"Crianceiras" and Manoel de Barros: a transmedia relation
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/68075 |
Resumo: | Manoel de Barros is one of the exponents of Brazilian post-modernist poetry. His works are full of musicality, figures of speech and “desviação ortográfica” — o idioleto manoelês archaico (BARROS, 1996). In view of this, Márcio de Camillo proposed putting some of Manoel de Barros’ poems to music, giving rise to Crianceiras, a set of media inspired by the author’s poetry. Considering this panorama, we seek to reflect, based on theorists such as Clüver (2006, 2011), Elleström (2017), Rajewsky (2012, 2020), Wolf (2020), among others, on how the transmedia content (FECHINE, 2018) of Crianceiras can modify the public’s relation with Manoel de Barros’ work. |
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"Crianceiras" and Manoel de Barros: a transmedia relation"Crianceiras" e Manoel de Barros: uma relação transmidiáticaLiteratura comparada IntermidialidadeTransmidialidadeManoel de BarrosCrianceirasComparative literatureIntermidialityTransmidialityManoel de BarrosCrianceirasManoel de Barros is one of the exponents of Brazilian post-modernist poetry. His works are full of musicality, figures of speech and “desviação ortográfica” — o idioleto manoelês archaico (BARROS, 1996). In view of this, Márcio de Camillo proposed putting some of Manoel de Barros’ poems to music, giving rise to Crianceiras, a set of media inspired by the author’s poetry. Considering this panorama, we seek to reflect, based on theorists such as Clüver (2006, 2011), Elleström (2017), Rajewsky (2012, 2020), Wolf (2020), among others, on how the transmedia content (FECHINE, 2018) of Crianceiras can modify the public’s relation with Manoel de Barros’ work.Manoel de Barros é um dos expoentes da poesia pós-modernista brasileira. Suas obras são repletas de musicalidade, figuras de linguagem e “desviação ortográfica” — o idioleto manoelês archaico (BARROS, 1996). Diante disso, Márcio de Camillo propôs musicar alguns poemas de Manoel de Barros, dando origem ao Crianceiras, conjunto de mídias inspirado na poesia de deste autor. Considerando esse panorama, busca-se refletir, a partir de teóricos como Clüver (2006, 2011), Elleström (2017), Rajewsky (2012, 2020), Wolf (2020), entre outros, sobre como os conteúdos transmídias (FECHINE, 2018) do Crianceiras podem modificar a relação do público com a obra de Manoel de Barros.Universidade Federal de Santa Maria2022-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/6807510.5902/2176148568075Letras; n. 63 (2021): Poéticas interartes e cultura brasileira; 225-2332176-14851519-3985reponame:Letras (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/68075/50597Copyright (c) 2022 Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Christiane SilveiraSilva, Evelin Gomes daOliveira, Paulo Custódio de2022-12-07T11:49:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/68075Revistahttps://periodicos.ufsm.br/letrasPUBhttps://periodicos.ufsm.br/letras/oai||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com2176-14851519-3985opendoar:2023-01-09T16:16:34.847070Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)true |
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