Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corseuil,Cláudia Weber
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Madruga,Pedro Roberto de Azambuja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000400025
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a utilização de programas de geoprocessamento e de tratamento de imagens, considerados de domínio público e de fácil operacionalidade, para modelagem numérica de um mapa temático. Esta modelagem é feita a partir da alimentação de um banco de dados digitais, para fins de planejamento e cadastro florestal. Mais especificamente, criou-se uma metodologia que utiliza a modelagem numérica para a visualização tridimensional de um plano de informação de sítios florestais georeferenciados, que permite o cruzamento (sobreposição) com outros planos de informações, também georeferenciados, de interesse na área florestal. Foram utilizados os seguintes materiais: mapa de sítios naturais da Floresta Nacional de Passo Fundo, microcomputador, impressora, scanner de mesa, os softwares Idrisi 4.1 e Aldus PhotoStyler 2.0. A metodologia empregada baseou-se na digitalização, por varredura ótica, do mapa de sítios naturais existentes, sua edição de cores e georeferenciamento, para posterior modelagem numérica e visualização tridimensional dos diferentes sítios representados no mapa planimétrico da Floresta Nacional de Passo Fundo. Como resultado, obteve-se arquivos, que possibilitaram a identificação, através das diferentes alturas, dos sítios onde podem ser implantadas espécies mais adequadas às suas características naturais, demonstrando a viabilidade da aplicação da presente metodologia no planejamento florestal.
id UFSM-2_0f4a3ac337e41fe3990ec4ac315e4d29
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781998000400025
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestaisgeoprocessamentovisualização tridimensionalsítios florestais e cruzamento de planos de informaçõesO presente trabalho tem por objetivo a utilização de programas de geoprocessamento e de tratamento de imagens, considerados de domínio público e de fácil operacionalidade, para modelagem numérica de um mapa temático. Esta modelagem é feita a partir da alimentação de um banco de dados digitais, para fins de planejamento e cadastro florestal. Mais especificamente, criou-se uma metodologia que utiliza a modelagem numérica para a visualização tridimensional de um plano de informação de sítios florestais georeferenciados, que permite o cruzamento (sobreposição) com outros planos de informações, também georeferenciados, de interesse na área florestal. Foram utilizados os seguintes materiais: mapa de sítios naturais da Floresta Nacional de Passo Fundo, microcomputador, impressora, scanner de mesa, os softwares Idrisi 4.1 e Aldus PhotoStyler 2.0. A metodologia empregada baseou-se na digitalização, por varredura ótica, do mapa de sítios naturais existentes, sua edição de cores e georeferenciamento, para posterior modelagem numérica e visualização tridimensional dos diferentes sítios representados no mapa planimétrico da Floresta Nacional de Passo Fundo. Como resultado, obteve-se arquivos, que possibilitaram a identificação, através das diferentes alturas, dos sítios onde podem ser implantadas espécies mais adequadas às suas características naturais, demonstrando a viabilidade da aplicação da presente metodologia no planejamento florestal.Universidade Federal de Santa Maria1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000400025Ciência Rural v.28 n.4 1998reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781998000400025info:eu-repo/semantics/openAccessCorseuil,Cláudia WeberMadruga,Pedro Roberto de Azambujapor2007-10-10T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais
title Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais
spellingShingle Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais
Corseuil,Cláudia Weber
geoprocessamento
visualização tridimensional
sítios florestais e cruzamento de planos de informações
title_short Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais
title_full Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais
title_fullStr Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais
title_full_unstemmed Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais
title_sort Modelagem numérica em mapa temático: sítios florestais
author Corseuil,Cláudia Weber
author_facet Corseuil,Cláudia Weber
Madruga,Pedro Roberto de Azambuja
author_role author
author2 Madruga,Pedro Roberto de Azambuja
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corseuil,Cláudia Weber
Madruga,Pedro Roberto de Azambuja
dc.subject.por.fl_str_mv geoprocessamento
visualização tridimensional
sítios florestais e cruzamento de planos de informações
topic geoprocessamento
visualização tridimensional
sítios florestais e cruzamento de planos de informações
description O presente trabalho tem por objetivo a utilização de programas de geoprocessamento e de tratamento de imagens, considerados de domínio público e de fácil operacionalidade, para modelagem numérica de um mapa temático. Esta modelagem é feita a partir da alimentação de um banco de dados digitais, para fins de planejamento e cadastro florestal. Mais especificamente, criou-se uma metodologia que utiliza a modelagem numérica para a visualização tridimensional de um plano de informação de sítios florestais georeferenciados, que permite o cruzamento (sobreposição) com outros planos de informações, também georeferenciados, de interesse na área florestal. Foram utilizados os seguintes materiais: mapa de sítios naturais da Floresta Nacional de Passo Fundo, microcomputador, impressora, scanner de mesa, os softwares Idrisi 4.1 e Aldus PhotoStyler 2.0. A metodologia empregada baseou-se na digitalização, por varredura ótica, do mapa de sítios naturais existentes, sua edição de cores e georeferenciamento, para posterior modelagem numérica e visualização tridimensional dos diferentes sítios representados no mapa planimétrico da Floresta Nacional de Passo Fundo. Como resultado, obteve-se arquivos, que possibilitaram a identificação, através das diferentes alturas, dos sítios onde podem ser implantadas espécies mais adequadas às suas características naturais, demonstrando a viabilidade da aplicação da presente metodologia no planejamento florestal.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000400025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000400025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781998000400025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.28 n.4 1998
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140520642281472