Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Sarah Ola
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rodrigues,Rosana, Araújo,Maria Luíza de, Sudré,Cláudia Pombo, Riva-Souza,Elaine Manelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000500013
Resumo: As diversidades de clima e de manejo interferem no desenvolvimento e na produtividade vegetal, uma vez que essas características estão diretamente correlacionadas ao genótipo e ao ambiente de cultivo. Neste estudo, o objetivo foi estimar os efeitos do tipo de manejo sob o desempenho agronômico de 12 linhas endogâmicas recombinadas (F7) de pimenta (Capsicum annuum L.), originadas do cruzamento entre um acesso de pimentão suscetível à mancha-bacteriana (UENF 1421) e um acesso de pimenta resistente (UENF 1381). Dois experimentos foram conduzidos, sendo um deles em condições de campo, em Campos dos Goytacazes, RJ e o outro em sistema orgânico e cultivo protegido, em Seropédica, RJ. Foram avaliados o número total de frutos (NTF), peso total de frutos (PTF), peso médio dos frutos (PMF), comprimento dos frutos (CF), diâmetro dos frutos (DF), relação comprimento/diâmetro do fruto (CF/DF) e a presença de capsaicina (CAPS). Foram realizadas a análise conjunta e o estudo da decomposição da interação genótipo x ambiente (G x A). Estimaram-se os componentes quadráticos genotípico e da interação G x A, o coeficiente de determinação genotípico e de variação genético e do índice de variação. A interação G x A foi significativa para o número, o peso total e médio de frutos, além do diâmetro do fruto e da relação comprimento/diâmetro. Com exceção do comprimento do fruto, o cultivo protegido e orgânico propiciou melhores médias para todas as características estudadas. Os parâmetros estudados mostraram que as causas de variação foram devidas às diferenças genéticas existentes entre as linhas e que o peso total de frutos foi a característica mais influenciada pelo manejo empregado. Entre as linhas pungentes, no cultivo em campo, a linha 2 mostrou alta capacidade produtiva e, para o cultivo protegido, a linha 8 obteve o maior número de frutos. Entre as não-pungentes, a linha 1 foi superior em ambos os ambientes.
id UFSM-2_16ddf9b5f443acc3213f570013e9d589
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782009000500013
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivoCapsicum annuum L.cultivo convencionalmanejo orgânico e protegidointeração genótipo por ambienteparâmetros genéticosAs diversidades de clima e de manejo interferem no desenvolvimento e na produtividade vegetal, uma vez que essas características estão diretamente correlacionadas ao genótipo e ao ambiente de cultivo. Neste estudo, o objetivo foi estimar os efeitos do tipo de manejo sob o desempenho agronômico de 12 linhas endogâmicas recombinadas (F7) de pimenta (Capsicum annuum L.), originadas do cruzamento entre um acesso de pimentão suscetível à mancha-bacteriana (UENF 1421) e um acesso de pimenta resistente (UENF 1381). Dois experimentos foram conduzidos, sendo um deles em condições de campo, em Campos dos Goytacazes, RJ e o outro em sistema orgânico e cultivo protegido, em Seropédica, RJ. Foram avaliados o número total de frutos (NTF), peso total de frutos (PTF), peso médio dos frutos (PMF), comprimento dos frutos (CF), diâmetro dos frutos (DF), relação comprimento/diâmetro do fruto (CF/DF) e a presença de capsaicina (CAPS). Foram realizadas a análise conjunta e o estudo da decomposição da interação genótipo x ambiente (G x A). Estimaram-se os componentes quadráticos genotípico e da interação G x A, o coeficiente de determinação genotípico e de variação genético e do índice de variação. A interação G x A foi significativa para o número, o peso total e médio de frutos, além do diâmetro do fruto e da relação comprimento/diâmetro. Com exceção do comprimento do fruto, o cultivo protegido e orgânico propiciou melhores médias para todas as características estudadas. Os parâmetros estudados mostraram que as causas de variação foram devidas às diferenças genéticas existentes entre as linhas e que o peso total de frutos foi a característica mais influenciada pelo manejo empregado. Entre as linhas pungentes, no cultivo em campo, a linha 2 mostrou alta capacidade produtiva e, para o cultivo protegido, a linha 8 obteve o maior número de frutos. Entre as não-pungentes, a linha 1 foi superior em ambos os ambientes.Universidade Federal de Santa Maria2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000500013Ciência Rural v.39 n.5 2009reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782009005000080info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Sarah OlaRodrigues,RosanaAraújo,Maria Luíza deSudré,Cláudia PomboRiva-Souza,Elaine Manellipor2009-07-28T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo
title Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo
spellingShingle Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo
Moreira,Sarah Ola
Capsicum annuum L.
