nosso entendimento, avaliar é estar junto com os educandos no processo de construção do conhecimento. O professor deve estar atento, contribuindo para o desenvolvimento do aluno, compreendendo-o como um ser global, com ampla participação em todos momentos em que a aprendizagem vai se desenvolvendo. Avaliar é olhar criticamente sobre o que estamos fazendo. Esse olhar nos dará condições de decidirmos sobre as formas de melhorar a construção na qual estamos trabalhando. Avaliar, antes de ser a análise de uma questão pontual, é uma síntese e, assim, precisa ser pensada como totalidade que desestabiliza do início ao fim de um etapa determinada. Avaliar não é uma tarefa analítica de um momento que pergunta pelos momentos anteriores e quer uma resposta pronta e imediata. Avaliar é uma questão do cotidiano - aquilo que se deve fazer todos os dias e não um Juízo Final (Almeida, 1995). Interpretando o autor, pensamos que, para não ser juízo final, a avaliação “não” deve ser um processo “terminal”, ou seja, um momento isolado do processo pedagógico, mas uma prática contínua presente em todas as suas etapas.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/818610.5902/231654648186Kinesis; Kinesis, n. 17, Jul./Dez. 1997.Kinesis; Kinesis, n. 17, Jul./Dez. 1997.Kinesis; Kinesis, n. 17, Jul./Dez. 1997.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8186/4915FENSTERSEIFER, Alexinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-15T14:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8186Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-15T14:36:08Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
title A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
spellingShingle A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
FENSTERSEIFER, Alex
title_short A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
title_full A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
title_fullStr A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
title_full_unstemmed A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
title_sort A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO
author FENSTERSEIFER, Alex
author_facet FENSTERSEIFER, Alex
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FENSTERSEIFER, Alex
description Em nosso entendimento, avaliar é estar junto com os educandos no processo de construção do conhecimento. O professor deve estar atento, contribuindo para o desenvolvimento do aluno, compreendendo-o como um ser global, com ampla participação em todos momentos em que a aprendizagem vai se desenvolvendo. Avaliar é olhar criticamente sobre o que estamos fazendo. Esse olhar nos dará condições de decidirmos sobre as formas de melhorar a construção na qual estamos trabalhando. Avaliar, antes de ser a análise de uma questão pontual, é uma síntese e, assim, precisa ser pensada como totalidade que desestabiliza do início ao fim de um etapa determinada. Avaliar não é uma tarefa analítica de um momento que pergunta pelos momentos anteriores e quer uma resposta pronta e imediata. Avaliar é uma questão do cotidiano - aquilo que se deve fazer todos os dias e não um Juízo Final (Almeida, 1995). Interpretando o autor, pensamos que, para não ser juízo final, a avaliação “não” deve ser um processo “terminal”, ou seja, um momento isolado do processo pedagógico, mas uma prática contínua presente em todas as suas etapas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8186
10.5902/231654648186
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8186
identifier_str_mv 10.5902/231654648186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8186/4915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 17, Jul./Dez. 1997.
Kinesis; Kinesis, n. 17, Jul./Dez. 1997.
Kinesis; Kinesis, n. 17, Jul./Dez. 1997.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082875744256