Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatarunas,Angelica Cecilia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Matera,Julia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000600024
Resumo: O objetivo do trabalho foi a avaliação experimental da tenotomia artroscópica do tendão do músculo bíceps braquial com o uso de agulha hipodérmica, de lâmina de bisturi n° 15 e de bisturi de radiofreqüência em cadáveres de cães. Os portais artroscópico e instrumental foram confeccionados caudal e cranial ao processo do acrômio, respectivamente, e, se necessário, foi estabelecido um portal instrumental acessório cranial e próximo ao sulco intertubercular. O bisturi de radiofreqüência e o bisturi com lâmina n° 15 se mostraram superiores quanto ao tempo e qualidade de corte em relação à agulha hipodérmica para a secção do tendão do músculo bíceps braquial. A principal complicação ocorrida durante o procedimento para a secção do tendão foi a quebra da lâmina de bisturi no interior de uma articulação devido à dificuldade de visibilização da transição entre o tubérculo supraglenoidal e o tendão, em conseqüência da presença de hiperplasia de sinóvia no local. Em todos os grupos, houve dificuldade para a secção de uma estrutura semelhante a uma plica ao final do procedimento, a qual não tinha sido ainda descrita. Concluiu-se que os portais lateral e caudal para o artroscópio e lateral e cranial para o instrumental foram satisfatórios quando a lâmina de bisturi n° 15 ou o bisturi de radiofreqüência foram utilizados para a secção proximal do tendão do músculo bíceps braquial.
id UFSM-2_0093a68342c220ff2d76aa732fb221d7
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782006000600024
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cãesartroscopiatendão do músculo bíceps braquialarticulação do ombrocaninoO objetivo do trabalho foi a avaliação experimental da tenotomia artroscópica do tendão do músculo bíceps braquial com o uso de agulha hipodérmica, de lâmina de bisturi n° 15 e de bisturi de radiofreqüência em cadáveres de cães. Os portais artroscópico e instrumental foram confeccionados caudal e cranial ao processo do acrômio, respectivamente, e, se necessário, foi estabelecido um portal instrumental acessório cranial e próximo ao sulco intertubercular. O bisturi de radiofreqüência e o bisturi com lâmina n° 15 se mostraram superiores quanto ao tempo e qualidade de corte em relação à agulha hipodérmica para a secção do tendão do músculo bíceps braquial. A principal complicação ocorrida durante o procedimento para a secção do tendão foi a quebra da lâmina de bisturi no interior de uma articulação devido à dificuldade de visibilização da transição entre o tubérculo supraglenoidal e o tendão, em conseqüência da presença de hiperplasia de sinóvia no local. Em todos os grupos, houve dificuldade para a secção de uma estrutura semelhante a uma plica ao final do procedimento, a qual não tinha sido ainda descrita. Concluiu-se que os portais lateral e caudal para o artroscópio e lateral e cranial para o instrumental foram satisfatórios quando a lâmina de bisturi n° 15 ou o bisturi de radiofreqüência foram utilizados para a secção proximal do tendão do músculo bíceps braquial.Universidade Federal de Santa Maria2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000600024Ciência Rural v.36 n.6 2006reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782006000600024info:eu-repo/semantics/openAccessTatarunas,Angelica CeciliaMatera,Julia Mariapor2006-11-06T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães
title Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães
spellingShingle Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães
Tatarunas,Angelica Cecilia
artroscopia
tendão do músculo bíceps braquial
articulação do ombro
canino
title_short Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães
title_full Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães
title_fullStr Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães
title_full_unstemmed Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães
title_sort Tenotomia artroscópica do músculo bíceps braquial em cadáveres de cães
author Tatarunas,Angelica Cecilia
author_facet Tatarunas,Angelica Cecilia
Matera,Julia Maria
author_role author
author2 Matera,Julia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatarunas,Angelica Cecilia
Matera,Julia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv artroscopia
tendão do músculo bíceps braquial
articulação do ombro
canino
topic artroscopia
tendão do músculo bíceps braquial
articulação do ombro
canino
description O objetivo do trabalho foi a avaliação experimental da tenotomia artroscópica do tendão do músculo bíceps braquial com o uso de agulha hipodérmica, de lâmina de bisturi n° 15 e de bisturi de radiofreqüência em cadáveres de cães. Os portais artroscópico e instrumental foram confeccionados caudal e cranial ao processo do acrômio, respectivamente, e, se necessário, foi estabelecido um portal instrumental acessório cranial e próximo ao sulco intertubercular. O bisturi de radiofreqüência e o bisturi com lâmina n° 15 se mostraram superiores quanto ao tempo e qualidade de corte em relação à agulha hipodérmica para a secção do tendão do músculo bíceps braquial. A principal complicação ocorrida durante o procedimento para a secção do tendão foi a quebra da lâmina de bisturi no interior de uma articulação devido à dificuldade de visibilização da transição entre o tubérculo supraglenoidal e o tendão, em conseqüência da presença de hiperplasia de sinóvia no local. Em todos os grupos, houve dificuldade para a secção de uma estrutura semelhante a uma plica ao final do procedimento, a qual não tinha sido ainda descrita. Concluiu-se que os portais lateral e caudal para o artroscópio e lateral e cranial para o instrumental foram satisfatórios quando a lâmina de bisturi n° 15 ou o bisturi de radiofreqüência foram utilizados para a secção proximal do tendão do músculo bíceps braquial.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000600024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000600024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782006000600024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.36 n.6 2006
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140528352460800