Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lovatto,Patrícia Braga
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Goetze,Márcia, Thomé,Gladis Cleci Hermes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400001
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi testar o efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae disponíveis na região do Vale do Rio Pardo, RS, sobre o pulgão-da-couve (Brevicoryne brassicae), praga agrícola de significativa importância. Nove espécies tóxicas de Solanaceae estão disponíveis na região de estudo: seis pertencem ao gênero Solanum, uma ao gênero Brugmansia e duas são cultivadas e pertencem ao gênero Nicotiana e Capsicum. A fim de determinar a capacidade de repelência e o efeito inseticida, foram testadas as seguintes espécies: B. suaveolens (trombeteira), C. annuum var. variegated (pimenta-de-jardim), N. tabacum var. virginia (fumo), S. aculeatissimum (joá-bravo), S. americanum (erva-moura), S. diflorum (tomatinho), S. fastigiatum var. acicularium (jurubeba), S. fastigiatum var. fastigiatum (jurubeba) e S. sisymbriifolium (arrebenta-cavalo). Para obtenção dos extratos foram utilizadas folhas, flores e frutos aplicando-se duas técnicas distintas de elaboração: decocção do material fresco e extração a frio do material seco. Quanto à capacidade de repelência dos extratos, os tratamentos utilizando material fresco de S. fastigiatum var. acicularium (frutos verdes e maduros, 2,5% e 5% de concentração) e S. diflorum (frutos verdes e maduros, 2,5% e 5% de concentração) demonstraram maior eficácia. Nos testes sobre a biologia do inseto os tratamentos mais eficazes como inseticida foram S. fastigiatum var. fastigiatum e var. acicularium (folhas a 10% de concentração).
id UFSM-2_22e68a6a0065424e64735a985f96c2f6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782004000400001
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)Solanumpulgão-da-couverepelênciabioinseticidaO objetivo principal deste trabalho foi testar o efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae disponíveis na região do Vale do Rio Pardo, RS, sobre o pulgão-da-couve (Brevicoryne brassicae), praga agrícola de significativa importância. Nove espécies tóxicas de Solanaceae estão disponíveis na região de estudo: seis pertencem ao gênero Solanum, uma ao gênero Brugmansia e duas são cultivadas e pertencem ao gênero Nicotiana e Capsicum. A fim de determinar a capacidade de repelência e o efeito inseticida, foram testadas as seguintes espécies: B. suaveolens (trombeteira), C. annuum var. variegated (pimenta-de-jardim), N. tabacum var. virginia (fumo), S. aculeatissimum (joá-bravo), S. americanum (erva-moura), S. diflorum (tomatinho), S. fastigiatum var. acicularium (jurubeba), S. fastigiatum var. fastigiatum (jurubeba) e S. sisymbriifolium (arrebenta-cavalo). Para obtenção dos extratos foram utilizadas folhas, flores e frutos aplicando-se duas técnicas distintas de elaboração: decocção do material fresco e extração a frio do material seco. Quanto à capacidade de repelência dos extratos, os tratamentos utilizando material fresco de S. fastigiatum var. acicularium (frutos verdes e maduros, 2,5% e 5% de concentração) e S. diflorum (frutos verdes e maduros, 2,5% e 5% de concentração) demonstraram maior eficácia. Nos testes sobre a biologia do inseto os tratamentos mais eficazes como inseticida foram S. fastigiatum var. fastigiatum e var. acicularium (folhas a 10% de concentração).Universidade Federal de Santa Maria2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400001Ciência Rural v.34 n.4 2004reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782004000400001info:eu-repo/semantics/openAccessLovatto,Patrícia BragaGoetze,MárciaThomé,Gladis Cleci Hermespor2004-08-30T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)
title Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)
spellingShingle Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)
Lovatto,Patrícia Braga
Solanum
pulgão-da-couve
repelência
bioinseticida
title_short Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)
title_full Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)
title_fullStr Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)
title_full_unstemmed Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)
title_sort Efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae sobre o controle de Brevicoryne brassicae em couve (Brassica oleracea var. acephala)
author Lovatto,Patrícia Braga
author_facet Lovatto,Patrícia Braga
Goetze,Márcia
Thomé,Gladis Cleci Hermes
author_role author
author2 Goetze,Márcia
Thomé,Gladis Cleci Hermes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lovatto,Patrícia Braga
Goetze,Márcia
Thomé,Gladis Cleci Hermes
dc.subject.por.fl_str_mv Solanum
pulgão-da-couve
repelência
bioinseticida
topic Solanum
pulgão-da-couve
repelência
bioinseticida
description O objetivo principal deste trabalho foi testar o efeito de extratos de plantas silvestres da família Solanaceae disponíveis na região do Vale do Rio Pardo, RS, sobre o pulgão-da-couve (Brevicoryne brassicae), praga agrícola de significativa importância. Nove espécies tóxicas de Solanaceae estão disponíveis na região de estudo: seis pertencem ao gênero Solanum, uma ao gênero Brugmansia e duas são cultivadas e pertencem ao gênero Nicotiana e Capsicum. A fim de determinar a capacidade de repelência e o efeito inseticida, foram testadas as seguintes espécies: B. suaveolens (trombeteira), C. annuum var. variegated (pimenta-de-jardim), N. tabacum var. virginia (fumo), S. aculeatissimum (joá-bravo), S. americanum (erva-moura), S. diflorum (tomatinho), S. fastigiatum var. acicularium (jurubeba), S. fastigiatum var. fastigiatum (jurubeba) e S. sisymbriifolium (arrebenta-cavalo). Para obtenção dos extratos foram utilizadas folhas, flores e frutos aplicando-se duas técnicas distintas de elaboração: decocção do material fresco e extração a frio do material seco. Quanto à capacidade de repelência dos extratos, os tratamentos utilizando material fresco de S. fastigiatum var. acicularium (frutos verdes e maduros, 2,5% e 5% de concentração) e S. diflorum (frutos verdes e maduros, 2,5% e 5% de concentração) demonstraram maior eficácia. Nos testes sobre a biologia do inseto os tratamentos mais eficazes como inseticida foram S. fastigiatum var. fastigiatum e var. acicularium (folhas a 10% de concentração).
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782004000400001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.34 n.4 2004
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140525240287232