JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes-da-silva, Pierre Normando, Gomes-da-Silva, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725
Resumo: Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente.
id UFSM-16_cbd9488f74baad866e3d92561026bed8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20725
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICAJogoSemióticaInfânciaEscola.Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente.Universidade Federal de Santa Maria2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/2072510.5902/2316546420725Kinesis; Vol. 33 No. 2 (2015)Kinesis; Vol. 33 Núm. 2 (2015)Kinesis; v. 33 n. 2 (2015)2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725/12365Cruz, Rodrigo Wanderley de SousaGomes-da-silva, Pierre NormandoGomes-da-Silva, Elianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-08T14:40:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20725Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2016-04-08T14:40:56Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
title JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
spellingShingle JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa
Jogo
Semiótica
Infância
Escola.
title_short JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
title_full JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
title_fullStr JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
title_full_unstemmed JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
title_sort JOGOS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
author Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa
author_facet Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa
Gomes-da-silva, Pierre Normando
Gomes-da-Silva, Eliane
author_role author
author2 Gomes-da-silva, Pierre Normando
Gomes-da-Silva, Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa
Gomes-da-silva, Pierre Normando
Gomes-da-Silva, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Semiótica
Infância
Escola.
topic Jogo
Semiótica
Infância
Escola.
description Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725
10.5902/2316546420725
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725
identifier_str_mv 10.5902/2316546420725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20725/12365
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Vol. 33 No. 2 (2015)
Kinesis; Vol. 33 Núm. 2 (2015)
Kinesis; v. 33 n. 2 (2015)
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083994574848