Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ciléia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6700
Resumo: In this dissertation, we present a methodology developedwith students of the 3rd grade of High School, in which we try to develop the abilities of reading and interpretation in the Chemistry Teaching. For this purpose, we used texts of scientific divulgation, not didactic, which brought issues and curiosities referring tothe content of Organic Chemistry. Furthermore, we thought in an approach that was inserted in the daily life of the students and that stimulate the autonomy of these students before their process of learning, therefore all the didactic activities were performed through a website developed by the supervisor teacher of this dissertation and managed by him and by the author of the work. The results presented demonstrated the serious problems faced by the students when it is proposed questions that require the domination of these abilities, nevertheless they also point in the sense that it is possible to improve them using a systematic method, accompanied by the teacher and that brings relevant issues to the formation of the students.
id UFSM_fa78ae1c3cec5c210e49e380f21a7201
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6700
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de químicaLeitura e interpretaçãoEnsino de químicaTICReading and interpretationChemistry teachingInformation and communication technologiesCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASIn this dissertation, we present a methodology developedwith students of the 3rd grade of High School, in which we try to develop the abilities of reading and interpretation in the Chemistry Teaching. For this purpose, we used texts of scientific divulgation, not didactic, which brought issues and curiosities referring tothe content of Organic Chemistry. Furthermore, we thought in an approach that was inserted in the daily life of the students and that stimulate the autonomy of these students before their process of learning, therefore all the didactic activities were performed through a website developed by the supervisor teacher of this dissertation and managed by him and by the author of the work. The results presented demonstrated the serious problems faced by the students when it is proposed questions that require the domination of these abilities, nevertheless they also point in the sense that it is possible to improve them using a systematic method, accompanied by the teacher and that brings relevant issues to the formation of the students.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoNesta dissertação, apresentamos uma metodologia desenvolvida com estudantes da 3ª série do Ensino Médio, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação no Ensino de Química. Para tal, utilizamos textos de divulgação científica, não didáticos, que trouxeram assuntos e curiosidades referentes aos conteúdos de Química Orgânica. Ainda, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Desta forma, todas as atividades didáticas foram realizadas através de um site desenvolvido pelo professor orientador desta dissertação, que administrou tal site juntamente com a autora do trabalho. Os resultados apresentados demonstram os sérios problemas enfrentados pelos discentes quando lhes são propostas questões que exigem o domínio das habilidades de leitura e interpretação; contudo, também apontam no sentido de que é possível aprimorá-las utilizando um método sistemático acompanhado pelo professor e que traga assuntos relevantes para a formação dos alunos.Universidade Federal de Santa MariaBRCiências BiológicasUFSMPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdeSauerwein, Ricardo AndreasCV: http://lattes.cnpq.br/8278664817341548Adaime, Martha Bohrerhttp://lattes.cnpq.br/4385786922516848Galiazzi, Maria do Carmohttp://lattes.cnpq.br/4430976902171474Sauerwein, Inés Prieto Schmidthttp://lattes.cnpq.br/7906512702835414Rodrigues, Ciléia2016-04-132016-04-132015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRODRIGUES, Ciléia. LEITURA E INTERPRETAÇÃO: DESENVOLVENDO AUTONOMIA NO APRENDIZADO DE QUÍMICA. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-18T14:57:04Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-18T14:57:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
title Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
spellingShingle Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
Rodrigues, Ciléia
Leitura e interpretação
Ensino de química
TIC
Reading and interpretation
Chemistry teaching
Information and communication technologies
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
title_full Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
title_fullStr Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
title_full_unstemmed Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
title_sort Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
author Rodrigues, Ciléia
author_facet Rodrigues, Ciléia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sauerwein, Ricardo Andreas
CV: http://lattes.cnpq.br/8278664817341548
Adaime, Martha Bohrer
http://lattes.cnpq.br/4385786922516848
Galiazzi, Maria do Carmo
http://lattes.cnpq.br/4430976902171474
Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
http://lattes.cnpq.br/7906512702835414
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ciléia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e interpretação
Ensino de química
TIC
Reading and interpretation
Chemistry teaching
Information and communication technologies
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Leitura e interpretação
Ensino de química
TIC
Reading and interpretation
Chemistry teaching
Information and communication technologies
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description In this dissertation, we present a methodology developedwith students of the 3rd grade of High School, in which we try to develop the abilities of reading and interpretation in the Chemistry Teaching. For this purpose, we used texts of scientific divulgation, not didactic, which brought issues and curiosities referring tothe content of Organic Chemistry. Furthermore, we thought in an approach that was inserted in the daily life of the students and that stimulate the autonomy of these students before their process of learning, therefore all the didactic activities were performed through a website developed by the supervisor teacher of this dissertation and managed by him and by the author of the work. The results presented demonstrated the serious problems faced by the students when it is proposed questions that require the domination of these abilities, nevertheless they also point in the sense that it is possible to improve them using a systematic method, accompanied by the teacher and that brings relevant issues to the formation of the students.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
2016-04-13
2016-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Ciléia. LEITURA E INTERPRETAÇÃO: DESENVOLVENDO AUTONOMIA NO APRENDIZADO DE QUÍMICA. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6700
identifier_str_mv RODRIGUES, Ciléia. LEITURA E INTERPRETAÇÃO: DESENVOLVENDO AUTONOMIA NO APRENDIZADO DE QUÍMICA. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Ciências Biológicas
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Ciências Biológicas
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922141540974592