JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725 |
Resumo: | Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente. |
id |
UFSM-16_cbd9488f74baad866e3d92561026bed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20725 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICAJogoSemióticaInfânciaEscola.Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente.Universidade Federal de Santa Maria2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/2072510.5902/2316546420725Kinesis; Vol. 33 No. 2 (2015)Kinesis; Vol. 33 Núm. 2 (2015)Kinesis; v. 33 n. 2 (2015)2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725/12365Cruz, Rodrigo Wanderley de SousaGomes-da-silva, Pierre NormandoGomes-da-Silva, Elianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-08T14:40:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20725Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2016-04-08T14:40:56Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA |
title |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA |
spellingShingle |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa Jogo Semiótica Infância Escola. |
title_short |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA |
title_full |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA |
title_fullStr |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA |
title_full_unstemmed |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA |
title_sort |
JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA |
author |
Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa |
author_facet |
Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa Gomes-da-silva, Pierre Normando Gomes-da-Silva, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Gomes-da-silva, Pierre Normando Gomes-da-Silva, Eliane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa Gomes-da-silva, Pierre Normando Gomes-da-Silva, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Semiótica Infância Escola. |
topic |
Jogo Semiótica Infância Escola. |
description |
Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725 10.5902/2316546420725 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316546420725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725/12365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Vol. 33 No. 2 (2015) Kinesis; Vol. 33 Núm. 2 (2015) Kinesis; v. 33 n. 2 (2015) 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944083994574848 |