Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Ana Cristina de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10233
Resumo: O presente estudo teve por objetivo descrever e obter dados, para fins de comparação, de dois métodos fotograméticos que possibilitam a análise especial em estudos biomecânicos, utilizando-se câmeras não-métricas: o método desenvolvido por Fonseca & Ávila (1991) e o método da Transformação Liner Direta (DLT) elaborado por Abdel-Aziz & Karara (1971). Através da obtenção das coordenadas espaciais de 25 pontos distribuídos no espaço, segundo cada método, foi possível compará-los entre si e com as médias das coordenadas X, Y e Z, previamente medidas, utilizando-se análise de variância e regressão linear. Os resultados indicaram não haver diferença estatisticamente significante entre as médias das coordenadas em relação aos eixos X, Y ou Z, para qualquer um dos métodos, notando-se, no entanto, uma maior precisão nos resultados do Método DLT. A regressão linear mostrou uma elevada correlação entre erros absolutos, variações no valor da distância focal e variações no fator de aplicação, como esperado, tendo-se observado maior influência deste último com relação à precisão no cálculo das coordenadas. Acredita-se que o método Fonseca & Ávila possa ser uma alternativa quando o método DLT não puder ser empregado.
id UFSM-16_a9d010c4dc4986f9f316ba0dc4089bc9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10233
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)O presente estudo teve por objetivo descrever e obter dados, para fins de comparação, de dois métodos fotograméticos que possibilitam a análise especial em estudos biomecânicos, utilizando-se câmeras não-métricas: o método desenvolvido por Fonseca & Ávila (1991) e o método da Transformação Liner Direta (DLT) elaborado por Abdel-Aziz & Karara (1971). Através da obtenção das coordenadas espaciais de 25 pontos distribuídos no espaço, segundo cada método, foi possível compará-los entre si e com as médias das coordenadas X, Y e Z, previamente medidas, utilizando-se análise de variância e regressão linear. Os resultados indicaram não haver diferença estatisticamente significante entre as médias das coordenadas em relação aos eixos X, Y ou Z, para qualquer um dos métodos, notando-se, no entanto, uma maior precisão nos resultados do Método DLT. A regressão linear mostrou uma elevada correlação entre erros absolutos, variações no valor da distância focal e variações no fator de aplicação, como esperado, tendo-se observado maior influência deste último com relação à precisão no cálculo das coordenadas. Acredita-se que o método Fonseca & Ávila possa ser uma alternativa quando o método DLT não puder ser empregado.Universidade Federal de Santa Maria2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1023310.5902/2316546410233Kinesis; Kinesis, n. 10, Jul./Dez. 1992.Kinesis; Kinesis, n. 10, Jul./Dez. 1992.Kinesis; Kinesis, n. 10, Jul./Dez. 1992.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10233/6227David, Ana Cristina deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-01T12:55:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10233Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-08-01T12:55:54Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)
title Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)
spellingShingle Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)
David, Ana Cristina de
title_short Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)
title_full Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)
title_fullStr Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)
title_full_unstemmed Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)
title_sort Um novo método fotogramétrico adequado a análises biomecânicas: comparação com o método DLT (transformação Linear Direta)
author David, Ana Cristina de
author_facet David, Ana Cristina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Ana Cristina de
description O presente estudo teve por objetivo descrever e obter dados, para fins de comparação, de dois métodos fotograméticos que possibilitam a análise especial em estudos biomecânicos, utilizando-se câmeras não-métricas: o método desenvolvido por Fonseca & Ávila (1991) e o método da Transformação Liner Direta (DLT) elaborado por Abdel-Aziz & Karara (1971). Através da obtenção das coordenadas espaciais de 25 pontos distribuídos no espaço, segundo cada método, foi possível compará-los entre si e com as médias das coordenadas X, Y e Z, previamente medidas, utilizando-se análise de variância e regressão linear. Os resultados indicaram não haver diferença estatisticamente significante entre as médias das coordenadas em relação aos eixos X, Y ou Z, para qualquer um dos métodos, notando-se, no entanto, uma maior precisão nos resultados do Método DLT. A regressão linear mostrou uma elevada correlação entre erros absolutos, variações no valor da distância focal e variações no fator de aplicação, como esperado, tendo-se observado maior influência deste último com relação à precisão no cálculo das coordenadas. Acredita-se que o método Fonseca & Ávila possa ser uma alternativa quando o método DLT não puder ser empregado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10233
10.5902/2316546410233
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10233
identifier_str_mv 10.5902/2316546410233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10233/6227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 10, Jul./Dez. 1992.
Kinesis; Kinesis, n. 10, Jul./Dez. 1992.
Kinesis; Kinesis, n. 10, Jul./Dez. 1992.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083642253312