A IRONIA DE MACHADO EM DOM CASMURRO: REFLEXÃO SOBRE A CORDIALIDADE ANTI TRÁGICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11910 |
Resumo: | Em Dom Casmurro, Machado ironiza os pendores românticos e trágicopatéticos da cultura brasileira. Ele impõe uma modulação burlesca à tradição narrativa de Flaubert, que este estudo confronta a algumas variantes européias dessa desconstrução – Nietzsche, Kafka e Musil. O distanciamento do foco narrativo e o sarcasmo burlesco da enunciação inscrevem-se no viés anti-trágico da tradição luso-brasileira. Em vez de focalizar um “antes” idílico, idade de ouro, perdida “depois” da descoberta da suposta infidelidade, procuramos mostrar que o “Mal” machadiano se prepara nas constelações da timidez, da moleza dos sentidos e do espírito. Nesta perspectiva, Dom Casmurroé uma versão moderna da temida acedia melancólica que Machado desenha, com um misto de ironia e ternura, a fisionomia moderna do vício, que Dürer fixou na sua famosa litografia “A Melancolia”. No acanhamento tímido desaparece a transgressão positiva ou passional e, no lugar de uma ação fatal, surge a entrega passiva ao que é dado – o gosto indulgente da repetição e o ressentimento. |
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A IRONIA DE MACHADO EM DOM CASMURRO: REFLEXÃO SOBRE A CORDIALIDADE ANTI TRÁGICAEm Dom Casmurro, Machado ironiza os pendores românticos e trágicopatéticos da cultura brasileira. Ele impõe uma modulação burlesca à tradição narrativa de Flaubert, que este estudo confronta a algumas variantes européias dessa desconstrução – Nietzsche, Kafka e Musil. O distanciamento do foco narrativo e o sarcasmo burlesco da enunciação inscrevem-se no viés anti-trágico da tradição luso-brasileira. Em vez de focalizar um “antes” idílico, idade de ouro, perdida “depois” da descoberta da suposta infidelidade, procuramos mostrar que o “Mal” machadiano se prepara nas constelações da timidez, da moleza dos sentidos e do espírito. Nesta perspectiva, Dom Casmurroé uma versão moderna da temida acedia melancólica que Machado desenha, com um misto de ironia e ternura, a fisionomia moderna do vício, que Dürer fixou na sua famosa litografia “A Melancolia”. No acanhamento tímido desaparece a transgressão positiva ou passional e, no lugar de uma ação fatal, surge a entrega passiva ao que é dado – o gosto indulgente da repetição e o ressentimento.Universidade Federal de Santa Maria2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/1191010.5902/2176148511910Letras; n. 32: (Jun. 2006) – Ética e Cordialidade; 71-902176-14851519-3985reponame:Letras (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11910/7331Rosenfield, Kathrin Holzermayrinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T19:49:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11910Revistahttps://periodicos.ufsm.br/letrasPUBhttps://periodicos.ufsm.br/letras/oai||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com2176-14851519-3985opendoar:2023-01-09T16:15:59.052961Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)true |
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