Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Karina Koerich de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Klein,Catia Silene, Kich,Jalusa Deon, Coldebella,Arlei, Alberton,Geraldo Camilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800023
Resumo: A utilização de métodos moleculares baseados em PCR é fundamental na detecção do Actinobacillus pleuropneumoniae, sendo capaz de identificar a infecção antes do estabelecimento da doença no rebanho. Estes métodos apresentam maior sensibilidade quando comparados com métodos tradicionais de isolamento bacteriano, mas podem sofrer influência de substâncias que reduzem a especificidade do teste e proporcionam o aparecimento de amplificações inespecíficas. No intuito de reduzir as amplificações inespecíficas, observadas quando aplicada a PCR para o gene cpx em amostras de tecido tonsilar, procedeu-se a otimização da técnica, na qual foram analisados o efeito do pré-cultivo bacteriano e as diferentes temperaturas de anelamento dos iniciadores e foi introduzido, no protocolo, um anticorpo que se liga na enzima Taq DNA Polimerase, aumentando a especificidade do teste. Paralelamente, foi realizado um experimento para verificar o efeito inibidor do tecido tonsilar sobre os resultados da PCR. Para isso, porções de tonsila de animais negativos para A. pleuropneumoniae foram contaminadas artificialmente com a amostra referência do sorotipo 5B. A adição do anticorpo para a enzima Taq DNA Polimerase e o aumento da temperatura de anelamento dos iniciadores para 57°C diminuiu o aparecimento de amplificações inespecíficas. Os resultados obtidos no experimento demonstraram que o tecido tonsilar possui efeito inibidor nas amplificações da PCR. Além disso, a amplificação depende de, no mínimo, 675 UFC presentes na alíquota da amostra usada na PCR (equivalente a 1,35 x 10(5) UFC mL-1), assim, amostras de fragmentos de tecido de infecções iniciais e/ou com poucas células podem apresentar resultados falsos negativos.
id UFSM-2_1c62e604d3b2b9124d88c749ad865079
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782008000800023
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniaePCRgene cpxtonsilaActinobacillus pleuropneumoniaepleuropneumonia suínaA utilização de métodos moleculares baseados em PCR é fundamental na detecção do Actinobacillus pleuropneumoniae, sendo capaz de identificar a infecção antes do estabelecimento da doença no rebanho. Estes métodos apresentam maior sensibilidade quando comparados com métodos tradicionais de isolamento bacteriano, mas podem sofrer influência de substâncias que reduzem a especificidade do teste e proporcionam o aparecimento de amplificações inespecíficas. No intuito de reduzir as amplificações inespecíficas, observadas quando aplicada a PCR para o gene cpx em amostras de tecido tonsilar, procedeu-se a otimização da técnica, na qual foram analisados o efeito do pré-cultivo bacteriano e as diferentes temperaturas de anelamento dos iniciadores e foi introduzido, no protocolo, um anticorpo que se liga na enzima Taq DNA Polimerase, aumentando a especificidade do teste. Paralelamente, foi realizado um experimento para verificar o efeito inibidor do tecido tonsilar sobre os resultados da PCR. Para isso, porções de tonsila de animais negativos para A. pleuropneumoniae foram contaminadas artificialmente com a amostra referência do sorotipo 5B. A adição do anticorpo para a enzima Taq DNA Polimerase e o aumento da temperatura de anelamento dos iniciadores para 57°C diminuiu o aparecimento de amplificações inespecíficas. Os resultados obtidos no experimento demonstraram que o tecido tonsilar possui efeito inibidor nas amplificações da PCR. Além disso, a amplificação depende de, no mínimo, 675 UFC presentes na alíquota da amostra usada na PCR (equivalente a 1,35 x 10(5) UFC mL-1), assim, amostras de fragmentos de tecido de infecções iniciais e/ou com poucas células podem apresentar resultados falsos negativos.Universidade Federal de Santa Maria2008-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800023Ciência Rural v.38 n.8 2008reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782008000800023info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Karina Koerich deKlein,Catia SileneKich,Jalusa DeonColdebella,ArleiAlberton,Geraldo Camilopor2008-11-11T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae
title Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae
spellingShingle Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae
Souza,Karina Koerich de
PCR
gene cpx
tonsila
Actinobacillus pleuropneumoniae
pleuropneumonia suína
title_short Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae
title_full Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae
title_fullStr Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae
title_full_unstemmed Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae
title_sort Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae
author Souza,Karina Koerich de
author_facet Souza,Karina Koerich de
Klein,Catia Silene
Kich,Jalusa Deon
Coldebella,Arlei
Alberton,Geraldo Camilo
author_role author
author2 Klein,Catia Silene
Kich,Jalusa Deon
Coldebella,Arlei
Alberton,Geraldo Camilo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Karina Koerich de
Klein,Catia Silene
Kich,Jalusa Deon
Coldebella,Arlei
Alberton,Geraldo Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv PCR
gene cpx
tonsila
Actinobacillus pleuropneumoniae
pleuropneumonia suína
topic PCR
gene cpx
tonsila
Actinobacillus pleuropneumoniae
pleuropneumonia suína
description A utilização de métodos moleculares baseados em PCR é fundamental na detecção do Actinobacillus pleuropneumoniae, sendo capaz de identificar a infecção antes do estabelecimento da doença no rebanho. Estes métodos apresentam maior sensibilidade quando comparados com métodos tradicionais de isolamento bacteriano, mas podem sofrer influência de substâncias que reduzem a especificidade do teste e proporcionam o aparecimento de amplificações inespecíficas. No intuito de reduzir as amplificações inespecíficas, observadas quando aplicada a PCR para o gene cpx em amostras de tecido tonsilar, procedeu-se a otimização da técnica, na qual foram analisados o efeito do pré-cultivo bacteriano e as diferentes temperaturas de anelamento dos iniciadores e foi introduzido, no protocolo, um anticorpo que se liga na enzima Taq DNA Polimerase, aumentando a especificidade do teste. Paralelamente, foi realizado um experimento para verificar o efeito inibidor do tecido tonsilar sobre os resultados da PCR. Para isso, porções de tonsila de animais negativos para A. pleuropneumoniae foram contaminadas artificialmente com a amostra referência do sorotipo 5B. A adição do anticorpo para a enzima Taq DNA Polimerase e o aumento da temperatura de anelamento dos iniciadores para 57°C diminuiu o aparecimento de amplificações inespecíficas. Os resultados obtidos no experimento demonstraram que o tecido tonsilar possui efeito inibidor nas amplificações da PCR. Além disso, a amplificação depende de, no mínimo, 675 UFC presentes na alíquota da amostra usada na PCR (equivalente a 1,35 x 10(5) UFC mL-1), assim, amostras de fragmentos de tecido de infecções iniciais e/ou com poucas células podem apresentar resultados falsos negativos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782008000800023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.38 n.8 2008
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140531366068224