Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13122 |
Resumo: | 0 presente trabalho sobre "Níveis de desenvolvimento dos alunos em leitura" apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o nível de desenvolvimento de leitura de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. O mesmo tem como objetivos: Analisar a relação entre a leitura de textos e a interpretação dos mesmos e, compreender o nível de desenvolvimento em leitura dos alunos. Para atingir tais propósitos foi utilizado como instrumento de coleta de dados testes de leitura e interpretação de textos, no sentido de identificar o nível de leitura e interpretação em que os alunos testados se encontravam. Os testes realizados foram elaborados a partir de uma adaptação de outros textos, tendo como base os estudos de Ferreiro (1995). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa. Os dados foram compilados e analisados a partir dos autores estudados. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos esta num nível de desenvolvimento de leitura aquém do ano de estudo no quais estão compreendidos. |
id |
UFCG_35a88e5c124851a2c197c0df78e14d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13122 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.Reading and interpreting texts: the reading levels of students in the 4th year of elementary school.LeituraInterpretação de textosNíveis de leituraEnsino fundamental - leituraReadingInterpretation of textsReading LevelsElementary Education - Reading0 presente trabalho sobre "Níveis de desenvolvimento dos alunos em leitura" apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o nível de desenvolvimento de leitura de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. O mesmo tem como objetivos: Analisar a relação entre a leitura de textos e a interpretação dos mesmos e, compreender o nível de desenvolvimento em leitura dos alunos. Para atingir tais propósitos foi utilizado como instrumento de coleta de dados testes de leitura e interpretação de textos, no sentido de identificar o nível de leitura e interpretação em que os alunos testados se encontravam. Os testes realizados foram elaborados a partir de uma adaptação de outros textos, tendo como base os estudos de Ferreiro (1995). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa. Os dados foram compilados e analisados a partir dos autores estudados. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos esta num nível de desenvolvimento de leitura aquém do ano de estudo no quais estão compreendidos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287ALMEIDA, Lenilda Alencar de.20092020-07-02T13:36:39Z2020-07-022020-07-02T13:36:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13122ALMEIDA, Lenilda Alencar de. Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2009. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T17:18:50Zoai:localhost:riufcg/13122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T17:18:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. Reading and interpreting texts: the reading levels of students in the 4th year of elementary school. |
title |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. ALMEIDA, Lenilda Alencar de. Leitura Interpretação de textos Níveis de leitura Ensino fundamental - leitura Reading Interpretation of texts Reading Levels Elementary Education - Reading |
title_short |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. |
title_full |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. |
title_sort |
Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. |
author |
ALMEIDA, Lenilda Alencar de. |
author_facet |
ALMEIDA, Lenilda Alencar de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Idelsuite de Sousa. LIMA, I. S. http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Lenilda Alencar de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Interpretação de textos Níveis de leitura Ensino fundamental - leitura Reading Interpretation of texts Reading Levels Elementary Education - Reading |
topic |
Leitura Interpretação de textos Níveis de leitura Ensino fundamental - leitura Reading Interpretation of texts Reading Levels Elementary Education - Reading |
description |
0 presente trabalho sobre "Níveis de desenvolvimento dos alunos em leitura" apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o nível de desenvolvimento de leitura de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. O mesmo tem como objetivos: Analisar a relação entre a leitura de textos e a interpretação dos mesmos e, compreender o nível de desenvolvimento em leitura dos alunos. Para atingir tais propósitos foi utilizado como instrumento de coleta de dados testes de leitura e interpretação de textos, no sentido de identificar o nível de leitura e interpretação em que os alunos testados se encontravam. Os testes realizados foram elaborados a partir de uma adaptação de outros textos, tendo como base os estudos de Ferreiro (1995). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa. Os dados foram compilados e analisados a partir dos autores estudados. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos esta num nível de desenvolvimento de leitura aquém do ano de estudo no quais estão compreendidos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-07-02T13:36:39Z 2020-07-02 2020-07-02T13:36:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13122 ALMEIDA, Lenilda Alencar de. Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2009. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13122 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Lenilda Alencar de. Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2009. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445845798912 |