Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heringer,Ingrid
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Jacques,Aino Victor Ávila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782002000500016
Resumo: A avaliação da quantidade de nutrientes no mantilho é importante para verificar a ciclagem de nutrientes e a preservação da fertilidade do solo. O teor e a quantidade de nutrientes no mantilho e material senescente foram estudados em pastagem nativa sob pastejo, sujeita à queima e manejos alternativos, durante um ano, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O acúmulo de mantilho foi coletado em gaiolas de exclusão ao pastejo, a cada 90 dias. O mantilho representou o material morto desprendido da planta existente junto à superfície do solo. A esta fração foi adicionado o material senescente ligado à planta. Os tratamentos foram pastagem nativa sob pastejo sem queima e sem roçada há 32 anos, melhorada há sete anos e com queima bienal há mais de 100 anos. O delineamento experimental foi completamente casualizado com três repetições. Os teores de Ca e Mg no mantilho mais material senescente foram inferiores no tratamento queimado em relação às áreas sem queima. O melhoramento da pastagem aumentou os teores de nutrientes nos tecidos. A quantidade acumulada de nutrientes, reflexo da produção de mantilho e material senescente, foi maior nos sistemas sem queima.
id UFSM-2_038d045ce29d43e5bb3335377796aacf
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782002000500016
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejospastagem naturalmaterial senescentemacronutrientesmelhoramentoA avaliação da quantidade de nutrientes no mantilho é importante para verificar a ciclagem de nutrientes e a preservação da fertilidade do solo. O teor e a quantidade de nutrientes no mantilho e material senescente foram estudados em pastagem nativa sob pastejo, sujeita à queima e manejos alternativos, durante um ano, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O acúmulo de mantilho foi coletado em gaiolas de exclusão ao pastejo, a cada 90 dias. O mantilho representou o material morto desprendido da planta existente junto à superfície do solo. A esta fração foi adicionado o material senescente ligado à planta. Os tratamentos foram pastagem nativa sob pastejo sem queima e sem roçada há 32 anos, melhorada há sete anos e com queima bienal há mais de 100 anos. O delineamento experimental foi completamente casualizado com três repetições. Os teores de Ca e Mg no mantilho mais material senescente foram inferiores no tratamento queimado em relação às áreas sem queima. O melhoramento da pastagem aumentou os teores de nutrientes nos tecidos. A quantidade acumulada de nutrientes, reflexo da produção de mantilho e material senescente, foi maior nos sistemas sem queima.Universidade Federal de Santa Maria2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782002000500016Ciência Rural v.32 n.5 2002reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782002000500016info:eu-repo/semantics/openAccessHeringer,IngridJacques,Aino Victor Ávilapor2003-11-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos
title Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos
spellingShingle Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos
Heringer,Ingrid
pastagem natural
material senescente
macronutrientes
melhoramento
title_short Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos
title_full Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos
title_fullStr Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos
title_full_unstemmed Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos
title_sort Nutrientes no mantilho em pastagem nativa sob distintos manejos
author Heringer,Ingrid
author_facet Heringer,Ingrid
Jacques,Aino Victor Ávila
author_role author
author2 Jacques,Aino Victor Ávila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heringer,Ingrid
Jacques,Aino Victor Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv pastagem natural
material senescente
macronutrientes
melhoramento
topic pastagem natural
material senescente
macronutrientes
melhoramento
description A avaliação da quantidade de nutrientes no mantilho é importante para verificar a ciclagem de nutrientes e a preservação da fertilidade do solo. O teor e a quantidade de nutrientes no mantilho e material senescente foram estudados em pastagem nativa sob pastejo, sujeita à queima e manejos alternativos, durante um ano, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O acúmulo de mantilho foi coletado em gaiolas de exclusão ao pastejo, a cada 90 dias. O mantilho representou o material morto desprendido da planta existente junto à superfície do solo. A esta fração foi adicionado o material senescente ligado à planta. Os tratamentos foram pastagem nativa sob pastejo sem queima e sem roçada há 32 anos, melhorada há sete anos e com queima bienal há mais de 100 anos. O delineamento experimental foi completamente casualizado com três repetições. Os teores de Ca e Mg no mantilho mais material senescente foram inferiores no tratamento queimado em relação às áreas sem queima. O melhoramento da pastagem aumentou os teores de nutrientes nos tecidos. A quantidade acumulada de nutrientes, reflexo da produção de mantilho e material senescente, foi maior nos sistemas sem queima.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782002000500016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782002000500016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782002000500016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.32 n.5 2002
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140523497553920