Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Charline Zaratin
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Candido,Ana Carina da Silva, Oliveira,Naiane Cristina de, Lourenço,Flávia Mendes dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000200006
Resumo: O kino (Cucumis metuliferus E. Mey) é uma olerícola de ampla distribuição geográfica, com aumento significativo em relação à comercialização no mundo inteiro, devido não só à sua vida útil ser muito longa em temperatura ambiente, como também pela constante busca do mercado consumidor por produtos exóticos. Assim, a demanda e a comercialização de suas sementes estão aumentando, gerando a necessidade do estabelecimento de padrões estaduais e federais e do desenvolvimento de metodologias adequadas para a avaliação da qualidade delas. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi determinar a metodologia quanto ao substrato, temperatura e tempo de contagem para o teste de germinação em sementes de kino. As avaliações constaram de quatro substratos: rolo de papel, sobre papel, entre areia e sobre areia e quatro temperaturas: 20, 25 e 30°C constantes e 20-30°C alternada. O efeito dos substratos e temperaturas sobre o desempenho das sementes foi avaliado pelo teste de germinação, índice de velocidade e tempo médio de germinação. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 4 x 4 (substratos x temperaturas), com quatro repetições. O teste de germinação em sementes de kino deve ser realizado no rolo de papel, à temperatura constante de 25°C ou alternada de 20-30°C, com a contagem inicial e final, no quinto e décimo dia, respectivamente.
id UFSM-2_12f7699ec5b24adc15c4843b8c312bf9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782014000200006
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. MeykinosubstratotemperaturaO kino (Cucumis metuliferus E. Mey) é uma olerícola de ampla distribuição geográfica, com aumento significativo em relação à comercialização no mundo inteiro, devido não só à sua vida útil ser muito longa em temperatura ambiente, como também pela constante busca do mercado consumidor por produtos exóticos. Assim, a demanda e a comercialização de suas sementes estão aumentando, gerando a necessidade do estabelecimento de padrões estaduais e federais e do desenvolvimento de metodologias adequadas para a avaliação da qualidade delas. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi determinar a metodologia quanto ao substrato, temperatura e tempo de contagem para o teste de germinação em sementes de kino. As avaliações constaram de quatro substratos: rolo de papel, sobre papel, entre areia e sobre areia e quatro temperaturas: 20, 25 e 30°C constantes e 20-30°C alternada. O efeito dos substratos e temperaturas sobre o desempenho das sementes foi avaliado pelo teste de germinação, índice de velocidade e tempo médio de germinação. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 4 x 4 (substratos x temperaturas), com quatro repetições. O teste de germinação em sementes de kino deve ser realizado no rolo de papel, à temperatura constante de 25°C ou alternada de 20-30°C, com a contagem inicial e final, no quinto e décimo dia, respectivamente.Universidade Federal de Santa Maria2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000200006Ciência Rural v.44 n.2 2014reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782014000200006info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Charline ZaratinCandido,Ana Carina da SilvaOliveira,Naiane Cristina deLourenço,Flávia Mendes dos Santospor2014-02-11T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey
title Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey
spellingShingle Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey
Alves,Charline Zaratin
kino
substrato
temperatura
title_short Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey
title_full Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey
title_fullStr Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey
title_full_unstemmed Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey
title_sort Teste de germinação em sementes de Cucumis metuliferus E. Mey
author Alves,Charline Zaratin
author_facet Alves,Charline Zaratin
Candido,Ana Carina da Silva
Oliveira,Naiane Cristina de
Lourenço,Flávia Mendes dos Santos
author_role author
author2 Candido,Ana Carina da Silva
Oliveira,Naiane Cristina de
Lourenço,Flávia Mendes dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Charline Zaratin
Candido,Ana Carina da Silva
Oliveira,Naiane Cristina de
Lourenço,Flávia Mendes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv kino
substrato
temperatura
topic kino
substrato
temperatura
description O kino (Cucumis metuliferus E. Mey) é uma olerícola de ampla distribuição geográfica, com aumento significativo em relação à comercialização no mundo inteiro, devido não só à sua vida útil ser muito longa em temperatura ambiente, como também pela constante busca do mercado consumidor por produtos exóticos. Assim, a demanda e a comercialização de suas sementes estão aumentando, gerando a necessidade do estabelecimento de padrões estaduais e federais e do desenvolvimento de metodologias adequadas para a avaliação da qualidade delas. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi determinar a metodologia quanto ao substrato, temperatura e tempo de contagem para o teste de germinação em sementes de kino. As avaliações constaram de quatro substratos: rolo de papel, sobre papel, entre areia e sobre areia e quatro temperaturas: 20, 25 e 30°C constantes e 20-30°C alternada. O efeito dos substratos e temperaturas sobre o desempenho das sementes foi avaliado pelo teste de germinação, índice de velocidade e tempo médio de germinação. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 4 x 4 (substratos x temperaturas), com quatro repetições. O teste de germinação em sementes de kino deve ser realizado no rolo de papel, à temperatura constante de 25°C ou alternada de 20-30°C, com a contagem inicial e final, no quinto e décimo dia, respectivamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782014000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.44 n.2 2014
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140545027964928