UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8514 |
Resumo: | O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE 'ESTÁGIO ACOMPANHADO' NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DE UM GRUPO DE DEZ (10) ESTUDANTES, REGULARMENTE MATRICULADOS NESSA DISCIPLINA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM, É QUE SE FORMULOU UM PROGRAMA DE AÇÃO PARA INTERVIR NO ESTÁGIO. ESSA PESQUISA-AÇÃO TEVE A TAREFA DE DES- CONSTRUIR, ATRAVÉS DE UM PROCESSO ANALÍTICO, A REDE DE SIGNIFICAÇÕES E AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PRÁTICA ESCOLAR COTIDIANA. Á MEDIDA QUE DESCONSTRUíA, PARA CONHECER E TRANSFORMAR, FORMULAVA, MEDIDAS PARA UMA AÇÃO QUE ESTRUTUROU 0 ESTÁGIO COM AS SEGUINTES ATIVIDADES: 1) FUNÇÃO DAS ANÁLISES DE AULAS; 25FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO; E 3) FUNÇÃO DA REALIZAÇÃO DAS AULAS COMO AVALIAÇÃO. COM ESSE INTERRELACIONAMENTO ENTRE AS ATIVIDADES CURRICULARES, PROCUROU- SE PROBLEMATIZAR AS ETAPAS DO ESTÁGIO, FUNDAMENTADA NUMA VISÃO SOCIAL CRÍTICA, NÃO SÓ CONHECENDO A PRÁTICA DOCENTE, MAS TAMBÉM OS PROBLEMAS ATUAIS DO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
id |
UFSM-16_b8aaf8a6fb6729868d260fd38d09abea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8514 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICAO PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE 'ESTÁGIO ACOMPANHADO' NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DE UM GRUPO DE DEZ (10) ESTUDANTES, REGULARMENTE MATRICULADOS NESSA DISCIPLINA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM, É QUE SE FORMULOU UM PROGRAMA DE AÇÃO PARA INTERVIR NO ESTÁGIO. ESSA PESQUISA-AÇÃO TEVE A TAREFA DE DES- CONSTRUIR, ATRAVÉS DE UM PROCESSO ANALÍTICO, A REDE DE SIGNIFICAÇÕES E AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PRÁTICA ESCOLAR COTIDIANA. Á MEDIDA QUE DESCONSTRUíA, PARA CONHECER E TRANSFORMAR, FORMULAVA, MEDIDAS PARA UMA AÇÃO QUE ESTRUTUROU 0 ESTÁGIO COM AS SEGUINTES ATIVIDADES: 1) FUNÇÃO DAS ANÁLISES DE AULAS; 25FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO; E 3) FUNÇÃO DA REALIZAÇÃO DAS AULAS COMO AVALIAÇÃO. COM ESSE INTERRELACIONAMENTO ENTRE AS ATIVIDADES CURRICULARES, PROCUROU- SE PROBLEMATIZAR AS ETAPAS DO ESTÁGIO, FUNDAMENTADA NUMA VISÃO SOCIAL CRÍTICA, NÃO SÓ CONHECENDO A PRÁTICA DOCENTE, MAS TAMBÉM OS PROBLEMAS ATUAIS DO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.Universidade Federal de Santa Maria2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/851410.5902/231654648514Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 19892316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8514/5165CARDOSO, Carlos Lu1zinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-03T13:12:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8514Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-04-03T13:12:13Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA CARDOSO, Carlos Lu1z |
title_short |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
UNA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
CARDOSO, Carlos Lu1z |
author_facet |
CARDOSO, Carlos Lu1z |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARDOSO, Carlos Lu1z |
description |
O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE 'ESTÁGIO ACOMPANHADO' NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DE UM GRUPO DE DEZ (10) ESTUDANTES, REGULARMENTE MATRICULADOS NESSA DISCIPLINA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM, É QUE SE FORMULOU UM PROGRAMA DE AÇÃO PARA INTERVIR NO ESTÁGIO. ESSA PESQUISA-AÇÃO TEVE A TAREFA DE DES- CONSTRUIR, ATRAVÉS DE UM PROCESSO ANALÍTICO, A REDE DE SIGNIFICAÇÕES E AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PRÁTICA ESCOLAR COTIDIANA. Á MEDIDA QUE DESCONSTRUíA, PARA CONHECER E TRANSFORMAR, FORMULAVA, MEDIDAS PARA UMA AÇÃO QUE ESTRUTUROU 0 ESTÁGIO COM AS SEGUINTES ATIVIDADES: 1) FUNÇÃO DAS ANÁLISES DE AULAS; 25FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO; E 3) FUNÇÃO DA REALIZAÇÃO DAS AULAS COMO AVALIAÇÃO. COM ESSE INTERRELACIONAMENTO ENTRE AS ATIVIDADES CURRICULARES, PROCUROU- SE PROBLEMATIZAR AS ETAPAS DO ESTÁGIO, FUNDAMENTADA NUMA VISÃO SOCIAL CRÍTICA, NÃO SÓ CONHECENDO A PRÁTICA DOCENTE, MAS TAMBÉM OS PROBLEMAS ATUAIS DO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8514 10.5902/231654648514 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8514 |
identifier_str_mv |
10.5902/231654648514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8514/5165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989 Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989 Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944083279446016 |