Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Silvio Claudio Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8434
Resumo: Utilizando-se o método da cinematografia bidimensional, foi possível obter dados sobre o deslocamento do centro de gravidade, bem como observar o comportamento da velocidade do centro de gravidade durante a execução de um ciclo do movimento na ginga da capoeira. A amostra intencional foi constituída de quatro atletas do sexo masculino, com bom nível de experiência. Neste estudo observou-se que as trajetórias descritas pelo deslocamento do centro de gravidade apresentaram-se padrão para os sujeitos da amostra. O deslocamento do centro de gravidade em relação ao plano XZ (plano transversal), apresentou uma configuração em forma de Ferradura. Alturas máximas no deslocamento do centro de gravidade foram encontradas freqüentemente na metade das fases do movimento. As alturas mínimas, relacionadas com velocidades muito baixas, próximas de zero, foram observadas no momento em que o corpo retornava à frente, nas fases de duplo apoio (segunda e quarta fases). As velocidades máximas do deslocamento do centro de gravidade encontradas no ciclo não ultrapassaram 2.00m/s, e as velocidades mínimas situaram-se no limite próximo de 0.0 lm/s, no movimento da ginga na capoeira.
id UFSM-16_7d479248139ae82acfd8389297bf868b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8434
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling Análise Bidimen¬ sional da Ginga na CapoeiraUtilizando-se o método da cinematografia bidimensional, foi possível obter dados sobre o deslocamento do centro de gravidade, bem como observar o comportamento da velocidade do centro de gravidade durante a execução de um ciclo do movimento na ginga da capoeira. A amostra intencional foi constituída de quatro atletas do sexo masculino, com bom nível de experiência. Neste estudo observou-se que as trajetórias descritas pelo deslocamento do centro de gravidade apresentaram-se padrão para os sujeitos da amostra. O deslocamento do centro de gravidade em relação ao plano XZ (plano transversal), apresentou uma configuração em forma de Ferradura. Alturas máximas no deslocamento do centro de gravidade foram encontradas freqüentemente na metade das fases do movimento. As alturas mínimas, relacionadas com velocidades muito baixas, próximas de zero, foram observadas no momento em que o corpo retornava à frente, nas fases de duplo apoio (segunda e quarta fases). As velocidades máximas do deslocamento do centro de gravidade encontradas no ciclo não ultrapassaram 2.00m/s, e as velocidades mínimas situaram-se no limite próximo de 0.0 lm/s, no movimento da ginga na capoeira.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/843410.5902/231654648434Kinesis; Kinesis, n. 8, Jul./Dez. 1991.Kinesis; Kinesis, n. 8, Jul./Dez. 1991.Kinesis; Kinesis, n. 8, Jul./Dez. 1991.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8434/5113Rodrigues, Silvio Claudio Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-27T18:05:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8434Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-27T18:05:18Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
title Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
spellingShingle Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
Rodrigues, Silvio Claudio Pereira
title_short Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
title_full Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
title_fullStr Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
title_full_unstemmed Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
title_sort Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
author Rodrigues, Silvio Claudio Pereira
author_facet Rodrigues, Silvio Claudio Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Silvio Claudio Pereira
description Utilizando-se o método da cinematografia bidimensional, foi possível obter dados sobre o deslocamento do centro de gravidade, bem como observar o comportamento da velocidade do centro de gravidade durante a execução de um ciclo do movimento na ginga da capoeira. A amostra intencional foi constituída de quatro atletas do sexo masculino, com bom nível de experiência. Neste estudo observou-se que as trajetórias descritas pelo deslocamento do centro de gravidade apresentaram-se padrão para os sujeitos da amostra. O deslocamento do centro de gravidade em relação ao plano XZ (plano transversal), apresentou uma configuração em forma de Ferradura. Alturas máximas no deslocamento do centro de gravidade foram encontradas freqüentemente na metade das fases do movimento. As alturas mínimas, relacionadas com velocidades muito baixas, próximas de zero, foram observadas no momento em que o corpo retornava à frente, nas fases de duplo apoio (segunda e quarta fases). As velocidades máximas do deslocamento do centro de gravidade encontradas no ciclo não ultrapassaram 2.00m/s, e as velocidades mínimas situaram-se no limite próximo de 0.0 lm/s, no movimento da ginga na capoeira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8434
10.5902/231654648434
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8434
identifier_str_mv 10.5902/231654648434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8434/5113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 8, Jul./Dez. 1991.
Kinesis; Kinesis, n. 8, Jul./Dez. 1991.
Kinesis; Kinesis, n. 8, Jul./Dez. 1991.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083249037312