Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Geraldo José Nascimento de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gondim Júnior,Manoel Guedes Corrêa, Barros,Reginaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000500002
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida na Cidade de Recife-PE, com o objetivo de avaliar a ação inseticida, insetistática e repelente de extratos aquosos de duas essências florestais sobre ovos, ninfas e adultos de Bemisia tabaci biótipo B (Genn., 1889) criados em Brassica oleracea var. acephala L. Os extratos utilizados foram de Leucaena leucocephala (Lam.) De Wit. e Sterculia foetida L. Sementes e folhas das duas espécies foram coletadas, secadas e trituradas. Em seguida, os extratos foram preparados na proporção de 5g de cada parte vegetal/50mL de água. Folhas de B. oleracea var. acephala foram imersas durante 30seg nos extratos e, em seguida, os insetos foram confinados na folha tratada. Os extratos de sementes de L. leucocephala e de folhas de S. foetida provocaram mortalidade de 60 e 41% sobre ovos de B. tabaci, respectivamente. Na fase ninfal, o tratamento com folhas de S. foetida apresentou o melhor resultado, com 74,6% de mortalidade. Nenhum dos extratos testados apresentou supressão para oviposição na espécie estudada. Os indivíduos tratados com os extratos de L. leucocephala tiveram menor longevidade e maior oviposição com relação aos tratamentos com S. foetida e com a testemunha. O uso de extratos aquosos de sementes de L. leucocephala e de folhas de S. foetida mostra-se promissor para o controle alternativo de B. tabaci.
id UFSM-2_25fc4b02e5ebb38549cd628e9acaed8f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782006000500002
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)horticulturamosca-brancaplanta inseticidaMimosidaeSterculiaceaeA presente pesquisa foi desenvolvida na Cidade de Recife-PE, com o objetivo de avaliar a ação inseticida, insetistática e repelente de extratos aquosos de duas essências florestais sobre ovos, ninfas e adultos de Bemisia tabaci biótipo B (Genn., 1889) criados em Brassica oleracea var. acephala L. Os extratos utilizados foram de Leucaena leucocephala (Lam.) De Wit. e Sterculia foetida L. Sementes e folhas das duas espécies foram coletadas, secadas e trituradas. Em seguida, os extratos foram preparados na proporção de 5g de cada parte vegetal/50mL de água. Folhas de B. oleracea var. acephala foram imersas durante 30seg nos extratos e, em seguida, os insetos foram confinados na folha tratada. Os extratos de sementes de L. leucocephala e de folhas de S. foetida provocaram mortalidade de 60 e 41% sobre ovos de B. tabaci, respectivamente. Na fase ninfal, o tratamento com folhas de S. foetida apresentou o melhor resultado, com 74,6% de mortalidade. Nenhum dos extratos testados apresentou supressão para oviposição na espécie estudada. Os indivíduos tratados com os extratos de L. leucocephala tiveram menor longevidade e maior oviposição com relação aos tratamentos com S. foetida e com a testemunha. O uso de extratos aquosos de sementes de L. leucocephala e de folhas de S. foetida mostra-se promissor para o controle alternativo de B. tabaci.Universidade Federal de Santa Maria2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000500002Ciência Rural v.36 n.5 2006reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782006000500002info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos,Geraldo José Nascimento deGondim Júnior,Manoel Guedes CorrêaBarros,Reginaldopor2006-09-04T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)
title Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)
spellingShingle Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)
Vasconcelos,Geraldo José Nascimento de
horticultura
mosca-branca
planta inseticida
Mimosidae
Sterculiaceae
title_short Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)
title_full Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)
title_fullStr Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)
title_full_unstemmed Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)
title_sort Extratos aquosos de Leucaena leucocephala e Sterculia foetida no controle de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)
author Vasconcelos,Geraldo José Nascimento de
author_facet Vasconcelos,Geraldo José Nascimento de
Gondim Júnior,Manoel Guedes Corrêa
Barros,Reginaldo
author_role author
author2 Gondim Júnior,Manoel Guedes Corrêa
Barros,Reginaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos,Geraldo José Nascimento de
Gondim Júnior,Manoel Guedes Corrêa
Barros,Reginaldo
dc.subject.por.fl_str_mv horticultura
mosca-branca
planta inseticida
Mimosidae
Sterculiaceae
topic horticultura
mosca-branca
planta inseticida
Mimosidae
Sterculiaceae
description A presente pesquisa foi desenvolvida na Cidade de Recife-PE, com o objetivo de avaliar a ação inseticida, insetistática e repelente de extratos aquosos de duas essências florestais sobre ovos, ninfas e adultos de Bemisia tabaci biótipo B (Genn., 1889) criados em Brassica oleracea var. acephala L. Os extratos utilizados foram de Leucaena leucocephala (Lam.) De Wit. e Sterculia foetida L. Sementes e folhas das duas espécies foram coletadas, secadas e trituradas. Em seguida, os extratos foram preparados na proporção de 5g de cada parte vegetal/50mL de água. Folhas de B. oleracea var. acephala foram imersas durante 30seg nos extratos e, em seguida, os insetos foram confinados na folha tratada. Os extratos de sementes de L. leucocephala e de folhas de S. foetida provocaram mortalidade de 60 e 41% sobre ovos de B. tabaci, respectivamente. Na fase ninfal, o tratamento com folhas de S. foetida apresentou o melhor resultado, com 74,6% de mortalidade. Nenhum dos extratos testados apresentou supressão para oviposição na espécie estudada. Os indivíduos tratados com os extratos de L. leucocephala tiveram menor longevidade e maior oviposição com relação aos tratamentos com S. foetida e com a testemunha. O uso de extratos aquosos de sementes de L. leucocephala e de folhas de S. foetida mostra-se promissor para o controle alternativo de B. tabaci.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000500002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000500002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782006000500002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.36 n.5 2006
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140527955050496