ESTAMOS ENVELHECENDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda C.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10150
Resumo: Neste ensaio abordamos as questões do envelhecimento, dos preconceitos, da atividade física e as imposições sociais através da mídia. Nossa sociedade convenciona atos a idades, massifica atitudes e cria estereótipos que acabam por levar a pessoa em envelhecimento ao sedentarismo. Preocupamo-nos com a questão dos estereótipos de beleza lançados pela mídia e supervalorizados nas academias porque sabemos que a atividade física não pode impedir o processo de envelhecimento. A maneira pela qual a atividade física é praticada dentro das academias de ginástica pouco tem contribuído para mudar este quadro, porém acreditamos que este espaço possa vir a se tomar um meio eficiente que colabore na qualidade de vida das pessoas, que se traduz em viver bem todas as idades. Quando as pessoas estão muito apegadas ao corpo e à estética, fica mais difícil aceitar as mudanças e as perdas orgânicas que a idade acarreta. A atividade física, na sua essência, deveria ser um meio facilitador da etapa do envelhecimento e não um instrumento de "fuga" do ciclo natural da vida, tomando o exercício uma "tortura" em busca do corpo perfeito. As pessoas precisam estar preparadas para as mudanças orgânicas e psicológicas que ocorrem durante o envelhecimento, e também saber a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, relegando, para segundo plano, os valores estéticos que o exercício, por conseqüência, proporciona.
id UFSM-16_70bfee1875bf804289350e8fd37c53ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10150
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling ESTAMOS ENVELHECENDONeste ensaio abordamos as questões do envelhecimento, dos preconceitos, da atividade física e as imposições sociais através da mídia. Nossa sociedade convenciona atos a idades, massifica atitudes e cria estereótipos que acabam por levar a pessoa em envelhecimento ao sedentarismo. Preocupamo-nos com a questão dos estereótipos de beleza lançados pela mídia e supervalorizados nas academias porque sabemos que a atividade física não pode impedir o processo de envelhecimento. A maneira pela qual a atividade física é praticada dentro das academias de ginástica pouco tem contribuído para mudar este quadro, porém acreditamos que este espaço possa vir a se tomar um meio eficiente que colabore na qualidade de vida das pessoas, que se traduz em viver bem todas as idades. Quando as pessoas estão muito apegadas ao corpo e à estética, fica mais difícil aceitar as mudanças e as perdas orgânicas que a idade acarreta. A atividade física, na sua essência, deveria ser um meio facilitador da etapa do envelhecimento e não um instrumento de "fuga" do ciclo natural da vida, tomando o exercício uma "tortura" em busca do corpo perfeito. As pessoas precisam estar preparadas para as mudanças orgânicas e psicológicas que ocorrem durante o envelhecimento, e também saber a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, relegando, para segundo plano, os valores estéticos que o exercício, por conseqüência, proporciona.Universidade Federal de Santa Maria2014-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1015010.5902/2316546410150Kinesis; Kinesis, n. 15, Jan./Jul. 1996.Kinesis; Kinesis, n. 15, Jan./Jul. 1996.Kinesis; Kinesis, n. 15, Jan./Jul. 1996.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10150/6127Lima, Fernanda C.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-06T21:47:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10150Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2014-09-06T21:47:29Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTAMOS ENVELHECENDO
title ESTAMOS ENVELHECENDO
spellingShingle ESTAMOS ENVELHECENDO
Lima, Fernanda C.
title_short ESTAMOS ENVELHECENDO
title_full ESTAMOS ENVELHECENDO
title_fullStr ESTAMOS ENVELHECENDO
title_full_unstemmed ESTAMOS ENVELHECENDO
title_sort ESTAMOS ENVELHECENDO
author Lima, Fernanda C.
author_facet Lima, Fernanda C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernanda C.
description Neste ensaio abordamos as questões do envelhecimento, dos preconceitos, da atividade física e as imposições sociais através da mídia. Nossa sociedade convenciona atos a idades, massifica atitudes e cria estereótipos que acabam por levar a pessoa em envelhecimento ao sedentarismo. Preocupamo-nos com a questão dos estereótipos de beleza lançados pela mídia e supervalorizados nas academias porque sabemos que a atividade física não pode impedir o processo de envelhecimento. A maneira pela qual a atividade física é praticada dentro das academias de ginástica pouco tem contribuído para mudar este quadro, porém acreditamos que este espaço possa vir a se tomar um meio eficiente que colabore na qualidade de vida das pessoas, que se traduz em viver bem todas as idades. Quando as pessoas estão muito apegadas ao corpo e à estética, fica mais difícil aceitar as mudanças e as perdas orgânicas que a idade acarreta. A atividade física, na sua essência, deveria ser um meio facilitador da etapa do envelhecimento e não um instrumento de "fuga" do ciclo natural da vida, tomando o exercício uma "tortura" em busca do corpo perfeito. As pessoas precisam estar preparadas para as mudanças orgânicas e psicológicas que ocorrem durante o envelhecimento, e também saber a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, relegando, para segundo plano, os valores estéticos que o exercício, por conseqüência, proporciona.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10150
10.5902/2316546410150
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10150
identifier_str_mv 10.5902/2316546410150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10150/6127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 15, Jan./Jul. 1996.
Kinesis; Kinesis, n. 15, Jan./Jul. 1996.
Kinesis; Kinesis, n. 15, Jan./Jul. 1996.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083583533056