cultivo convencional
manejo orgânico e protegido
interação genótipo por ambiente
parâmetros genéticos
title_short Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo
title_full Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo
title_fullStr Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo
title_full_unstemmed Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo
title_sort Desempenho agronômico de linhas endogâmicas recombinadas de pimenta em dois sistemas de cultivo
author Moreira,Sarah Ola
author_facet Moreira,Sarah Ola
Rodrigues,Rosana
Araújo,Maria Luíza de
Sudré,Cláudia Pombo
Riva-Souza,Elaine Manelli
author_role author
author2 Rodrigues,Rosana
Araújo,Maria Luíza de
Sudré,Cláudia Pombo
Riva-Souza,Elaine Manelli
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Sarah Ola
Rodrigues,Rosana
Araújo,Maria Luíza de
Sudré,Cláudia Pombo
Riva-Souza,Elaine Manelli
dc.subject.por.fl_str_mv Capsicum annuum L.
cultivo convencional
manejo orgânico e protegido
interação genótipo por ambiente
parâmetros genéticos
topic Capsicum annuum L.
cultivo convencional
manejo orgânico e protegido
interação genótipo por ambiente
parâmetros genéticos
description As diversidades de clima e de manejo interferem no desenvolvimento e na produtividade vegetal, uma vez que essas características estão diretamente correlacionadas ao genótipo e ao ambiente de cultivo. Neste estudo, o objetivo foi estimar os efeitos do tipo de manejo sob o desempenho agronômico de 12 linhas endogâmicas recombinadas (F7) de pimenta (Capsicum annuum L.), originadas do cruzamento entre um acesso de pimentão suscetível à mancha-bacteriana (UENF 1421) e um acesso de pimenta resistente (UENF 1381). Dois experimentos foram conduzidos, sendo um deles em condições de campo, em Campos dos Goytacazes, RJ e o outro em sistema orgânico e cultivo protegido, em Seropédica, RJ. Foram avaliados o número total de frutos (NTF), peso total de frutos (PTF), peso médio dos frutos (PMF), comprimento dos frutos (CF), diâmetro dos frutos (DF), relação comprimento/diâmetro do fruto (CF/DF) e a presença de capsaicina (CAPS). Foram realizadas a análise conjunta e o estudo da decomposição da interação genótipo x ambiente (G x A). Estimaram-se os componentes quadráticos genotípico e da interação G x A, o coeficiente de determinação genotípico e de variação genético e do índice de variação. A interação G x A foi significativa para o número, o peso total e médio de frutos, além do diâmetro do fruto e da relação comprimento/diâmetro. Com exceção do comprimento do fruto, o cultivo protegido e orgânico propiciou melhores médias para todas as características estudadas. Os parâmetros estudados mostraram que as causas de variação foram devidas às diferenças genéticas existentes entre as linhas e que o peso total de frutos foi a característica mais influenciada pelo manejo empregado. Entre as linhas pungentes, no cultivo em campo, a linha 2 mostrou alta capacidade produtiva e, para o cultivo protegido, a linha 8 obteve o maior número de frutos. Entre as não-pungentes, a linha 1 foi superior em ambos os ambientes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000500013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000500013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782009005000080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.39 n.5 2009
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140534285303808