Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana Maria do Nascimento
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7014
Resumo: This task s purpose was to discuss the experiences of four female teachers, being teacher 1 a pedagogue of child education, teachers 2 and 3 pedagogues of initial years and teacher 4 a bachelor in art education. Monthly meetings were used to promote a dialog with their experiences and with contemporary art. It was a qualitative study, through the Education Cultural Studies theoretical-methodological approach. This research results from the need to think a formative process which may address contemporary questions about art and education. A conclusion is that despite their lack of profound experiences with contemporary art, there are inquietudes which lead to glimpses of such experience, allowing, then, discussions about it.
id UFSM_b592a86a6796dbed3dac1a1d511a02eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7014
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamentalContemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental educationEstudos culturaisEducaçãoExperiênciaArte contemporâneaCultural studiesEducationExperienceContemporary artCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis task s purpose was to discuss the experiences of four female teachers, being teacher 1 a pedagogue of child education, teachers 2 and 3 pedagogues of initial years and teacher 4 a bachelor in art education. Monthly meetings were used to promote a dialog with their experiences and with contemporary art. It was a qualitative study, through the Education Cultural Studies theoretical-methodological approach. This research results from the need to think a formative process which may address contemporary questions about art and education. A conclusion is that despite their lack of profound experiences with contemporary art, there are inquietudes which lead to glimpses of such experience, allowing, then, discussions about it.A proposta deste trabalho foi problematizar as experiências de quatro professoras, sendo a professora 1, pedagoga de educação infantil, a professora 2, pedagoga dos anos iniciais, a professora 3, pedagoga também dos anos iniciais e a professora 4, licenciada em educação artística. A partir de encontros mensais buscou-se um diálogo entre a experiência dessas professoras e a arte contemporânea. O estudo foi de cunho qualitativo, a partir da abordagem teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação. Este estudo decorre da necessidade de se pensar um processo formativo que contemple as questões da contemporaneidade no que se refere à arte e à educação. Conclui-se que apesar de não existir uma experiência aprofundada com a arte contemporânea, há inquietações que vislumbram tal experiência, permitindo, assim, problematizá-las.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLazzarin, Luís Fernandohttp://lattes.cnpq.br/8243844643378763Oliveira, Marilda Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032Loponte, Luciana Gruppellihttp://lattes.cnpq.br/8279463652781521Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques ehttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533Coelho, Roseane Martinshttp://lattes.cnpq.br/9825202046650599Ferreira, Adriana Maria do Nascimento2013-03-082013-03-082012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFERREIRA, Adriana Maria do Nascimento. Contemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental education. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-05-25T17:07:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7014Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-05-25T17:07:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
Contemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental education
title Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
spellingShingle Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
Ferreira, Adriana Maria do Nascimento
Estudos culturais
Educação
Experiência
Arte contemporânea
Cultural studies
Education
Experience
Contemporary art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
title_full Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
title_fullStr Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
title_full_unstemmed Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
title_sort Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
author Ferreira, Adriana Maria do Nascimento
author_facet Ferreira, Adriana Maria do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazzarin, Luís Fernando
http://lattes.cnpq.br/8243844643378763
Oliveira, Marilda Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/7835230852202032
Loponte, Luciana Gruppelli
http://lattes.cnpq.br/8279463652781521
Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e
http://lattes.cnpq.br/8744911424416533
Coelho, Roseane Martins
http://lattes.cnpq.br/9825202046650599
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Adriana Maria do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Educação
Experiência
Arte contemporânea
Cultural studies
Education
Experience
Contemporary art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Estudos culturais
Educação
Experiência
Arte contemporânea
Cultural studies
Education
Experience
Contemporary art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This task s purpose was to discuss the experiences of four female teachers, being teacher 1 a pedagogue of child education, teachers 2 and 3 pedagogues of initial years and teacher 4 a bachelor in art education. Monthly meetings were used to promote a dialog with their experiences and with contemporary art. It was a qualitative study, through the Education Cultural Studies theoretical-methodological approach. This research results from the need to think a formative process which may address contemporary questions about art and education. A conclusion is that despite their lack of profound experiences with contemporary art, there are inquietudes which lead to glimpses of such experience, allowing, then, discussions about it.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-30
2013-03-08
2013-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Adriana Maria do Nascimento. Contemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental education. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7014
identifier_str_mv FERREIRA, Adriana Maria do Nascimento. Contemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental education. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922128261808128