O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selmi,André Luis
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Barbudo-Selmi,Glenda Ramalho, Mendes,Guilherme Maia, McManus,Concepta, Martins,Christine Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000600011
Resumo: Visando observar os efeitos do butorfanol (B) na anestesia produzida pela associação de romifidina (R) e tiletamina-zolazepam (TZ), foram utilizados seis gatos adultos, de forma que todos animais receberam a associação de romifidina-tiletamina-zolazepam (grupo RTZ) ou a associação de romifidina-tiletamina-zolazepam-butorfanol (grupo RTZB). Os animais receberam em aplicação única, por via intramuscular, 7mg.kg-1 de tiletamina e 7mg.kg-1 de zolazepam e 40µg.kg-1 de romifidina (grupo RTZ) ou a mesma associação acrescida de 0,2mg.kg-1 de B (grupo RTZB). A freqüência cardíaca, freqüência respiratória, pressão arterial sistólica, diastólica e média por método não-invasivo oscilométrico, saturação de oxihemoglobina e temperatura retal foram avaliadas durante 120 minutos e comparadas aos valores basais. Os efeitos anestésicos foram caracterizados por meio de um sistema de escores. Outros dados como período de latência, período anestésico hábil e período de recuperação foram mensurados para efeito comparativo. Os períodos de latência e anestésico hábil foram significativamente mais prolongados no grupo RTZB. Ocorreu diminuição da freqüência respiratória no grupo RTZB, havendo decréscimo transitório no grupo RTZ. A freqüência cardíaca não variou no grupo RTZ até os 60 minutos e decresceu significativamente no grupo RTZB. Conclui-se que a associação RTZ produz anestesia com mínimos efeitos cardiovasculares e que a adição do butorfanol à associação prolonga o tempo anestésico hábil, além de proporcionar analgesia mais duradoura, mas provoca efeitos colaterais como decréscimo da freqüência cardíaca e da freqüência respiratória em gatos.
id UFSM-2_26726b28b9a1132a7bf3e980c72ab2e9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782003000600011
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatosromifidinatiletamina-zolazepambutorfanolgatosanestesiaVisando observar os efeitos do butorfanol (B) na anestesia produzida pela associação de romifidina (R) e tiletamina-zolazepam (TZ), foram utilizados seis gatos adultos, de forma que todos animais receberam a associação de romifidina-tiletamina-zolazepam (grupo RTZ) ou a associação de romifidina-tiletamina-zolazepam-butorfanol (grupo RTZB). Os animais receberam em aplicação única, por via intramuscular, 7mg.kg-1 de tiletamina e 7mg.kg-1 de zolazepam e 40µg.kg-1 de romifidina (grupo RTZ) ou a mesma associação acrescida de 0,2mg.kg-1 de B (grupo RTZB). A freqüência cardíaca, freqüência respiratória, pressão arterial sistólica, diastólica e média por método não-invasivo oscilométrico, saturação de oxihemoglobina e temperatura retal foram avaliadas durante 120 minutos e comparadas aos valores basais. Os efeitos anestésicos foram caracterizados por meio de um sistema de escores. Outros dados como período de latência, período anestésico hábil e período de recuperação foram mensurados para efeito comparativo. Os períodos de latência e anestésico hábil foram significativamente mais prolongados no grupo RTZB. Ocorreu diminuição da freqüência respiratória no grupo RTZB, havendo decréscimo transitório no grupo RTZ. A freqüência cardíaca não variou no grupo RTZ até os 60 minutos e decresceu significativamente no grupo RTZB. Conclui-se que a associação RTZ produz anestesia com mínimos efeitos cardiovasculares e que a adição do butorfanol à associação prolonga o tempo anestésico hábil, além de proporcionar analgesia mais duradoura, mas provoca efeitos colaterais como decréscimo da freqüência cardíaca e da freqüência respiratória em gatos.Universidade Federal de Santa Maria2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000600011Ciência Rural v.33 n.6 2003reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782003000600011info:eu-repo/semantics/openAccessSelmi,André LuisBarbudo-Selmi,Glenda RamalhoMendes,Guilherme MaiaMcManus,ConceptaMartins,Christine Souzapor2003-11-24T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos
title O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos
spellingShingle O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos
Selmi,André Luis
romifidina
tiletamina-zolazepam
butorfanol
gatos
anestesia
title_short O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos
title_full O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos
title_fullStr O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos
title_full_unstemmed O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos
title_sort O butorfanol na anestesia pela romifidina-tiletamina-zolazepam em gatos
author Selmi,André Luis
author_facet Selmi,André Luis
Barbudo-Selmi,Glenda Ramalho
Mendes,Guilherme Maia
McManus,Concepta
Martins,Christine Souza
author_role author
author2 Barbudo-Selmi,Glenda Ramalho
Mendes,Guilherme Maia
McManus,Concepta
Martins,Christine Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Selmi,André Luis
Barbudo-Selmi,Glenda Ramalho
Mendes,Guilherme Maia
McManus,Concepta
Martins,Christine Souza
dc.subject.por.fl_str_mv romifidina
tiletamina-zolazepam
butorfanol
gatos
anestesia
topic romifidina
tiletamina-zolazepam
butorfanol
gatos
anestesia
description Visando observar os efeitos do butorfanol (B) na anestesia produzida pela associação de romifidina (R) e tiletamina-zolazepam (TZ), foram utilizados seis gatos adultos, de forma que todos animais receberam a associação de romifidina-tiletamina-zolazepam (grupo RTZ) ou a associação de romifidina-tiletamina-zolazepam-butorfanol (grupo RTZB). Os animais receberam em aplicação única, por via intramuscular, 7mg.kg-1 de tiletamina e 7mg.kg-1 de zolazepam e 40µg.kg-1 de romifidina (grupo RTZ) ou a mesma associação acrescida de 0,2mg.kg-1 de B (grupo RTZB). A freqüência cardíaca, freqüência respiratória, pressão arterial sistólica, diastólica e média por método não-invasivo oscilométrico, saturação de oxihemoglobina e temperatura retal foram avaliadas durante 120 minutos e comparadas aos valores basais. Os efeitos anestésicos foram caracterizados por meio de um sistema de escores. Outros dados como período de latência, período anestésico hábil e período de recuperação foram mensurados para efeito comparativo. Os períodos de latência e anestésico hábil foram significativamente mais prolongados no grupo RTZB. Ocorreu diminuição da freqüência respiratória no grupo RTZB, havendo decréscimo transitório no grupo RTZ. A freqüência cardíaca não variou no grupo RTZ até os 60 minutos e decresceu significativamente no grupo RTZB. Conclui-se que a associação RTZ produz anestesia com mínimos efeitos cardiovasculares e que a adição do butorfanol à associação prolonga o tempo anestésico hábil, além de proporcionar analgesia mais duradoura, mas provoca efeitos colaterais como decréscimo da freqüência cardíaca e da freqüência respiratória em gatos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000600011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000600011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782003000600011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.33 n.6 2003
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140524333268992