Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grützmacher,Anderson Dionei
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Martins,José Francisco da Silva, Cunha,Uemerson Silva da, Giolo,Fabrizio Pinheiro, Neves,Márcio Bartz das, Härter,Wagner da Roza, Franco,Daniel Fernandez, Mattos,Maria Laura Turino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000700005
Resumo: Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) é uma das pragas mais prejudiciais da cultura do arroz irrigado, sendo seu controle efetuado tradicionalmente com inseticidas granulados aplicados na água de irrigação. No entanto, o uso de inseticidas aplicados às sementes tem sido considerado promissor. Embora existam máquinas adequadas para aplicação de inseticidas às sementes, há dificuldade de assegurar a qualidade das sementes tratadas, em poucos dias ou mesmo horas antes da semeadura. Assim, objetivou-se avaliar a viabilidade do tratamento de sementes de arroz com inseticidas aplicados com antecedência à data de semeadura para o controle de O. oryzae. Dois experimentos foram instalados na Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, localizada no município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul (RS), em duas épocas (1997/1998 e 2004/2005). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliados os inseticidas carbosulfano e fipronil aplicados manualmente às sementes de arroz em diferentes épocas que antecederam a semeadura e foram avaliadas as variáveis poder germinativo e vigor das sementes, plantas emergidas, população larval e produtividade de grãos. O tratamento das sementes de arroz com inseticidas, antecipadamente à data de semeadura, visando ao controle de O. oryzae, demonstrou ser viável. Os inseticidas carbosulfano e fipronil são adequados ao tratamento antecipado das sementes, se aplicados até 75 dias antes da semeadura.
id UFSM-2_258a8012b656f1a9d74b58d2e1a1f1d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782008000700005
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)Oryza sativagorgulho-aquáticobicheira-da-raizcontrole químicoOryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) é uma das pragas mais prejudiciais da cultura do arroz irrigado, sendo seu controle efetuado tradicionalmente com inseticidas granulados aplicados na água de irrigação. No entanto, o uso de inseticidas aplicados às sementes tem sido considerado promissor. Embora existam máquinas adequadas para aplicação de inseticidas às sementes, há dificuldade de assegurar a qualidade das sementes tratadas, em poucos dias ou mesmo horas antes da semeadura. Assim, objetivou-se avaliar a viabilidade do tratamento de sementes de arroz com inseticidas aplicados com antecedência à data de semeadura para o controle de O. oryzae. Dois experimentos foram instalados na Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, localizada no município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul (RS), em duas épocas (1997/1998 e 2004/2005). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliados os inseticidas carbosulfano e fipronil aplicados manualmente às sementes de arroz em diferentes épocas que antecederam a semeadura e foram avaliadas as variáveis poder germinativo e vigor das sementes, plantas emergidas, população larval e produtividade de grãos. O tratamento das sementes de arroz com inseticidas, antecipadamente à data de semeadura, visando ao controle de O. oryzae, demonstrou ser viável. Os inseticidas carbosulfano e fipronil são adequados ao tratamento antecipado das sementes, se aplicados até 75 dias antes da semeadura.Universidade Federal de Santa Maria2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000700005Ciência Rural v.38 n.7 2008reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782008000700005info:eu-repo/semantics/openAccessGrützmacher,Anderson DioneiMartins,José Francisco da SilvaCunha,Uemerson Silva daGiolo,Fabrizio PinheiroNeves,Márcio Bartz dasHärter,Wagner da RozaFranco,Daniel FernandezMattos,Maria Laura Turinopor2008-10-07T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)
title Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)
spellingShingle Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)
Grützmacher,Anderson Dionei
Oryza sativa
gorgulho-aquático
bicheira-da-raiz
controle químico
title_short Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)
title_full Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)
title_fullStr Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)
title_full_unstemmed Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)
title_sort Viabilidade da antecipação do tratamento de sementes de arroz com inseticidas em relação à data de semeadura no controle de Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae)
author Grützmacher,Anderson Dionei
author_facet Grützmacher,Anderson Dionei
Martins,José Francisco da Silva
Cunha,Uemerson Silva da
Giolo,Fabrizio Pinheiro
Neves,Márcio Bartz das
Härter,Wagner da Roza
Franco,Daniel Fernandez
Mattos,Maria Laura Turino
author_role author
author2 Martins,José Francisco da Silva
Cunha,Uemerson Silva da
Giolo,Fabrizio Pinheiro
Neves,Márcio Bartz das
Härter,Wagner da Roza
Franco,Daniel Fernandez
Mattos,Maria Laura Turino
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grützmacher,Anderson Dionei
Martins,José Francisco da Silva
Cunha,Uemerson Silva da
Giolo,Fabrizio Pinheiro
Neves,Márcio Bartz das
Härter,Wagner da Roza
Franco,Daniel Fernandez
Mattos,Maria Laura Turino
dc.subject.por.fl_str_mv Oryza sativa
gorgulho-aquático
bicheira-da-raiz
controle químico
topic Oryza sativa
gorgulho-aquático
bicheira-da-raiz
controle químico
description Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) é uma das pragas mais prejudiciais da cultura do arroz irrigado, sendo seu controle efetuado tradicionalmente com inseticidas granulados aplicados na água de irrigação. No entanto, o uso de inseticidas aplicados às sementes tem sido considerado promissor. Embora existam máquinas adequadas para aplicação de inseticidas às sementes, há dificuldade de assegurar a qualidade das sementes tratadas, em poucos dias ou mesmo horas antes da semeadura. Assim, objetivou-se avaliar a viabilidade do tratamento de sementes de arroz com inseticidas aplicados com antecedência à data de semeadura para o controle de O. oryzae. Dois experimentos foram instalados na Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, localizada no município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul (RS), em duas épocas (1997/1998 e 2004/2005). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliados os inseticidas carbosulfano e fipronil aplicados manualmente às sementes de arroz em diferentes épocas que antecederam a semeadura e foram avaliadas as variáveis poder germinativo e vigor das sementes, plantas emergidas, população larval e produtividade de grãos. O tratamento das sementes de arroz com inseticidas, antecipadamente à data de semeadura, visando ao controle de O. oryzae, demonstrou ser viável. Os inseticidas carbosulfano e fipronil são adequados ao tratamento antecipado das sementes, se aplicados até 75 dias antes da semeadura.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000700005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000700005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782008000700005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.38 n.7 2008
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140531012698112