ACERTOS GRADIENTES NOS CHAMADOS ERROS DE PRONÚNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciana Lessa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Freitas, Maria Cláudia, Albano, Eleonora Cavalcante, Berti, Larissa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras (Santa Maria. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11968
Resumo: A proposta deste artigo é discutir o papel dos acertos gradientes no processo de estabelecimento de contrastes fônicos em crianças com os chamados “erros” de pronúncia, falantes do Português Brasileiro. As investigações pautaram-se principalmente pela análise acústica, à luz da Fonologia Acústico-Articulatória. os resultados compreendem um estudo transversal – com foco nas fricativas coronais desvozeadas – e dois estudos longitudinais – um com foco nos róticos e outro com foco nas obstruintes coronais desvozeadas. Ante a constatação de que os acertos gradientes permeiam a aquisição de contrastes fônicos muito mais do que se costuma imaginar, as implicações clínicas desses achados são debatidas.
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