UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jóse Horta
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras (Santa Maria. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11982
Resumo: Neste artigo, o autor apresenta a maneira pela qual vem configurando, em suas pesquisas, uma articulação entre história das ideias Linguísticas (hiL) e Análise de Discurso (AD). Em um primeiro momento, aborda o modo como a hiL se historiciza no brasil, isto é, sob o aporte dos trabalhos de Sylvain Auroux, na França, e sob um desenvolvimento singular, no brasil, liderado  por  Eni orlandi  e  grupo  de  pesquisadores,  a  partir  de  1987.  Aponta  ainda  que  a hiL, inscrita em uma visão histórica das Ciências da Linguagem, concebe instrumentos linguísticos — gramáticas, dicionários, manuais, normas, etc. — como objetos discursivos. Em seguida, o autor exemplifica o modo de funcionamento da articulação que propõe mediante seus trabalhos, inicialmente, via relatos de viajantes e, mais recentemente, tendo como objeto de análise dicionários. tal articulação se dá, assim, na medida em que a AD faz com que esses objetos discursivos sejam relacionados as suas condições de produção e, portanto, sejam tomados não como documentos transparentes, mas modos específicos de produzir conhecimento em determinadas conjunturas históricas e que tecem determinados efeitos para os sujeitos, para os sentidos para a história dos saberes. Ademais, esse vínculo AD-hiL joga no entremeio da constituição disciplinar da AD e põe em movimento o político que necessariamente constitui as línguas.
id UFSM-19_365fdcd9b67be00b920f1fc6477d6019
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11982
network_acronym_str UFSM-19
network_name_str Letras (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICASNeste artigo, o autor apresenta a maneira pela qual vem configurando, em suas pesquisas, uma articulação entre história das ideias Linguísticas (hiL) e Análise de Discurso (AD). Em um primeiro momento, aborda o modo como a hiL se historiciza no brasil, isto é, sob o aporte dos trabalhos de Sylvain Auroux, na França, e sob um desenvolvimento singular, no brasil, liderado  por  Eni orlandi  e  grupo  de  pesquisadores,  a  partir  de  1987.  Aponta  ainda  que  a hiL, inscrita em uma visão histórica das Ciências da Linguagem, concebe instrumentos linguísticos — gramáticas, dicionários, manuais, normas, etc. — como objetos discursivos. Em seguida, o autor exemplifica o modo de funcionamento da articulação que propõe mediante seus trabalhos, inicialmente, via relatos de viajantes e, mais recentemente, tendo como objeto de análise dicionários. tal articulação se dá, assim, na medida em que a AD faz com que esses objetos discursivos sejam relacionados as suas condições de produção e, portanto, sejam tomados não como documentos transparentes, mas modos específicos de produzir conhecimento em determinadas conjunturas históricas e que tecem determinados efeitos para os sujeitos, para os sentidos para a história dos saberes. Ademais, esse vínculo AD-hiL joga no entremeio da constituição disciplinar da AD e põe em movimento o político que necessariamente constitui as línguas.Universidade Federal de Santa Maria2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/1198210.5902/2176148511982Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 107–1242176-14851519-3985reponame:Letras (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11982/7396Nunes, Jóse Hortainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T19:46:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11982Revistahttps://periodicos.ufsm.br/letrasPUBhttps://periodicos.ufsm.br/letras/oai||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com2176-14851519-3985opendoar:2023-01-09T16:16:02.293134Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)true
dc.title.none.fl_str_mv UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
title UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
spellingShingle UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
Nunes, Jóse Horta
title_short UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
title_full UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
title_fullStr UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
title_full_unstemmed UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
title_sort UMA ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO COM A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
author Nunes, Jóse Horta
author_facet Nunes, Jóse Horta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jóse Horta
description Neste artigo, o autor apresenta a maneira pela qual vem configurando, em suas pesquisas, uma articulação entre história das ideias Linguísticas (hiL) e Análise de Discurso (AD). Em um primeiro momento, aborda o modo como a hiL se historiciza no brasil, isto é, sob o aporte dos trabalhos de Sylvain Auroux, na França, e sob um desenvolvimento singular, no brasil, liderado  por  Eni orlandi  e  grupo  de  pesquisadores,  a  partir  de  1987.  Aponta  ainda  que  a hiL, inscrita em uma visão histórica das Ciências da Linguagem, concebe instrumentos linguísticos — gramáticas, dicionários, manuais, normas, etc. — como objetos discursivos. Em seguida, o autor exemplifica o modo de funcionamento da articulação que propõe mediante seus trabalhos, inicialmente, via relatos de viajantes e, mais recentemente, tendo como objeto de análise dicionários. tal articulação se dá, assim, na medida em que a AD faz com que esses objetos discursivos sejam relacionados as suas condições de produção e, portanto, sejam tomados não como documentos transparentes, mas modos específicos de produzir conhecimento em determinadas conjunturas históricas e que tecem determinados efeitos para os sujeitos, para os sentidos para a história dos saberes. Ademais, esse vínculo AD-hiL joga no entremeio da constituição disciplinar da AD e põe em movimento o político que necessariamente constitui as línguas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11982
10.5902/2176148511982
url https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11982
identifier_str_mv 10.5902/2176148511982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11982/7396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 107–124
2176-1485
1519-3985
reponame:Letras (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Letras (Santa Maria. Online)
collection Letras (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com
_version_ 1792205416212463616