Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira,João Almir, Rosa,Michele Cristina Marques, Kikuti,Ana Lúcia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200004
Resumo: A qualidade de sementes é fundamental para o sucesso da formação de pastagem, de forma que é importante viabilizar tecnologias para elas. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de sementes de Brachiaria decumbens peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida, durante o armazenamento. As sementes foram tratadas com thiabendazol na dosagem de 200mL 100kg-1 de sementes, com fipronil na dosagem de 500mL 100kg-1 de sementes e com a mistura de ambos (nas mesmas dosagens) e parte não foi submetida a esses tratamentos (testemunha). Posteriormente, as sementes foram peletizadas utilizando-se uma mistura de areia + microcelulose e cola Cascorex - PVA (20%), as quais em seguida foram armazenadas em condições ambientais em armazém convencional (temperatura e umidade relativa do ar média de 21,9°C e 68%, respectivamente), durante 12 meses. As sementes foram avaliadas inicialmente e a cada quatro meses com as seguintes avaliações: teor de água, teste de germinação, índice de velocidade de germinação, teste de emergência e índice de velocidade de emergência. A peletização das sementes de Brachiaria decumbens com areia e microcelulose prejudica a porcentagem e velocidade de germinação, bem como a emergência de plântulas durante o armazenamento. Sementes de Brachiaria decumbens cv. 'Basilisk' tratadas com fipronil, thiabendazol, ou com ambos, não devem ser armazenadas por mais de oito meses.
id UFSM-2_0ef16980e0d2d6b43a16d1ab7c0f7526
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782011001200004
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticidaBrachiaria decumbensgerminaçãovigorrevestimentoA qualidade de sementes é fundamental para o sucesso da formação de pastagem, de forma que é importante viabilizar tecnologias para elas. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de sementes de Brachiaria decumbens peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida, durante o armazenamento. As sementes foram tratadas com thiabendazol na dosagem de 200mL 100kg-1 de sementes, com fipronil na dosagem de 500mL 100kg-1 de sementes e com a mistura de ambos (nas mesmas dosagens) e parte não foi submetida a esses tratamentos (testemunha). Posteriormente, as sementes foram peletizadas utilizando-se uma mistura de areia + microcelulose e cola Cascorex - PVA (20%), as quais em seguida foram armazenadas em condições ambientais em armazém convencional (temperatura e umidade relativa do ar média de 21,9°C e 68%, respectivamente), durante 12 meses. As sementes foram avaliadas inicialmente e a cada quatro meses com as seguintes avaliações: teor de água, teste de germinação, índice de velocidade de germinação, teste de emergência e índice de velocidade de emergência. A peletização das sementes de Brachiaria decumbens com areia e microcelulose prejudica a porcentagem e velocidade de germinação, bem como a emergência de plântulas durante o armazenamento. Sementes de Brachiaria decumbens cv. 'Basilisk' tratadas com fipronil, thiabendazol, ou com ambos, não devem ser armazenadas por mais de oito meses.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200004Ciência Rural v.41 n.12 2011reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782011001200004info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Carlos EduardoOliveira,João AlmirRosa,Michele Cristina MarquesKikuti,Ana Lúcia Pereirapor2012-01-09T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida
title Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida
spellingShingle Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida
Pereira,Carlos Eduardo
Brachiaria decumbens
germinação
vigor
revestimento
title_short Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida
title_full Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida
title_fullStr Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida
title_full_unstemmed Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida
title_sort Armazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida
author Pereira,Carlos Eduardo
author_facet Pereira,Carlos Eduardo
Oliveira,João Almir
Rosa,Michele Cristina Marques
Kikuti,Ana Lúcia Pereira
author_role author
author2 Oliveira,João Almir
Rosa,Michele Cristina Marques
Kikuti,Ana Lúcia Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Carlos Eduardo
Oliveira,João Almir
Rosa,Michele Cristina Marques
Kikuti,Ana Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Brachiaria decumbens
germinação
vigor
revestimento
topic Brachiaria decumbens
germinação
vigor
revestimento
description A qualidade de sementes é fundamental para o sucesso da formação de pastagem, de forma que é importante viabilizar tecnologias para elas. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de sementes de Brachiaria decumbens peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida, durante o armazenamento. As sementes foram tratadas com thiabendazol na dosagem de 200mL 100kg-1 de sementes, com fipronil na dosagem de 500mL 100kg-1 de sementes e com a mistura de ambos (nas mesmas dosagens) e parte não foi submetida a esses tratamentos (testemunha). Posteriormente, as sementes foram peletizadas utilizando-se uma mistura de areia + microcelulose e cola Cascorex - PVA (20%), as quais em seguida foram armazenadas em condições ambientais em armazém convencional (temperatura e umidade relativa do ar média de 21,9°C e 68%, respectivamente), durante 12 meses. As sementes foram avaliadas inicialmente e a cada quatro meses com as seguintes avaliações: teor de água, teste de germinação, índice de velocidade de germinação, teste de emergência e índice de velocidade de emergência. A peletização das sementes de Brachiaria decumbens com areia e microcelulose prejudica a porcentagem e velocidade de germinação, bem como a emergência de plântulas durante o armazenamento. Sementes de Brachiaria decumbens cv. 'Basilisk' tratadas com fipronil, thiabendazol, ou com ambos, não devem ser armazenadas por mais de oito meses.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782011001200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.41 n.12 2011
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140539348877312