Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Lenilda Alencar de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13122
Resumo: 0 presente trabalho sobre "Níveis de desenvolvimento dos alunos em leitura" apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o nível de desenvolvimento de leitura de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. O mesmo tem como objetivos: Analisar a relação entre a leitura de textos e a interpretação dos mesmos e, compreender o nível de desenvolvimento em leitura dos alunos. Para atingir tais propósitos foi utilizado como instrumento de coleta de dados testes de leitura e interpretação de textos, no sentido de identificar o nível de leitura e interpretação em que os alunos testados se encontravam. Os testes realizados foram elaborados a partir de uma adaptação de outros textos, tendo como base os estudos de Ferreiro (1995). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa. Os dados foram compilados e analisados a partir dos autores estudados. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos esta num nível de desenvolvimento de leitura aquém do ano de estudo no quais estão compreendidos.
id UFCG_35a88e5c124851a2c197c0df78e14d0f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13122
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.Reading and interpreting texts: the reading levels of students in the 4th year of elementary school.LeituraInterpretação de textosNíveis de leituraEnsino fundamental - leituraReadingInterpretation of textsReading LevelsElementary Education - Reading0 presente trabalho sobre "Níveis de desenvolvimento dos alunos em leitura" apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o nível de desenvolvimento de leitura de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. O mesmo tem como objetivos: Analisar a relação entre a leitura de textos e a interpretação dos mesmos e, compreender o nível de desenvolvimento em leitura dos alunos. Para atingir tais propósitos foi utilizado como instrumento de coleta de dados testes de leitura e interpretação de textos, no sentido de identificar o nível de leitura e interpretação em que os alunos testados se encontravam. Os testes realizados foram elaborados a partir de uma adaptação de outros textos, tendo como base os estudos de Ferreiro (1995). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa. Os dados foram compilados e analisados a partir dos autores estudados. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos esta num nível de desenvolvimento de leitura aquém do ano de estudo no quais estão compreendidos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287ALMEIDA, Lenilda Alencar de.20092020-07-02T13:36:39Z2020-07-022020-07-02T13:36:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13122ALMEIDA, Lenilda Alencar de. Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2009. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T17:18:50Zoai:localhost:riufcg/13122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T17:18:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
Reading and interpreting texts: the reading levels of students in the 4th year of elementary school.
title Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
spellingShingle Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
ALMEIDA, Lenilda Alencar de.
Leitura
Interpretação de textos
Níveis de leitura
Ensino fundamental - leitura
Reading
Interpretation of texts
Reading Levels
Elementary Education - Reading
title_short Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
title_full Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
title_fullStr Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
title_sort Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental.
author ALMEIDA, Lenilda Alencar de.
author_facet ALMEIDA, Lenilda Alencar de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Idelsuite de Sousa.
LIMA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Lenilda Alencar de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Interpretação de textos
Níveis de leitura
Ensino fundamental - leitura
Reading
Interpretation of texts
Reading Levels
Elementary Education - Reading
topic Leitura
Interpretação de textos
Níveis de leitura
Ensino fundamental - leitura
Reading
Interpretation of texts
Reading Levels
Elementary Education - Reading
description 0 presente trabalho sobre "Níveis de desenvolvimento dos alunos em leitura" apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o nível de desenvolvimento de leitura de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. O mesmo tem como objetivos: Analisar a relação entre a leitura de textos e a interpretação dos mesmos e, compreender o nível de desenvolvimento em leitura dos alunos. Para atingir tais propósitos foi utilizado como instrumento de coleta de dados testes de leitura e interpretação de textos, no sentido de identificar o nível de leitura e interpretação em que os alunos testados se encontravam. Os testes realizados foram elaborados a partir de uma adaptação de outros textos, tendo como base os estudos de Ferreiro (1995). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa. Os dados foram compilados e analisados a partir dos autores estudados. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos esta num nível de desenvolvimento de leitura aquém do ano de estudo no quais estão compreendidos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-07-02T13:36:39Z
2020-07-02
2020-07-02T13:36:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13122
ALMEIDA, Lenilda Alencar de. Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2009. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13122
identifier_str_mv ALMEIDA, Lenilda Alencar de. Ler e interpretar textos: os níveis de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2009. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445845798912