Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Milton Luiz de
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Mundstock,Claudio Mario, Sangoi,Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000200026
Resumo: A presente revisão tem por objetivo apresentar algumas características consideradas interessantes de serem incorporadas em plantas de cereais quando cultivadas em comunidade, através da integração de conhecimentos de fisiologia, bioquímica e melhoramento. No melhoramento de diferentes espécies verifica-se que várias características de planta foram modificadas no processo de seleção para rendimento de grãos. Neste enfoque, propõe-se discutir a validade de incorporar estas características em cultivares e perguntar se as cultivares antigas tivessem sido melhoradas através destas características qual resultado teria sido alcançado. A discussão de ideotipo aumenta de importância com a rápida evolução das técnicas de avaliação da variabilidade genética, pois caso não seja definido um modelo de planta para aumentar o rendimento potencial estas técnicas podem ter uma utilização restrita. Na discussão de ideotipo para aumentar o rendimento potencial, é necessário formular um novo modelo baseado em algumas características já amplamente analisadas deforma isolada. As principais, são o maior crescimento inicial e maior fitomassa da comunidade, o que lhe permite aumentar a capacidade de aproveitamento da radiação, principalmente no início do ciclo da cultura. Somado a isto, o aumento da capacidade fotossintética através do aumento da força de demanda, com provável efeito sobre o índice de colheita. A ação conjunta das características individuais necessita ser testada quando incorporadas sobre um mesmo genótipo, para analisar o seu grau de resposta.
id UFSM-2_19255ea404ab3ff44eb13794791bf447
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781998000200026
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereaismodelo de plantacrescimento inicialfitomassatamanho de folhatamanho e número de grãosA presente revisão tem por objetivo apresentar algumas características consideradas interessantes de serem incorporadas em plantas de cereais quando cultivadas em comunidade, através da integração de conhecimentos de fisiologia, bioquímica e melhoramento. No melhoramento de diferentes espécies verifica-se que várias características de planta foram modificadas no processo de seleção para rendimento de grãos. Neste enfoque, propõe-se discutir a validade de incorporar estas características em cultivares e perguntar se as cultivares antigas tivessem sido melhoradas através destas características qual resultado teria sido alcançado. A discussão de ideotipo aumenta de importância com a rápida evolução das técnicas de avaliação da variabilidade genética, pois caso não seja definido um modelo de planta para aumentar o rendimento potencial estas técnicas podem ter uma utilização restrita. Na discussão de ideotipo para aumentar o rendimento potencial, é necessário formular um novo modelo baseado em algumas características já amplamente analisadas deforma isolada. As principais, são o maior crescimento inicial e maior fitomassa da comunidade, o que lhe permite aumentar a capacidade de aproveitamento da radiação, principalmente no início do ciclo da cultura. Somado a isto, o aumento da capacidade fotossintética através do aumento da força de demanda, com provável efeito sobre o índice de colheita. A ação conjunta das características individuais necessita ser testada quando incorporadas sobre um mesmo genótipo, para analisar o seu grau de resposta.Universidade Federal de Santa Maria1998-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000200026Ciência Rural v.28 n.2 1998reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781998000200026info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Milton Luiz deMundstock,Claudio MarioSangoi,Luispor2007-10-19T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais
title Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais
spellingShingle Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais
Almeida,Milton Luiz de
modelo de planta
crescimento inicial
fitomassa
tamanho de folha
tamanho e número de grãos
title_short Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais
title_full Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais
title_fullStr Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais
title_full_unstemmed Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais
title_sort Conceito de ideotipo e seu uso no aumento do rendimento potencial de cereais
author Almeida,Milton Luiz de
author_facet Almeida,Milton Luiz de
Mundstock,Claudio Mario
Sangoi,Luis
author_role author
author2 Mundstock,Claudio Mario
Sangoi,Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Milton Luiz de
Mundstock,Claudio Mario
Sangoi,Luis
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de planta
crescimento inicial
fitomassa
tamanho de folha
tamanho e número de grãos
topic modelo de planta
crescimento inicial
fitomassa
tamanho de folha
tamanho e número de grãos
description A presente revisão tem por objetivo apresentar algumas características consideradas interessantes de serem incorporadas em plantas de cereais quando cultivadas em comunidade, através da integração de conhecimentos de fisiologia, bioquímica e melhoramento. No melhoramento de diferentes espécies verifica-se que várias características de planta foram modificadas no processo de seleção para rendimento de grãos. Neste enfoque, propõe-se discutir a validade de incorporar estas características em cultivares e perguntar se as cultivares antigas tivessem sido melhoradas através destas características qual resultado teria sido alcançado. A discussão de ideotipo aumenta de importância com a rápida evolução das técnicas de avaliação da variabilidade genética, pois caso não seja definido um modelo de planta para aumentar o rendimento potencial estas técnicas podem ter uma utilização restrita. Na discussão de ideotipo para aumentar o rendimento potencial, é necessário formular um novo modelo baseado em algumas características já amplamente analisadas deforma isolada. As principais, são o maior crescimento inicial e maior fitomassa da comunidade, o que lhe permite aumentar a capacidade de aproveitamento da radiação, principalmente no início do ciclo da cultura. Somado a isto, o aumento da capacidade fotossintética através do aumento da força de demanda, com provável efeito sobre o índice de colheita. A ação conjunta das características individuais necessita ser testada quando incorporadas sobre um mesmo genótipo, para analisar o seu grau de resposta.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000200026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000200026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781998000200026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.28 n.2 1998
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140520256405504